Receita de escaldado de farinha de mandioca

Publicado por Dani OliveiraTuesday, 03 May 2011

Eu já mostrei essa receita aqui, uma vez e como o friozionho tá chegando sorrateiro aqui na cidade, está aberta a temporada de caldos, sopas, cremes e afins. Aliás, são pratos que me agradam e muito. Eu aprendi a fazer este escaldado com a minha mãe. Tem gente que faz com fubá, mas eu não gosto, prefiro com farinha de mandioca. Ontem, Alceu me pediu pra fazer o escaldado e aproveitei pra servir com o crocantíssimo da Pullman, que sempre tenho em casa e com pimenta dedo-de-moça em conserva.

Ingredientes para receita de escaldado de farinha de mandioca

  • 1 cebola média
  • 1 colher de chá de alho
  • 1 caldo de carne
  • óleo de canola
  • 1 chumaço de salsinha e cebolinha
  • 2 ovos
  • farinha de rosca de mandioca ou com pouco biju
  • água filtrada

Preparo

Ferva água. Numa panela coloque o óleo, a cebola e o alho e deixe refogar. Jogue a água fervendo e misture. Não sei exatamente a quantidade, porque faço no olho, mas acho que 1 litro da pra 2 pessoas. Acrescente o caldo e deixe derreter. Se não quiser usar o caldo, não precisa. Depois, vá acrescentando a farinha aos poucos e NÃO PARE DE MEXER porque senão empelota. Se der algumas pelotinhas, desmanche com a colher. Você vai sentir a hora que tem que parar de colocar a farinha, porque ele vai engrossando. Quanto mais farinha, mais grosso. Se passar do ponto e ficar muito grosso, acrescente um pouco de água. Depois você quebra os ovos dentro da panela e mistura, pra ele desmanchar e cozinhar. Acerte o sal se necessário e acrescente a salsinha bem picadinha.

Receitas e artigos relacionados:

8 pessoas comentaram

  1. Alaide Tuesday 03 May 2011 às 11:13

    Adorei Dani!! Vou fazer hoje!! Meu pequenino Nicolas vai adorar!

    Beijo

  2. Maria Tereza Maranh& #1° Tuesday 03 May 2011 às 11:38

    Dani !! Está com uma cara linda esse escaldado !!Hummm com o friozinho combina mesmo! Por aqui não faz frio mas tem chovido muito então me empolga a fazer sua receitinha ! Como sempre muito práticas ! Adorooo!

    Tou passando também para avisar do sorteio do dia das mães lá no blog! Depois passa lá que tou te esperando !!

    Beijos!

    Tereza
    http://cozinhaperfumada.blogspot.com/search/label

  3. Juliana Carvalho #2° Wednesday 04 May 2011 às 05:41

    Ai Dani, vc me fez lembrar da minha infância agora! Minha mãe sempre fez esse escaldado pra nós, as vezes fazia com fubá, as vezes com farinha de mandioca, com ovos e até um carninha moida de vez em quando! Essas receitinhas de mãe são mesmo muito preciosas. A saudade foi tanta que vou ver se faço hj pro jantar! Bjs

  4. eliana scaramal #3° Wednesday 04 May 2011 às 06:09

    A muito tempo não como escaldado nunca fiz com fubá só com farinha de mandioca mesmo e é realmente muito saboroso me deu saudades agora. :)

    http://www.saboresdalica.blogspot.com

  5. Juliana #4° Wednesday 04 May 2011 às 09:00

    Dani…adoooro seu blog!!!

    Agora pra essa receita, um bacon talvez?

    Ou linguiça, peito de frango defumado….

    Bjoooos

  6. Micheli #5° Wednesday 04 May 2011 às 16:48

    Adorei seu blog

  7. Melissa #6° Thursday 05 May 2011 às 11:14

    Hum, que delícia!!!

  8. Gisele #7° Saturday 07 May 2011 às 15:42

    Dani, adoooooorei a dica !! Podia ensinar a fazer sopa de cebola ? Eu tenho o maçarico e nunca usei, queria usar para deixar o queijo torradinho em cima da sopa.. bju =)

E você, o que achou? Comente!

  • * Você pode inserir estas tags no comentário: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>