Risotos sempre me fascinam, eu adoro fazer (e comer). Final de semana passado tinha um filé mingon suíno congelado e o servi em tiras e como base, fiz um risoto de limão. O prato ficou tão saboroso que tirei foto pra postar aqui pra vocês. Eu acho o risoto um prato tão versátil, porque você pode fazer com o que tiver e se não tiver nada, um risoto clássico também tá de bom tamanho. Comeria tranquila o risoto só de limão, porque eu gosto muito, mas as tiras de filé deram um charme no prato, além de sabor e aroma por causa do alecrim fresco.
Rendimento
para 2 pessoas
Ingredientes para receita de risoto de limão com tiras de filé mignon suíno ao shoyu e alecrim
- 3 xícaras de café cheias de arroz arbóreo
- 1 cebola média
- 1 taça de vinho branco seco
- 1 colher bem cheia de manteiga sem sal + 1 para finalizar
- 2 litros de caldo de carne
- 50 gramas de queijo parmesão ralado
- caldo de 3 limões (usei o limão galego)
- sal e pimenta do reino moída à gosto
- 6 postas de filé mignon suíno
- shoyu
- 1 ramo de alecrim fresco
Preparo
Etapa 1
O primeiro passo é ficar com o caldo pronto. Numa panela maior coloque a manteiga e a cebola picadinha e deixe cozinhar um pouquinho. Adicione agora o arroz arbóreo e misture bem. Adicione a taça de vinho e deixe o álcool evaporar. Assim que o álcool for absorvido pelo arroz começar a secar, comece a acrescentar as primeiras conchas do caldo.
Etapa 2
Adicione aos poucos colheradas do caldo e vá mexendo. Adicione, mexa sem parar, deixe o caldo secar e adicione mais, este processo é constante até o grão do arroz começar a ficar cozido e ao dente. Você agora não deve parar de mexer, não se esqueça de esfregar o fundo da panela com a colher deixando o fundo bem limpo para que o arroz não grude. Adicione o caldo do limão coado e deixe o risoto secar um pouco mais e continue mexendo e experimentando, observando sempre a textura do arroz e continue acrescentando mais caldo.
Etapa 3
Depois de várias conchas de caldo, o arroz já deve estar quase no ponto, então prepare os filés. Tempere com sal e pimenta a gosto e grelhe numa frigideira com um fio de azeite até ficarem bem cozidos. Retire da frigideira e pique em fatias mas grossas. Volte para frigideira e adicione um gole de shoyu, para dar essa cor bonita na carne, mas cuidado para não ficar salgado. Adicione também alguns raminhos de alecrim e reserve. Agora finalize o risoto que deve estar quase pronto, acrescente o queijo ralado e acerte o sal se for necessário. Desligue o fogo e pronto coloque a última colher de manteiga, que deve estar gelada, no centro da panela e mexa pelas laterais até a manteiga derreter, isso servirá para dar brilho no seu risoto. Para servir, coloque as tiras de carne por cima e salpicando mais pimenta moída na hora se você gostar. Bom apetite!
Receita de risoto de filé mignon com arroz selvagem
Redes Sociais
Acompanhe o Cozinha Travessa nas redes sociais e fique por dentro das novidades:
Facebook
Twitter
Pinterest
Instragram
LinkedIn
Leave a Comment