Receita de tortilhas rústicas

Publicado por Dani Oliveirasegunda-feira, 21 dezembro 2015

Receita de tortilhas rústicas

Se você precisar de um pão rápido para um petisco, uma entrada, comer apenas com azeite, para um sanduíche saudável, seus problemas estão resolvidos. Olha que legal essa receita de tortilha. Lindas, rústicas e saborosas. Fiz essas tortilhas semana passada para uma entrada mais saudável, para servir com creme de iogurte e cottage e geleia de cebola roxa. Ficaram muito gostosas.

Rendimento

8 a 12 tortilhas

Ingredientes para receita de tortilhas rústicas

  • 2 xícaras de chá de farinha de trigo branca ou integral + para polvilhar na bancada
  • 1 1/2 colher de chá de fermento químico em pó
  • 1 colher de chá de sal
  • 2 colheres de chá de azeite
  • 3/4 de xícara de água

Receita de polenta cremosa com mini almôndegas servidas com tortilhas

Preparo

Misture a farinha, o sal e o fermento. Agora junte o azeite esfregando com os dedos até parecer uma farofa fina, com pequenos gruminhos, bem sutil. Junte a água e misture bem com um garfo até formar uma massa e então sove um pouco dentro da tigela mesmo e depois transfira para uma bancada enfarinhada. Sove vigorosamente até a massa parecer uniforme e macia. Não coloque mais farinha do necessário. Depois de sovar por 1 ou 2 minutos, a massa ganhará liga e grudará menos e é essa umidade que vai permitir que você abra a sua tortilha. ela pode continuar grudando um pouco, mas você precisa ser capaz de formar uma bola uniforme. Só acrescente mais farinha se o dia estiver muito úmido e se você não conseguir manipular a massa de jeito nehum. Forme uma bola grande, coloque num tigela e cubra com um pano e deixe a massa descansar por 30 minutos. Depois, divida a massa em bolinha, a minha rendeu 12 bolinhas iguais. Agora enfarinhe uma bancada e abra cada bolinha com um rolo, o mais fino que conseguir de forma irregular mesmo. Aqueça uma frigideira antiaderente sem óleo e quando esquentar coloque um disco por vez e quando começar a soltar bolhas e dourar, vire. Coloque as tortilhas prontas embrulhadas num pano limpo até servir.

Receita de salada de mini folhas servida na tortilha com mini milhos grelhados

Receita de tortilhas rústicas
Receita de tortilhas rústicas
Receita de tortilhas rústicas
Receita de tortilhas rústicas

Redes Sociais

Acompanhe o Cozinha Travessa nas redes sociais e fique por dentro das novidades:
Facebook
Twitter
Pinterest
Instragram

Receitas e artigos relacionados:

3 pessoas comentaram

  1. Liliana segunda-feira 01 fevereiro 2016 às 15:31

    Quero agradecer pelas receitas :) são muito práticas, perfeitas para variar minha alimentação de uma forma prática e saudável :)

    • danitravessa #1° quinta-feira 11 fevereiro 2016 às 08:49

      Que bom que está curtindo Liliana =)

  2. Nadir #2° sexta-feira 18 março 2016 às 18:14

    Parece muito com o chapati ( pão indiano), a diferença é que o chapati não leva fermento.

    • danitravessa #3° terça-feira 22 março 2016 às 10:41

      Uma vez eu fiz chapati, mas acho que eu nem tinha o blog ainda. Ficou bem legal e ele é bem mais rústico de fazer. Beijos Nadir =)

E você, o que achou? Comente!

  • * Você pode inserir estas tags no comentário: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>