Receita de risoto de filé mignon com arroz selvagem

Publicado por Dani Oliveiraquinta-feira, 15 maio 2014

Risoto de filé mignon com arroz selvagem

Hoje me deu uma saudade da praia. Então lembrei de um prato que fiz por lá.
No último feriado passei alguns dias na praia com a família, irmãos e primos.
Foi muito divertido, mesmo e em um dos dias, me lembro que fiz para o jantar um risoto delicioso, que foi sugestão do marido – risoto de filé mignon com arroz selvagem. Juro juradinho que foi muito risoto gente, mas que não sobrou nada, nem pro Santo. Pra quem me acompanhou no Instagram e Facebook nestes dias pode conferir algumas fotos lindas que tiramos do Edu. Pra quem não tem perfis nestas redes, mostro aqui algumas das melhores fotos que tiramos. P.S.: Primos, o ano que vem tem mais!

Viagem primos - Edu

Rendimento

Para 9 pessoas

Ingredientes para receita de risoto de filé mignon com arroz selvagem

  • 8 xícaras de café cheias de arroz arbóreo
  • 1 kg de filé mignon em cubos pequenos
  • 250 gramas de arroz selvagem (1 caixinha)
  • 1 cebola grande picadinha
  • 2 a 3 litros de caldo de carne
  • 3 colheres de sopa bem cheias de manteiga sem sal + 1 colher de manteiga gelada
  • 1 taça de vinho branco seco
  • 100 gramas de queijo parmesão ralado
  • sal a gosto

Preparo

Etapa 1
É preciso cozinhar o arroz selvagem separadamente, porque ele é mais duro e demora mais, então coloque o arroz numa panela, cubra com água filtrada e deixe cozinhar. Se a água secar e você notar que o arroz ainda precisa de cozimento, coloque mais água e tampe, até ele ficar levemente macio. Enquanto isso em uma panela grande aqueça a manteiga e a cebola picadinha e deixe refogar. Acrescente as tirinhas de filé e deixe cozinhar até dourarem. Acrescente o arroz arbóreo (sem lavar), mexa bem e deixe refogar mais um pouco. Mexa constantemente de forma a não queimar o arroz, que não deve ficar dourado, apenas incorporado aos ingredientes. Depois de 1 a 2 minutos diminua o fogo para médio e adicione o vinho branco e continue mexendo. Nesta etapa todo o álcool da bebida vai evaporar.

Etapa 2

Assim que o álcool  for absorvido pelo arroz começar a secar, comece a acrescentar as primeiras conchas do caldo quente, que deve ficar pronto antes de você começar o risoto. Você pode utilizar os caldos industrializados, mas se tiver tempo faça o seu próprio caldo. Acrescente sempre, duas conchas por vez. Você agora não deve parar de mexer, não se esqueça de esfregar o fundo da panela com a colher deixando o fundo bem limpo para que o arroz não grude. Vá acrescentando mais conchas de caldo, a medida que a água for secando. Deixe o risoto secar um pouco mais e continue mexendo e experimentando, observando sempre a textura do arroz e continue acrescentando mais caldo.

Etapa 3

O ponto do arroz deve ser al dente e a esta altura o arroz já triplicou de tamanho e rendeu, enchendo a sua panela. Eu fui bem generosa porque era um prato único e tinha muita gente. O risoto não pode secar, ele tem o aspecto babento mesmo, não é soltinho como o arroz comum, ele é papado, aliás, muito papado. Tem gente que gosta dele igual uma sopa e com os grãos bem al dente e na verdade esse é o jeito correto, mas tem gente que gosta com um pouco menos de caldo. Adicione agora o arroz selvagem que já deve estar cozido e sem água, misture bem e adicione o parmesão ralado. Experimente para ver se haverá necessidade de colocar sal, se houver coloque um pouco, mas lembre-se que o caldo já tem sal e a carne também já é salgada naturalmente. Desligue o fogo e adicione a colher de manteiga, que deverá deve estar bem gelada, no centro da panela. Misture delicadamente sem encostar a colher na manteiga, ou seja, misture pelas bordas da panela, de forma que manteiga fique no meio e vá se desfazendo aos poucos. Isso ajudará o seu risoto a ficar com brilho e dar um gostinho especial. Sirva imediatamente porque risoto é assim, acabou de fazer tem que comer.

Risoto de filé mignon com arroz selvagem

Viagem primos - Edu

Viagem primos - Edu

Redes Sociais

Acompanhe o Cozinha Travessa nas redes sociais e fique por dentro das novidades:

Facebook
Twitter
Pinterest
Instragram

Outros artigos e receitas como esta em:

Receitas e artigos relacionados:

5 pessoas comentaram

  1. João Paulo quinta-feira 15 maio 2014 às 16:47

    Boa tarde, prima
    Como eu estava na viagem eu posso deixar aqui, que ficou uma delicia gente.

    • danitravessa #1° sexta-feira 16 maio 2014 às 09:52

      Não sobrou nem pra rapar o prato né primo =)

  2. Dete pirolli #2° quinta-feira 22 maio 2014 às 11:00

    Dani, adorei a receita!!!!
    Bj dete

    • danitravessa #3° sexta-feira 23 maio 2014 às 10:00

      Dete Querida, que bom sempre te ver por aqui. Vejo que tá sempre de olho lá no meu IG.
      Faz mesmo, ficou ótimo! Beijos =)

  3. Dete #4° quinta-feira 22 maio 2014 às 11:18

    Aqui em casa, toda sexta-feira a noite tem risoto! Farei esse com certeza!!!!
    Bj dete

E você, o que achou? Comente!

  • * Você pode inserir estas tags no comentário: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>