Receita de sopa de tomates assados

Publicado por Dani Oliveiraquinta-feira, 07 agosto 2014

Sopa de tomates assados

Semana passada estava pesquisando uma sopa de tomates para fazer e me deparei com uma receita deliciosa e linda que no blog da Chata de Galocha. Achei diferente, porque os tomates eram assados, o que daria um sabor todo especial na sopa e um aroma divinamente natural. E foi verdade, a casa ficou perfumada com o cheiro dos tomates assados. As torradinhas fiz de pão integral, mas ao invés de colocar queijo por cima, como indicado na receita, usei só manteiga e orégano. Já o creme de leite para servir, substitui por iogurte natural, para ficar ainda mais leve. Ah, usei o meu caldo caseiro de legumes, que ensinei no post anterior. Eu me apaixonei por essa sopa, tanto que no dia seguinte, o que sobrou eu almocei. Opa, ponto pra dieta. Então vamos a receita.

Rendimento

2 a 3 porções

Ingredientes para receita de sopa de tomates assados

  • 5 tomates grandes
  • 1 cebola média
  • 3 dentes de alho
  • azeite de oliva
  • sal
  • 1 pimenta dedo de moça sem semente
  • 240 ml  ou 1 xícara de chá de caldo de legumes (receita aqui)
  • creme de leite ou iogurte natural para servir
  • mix de pimentas a gosto
  • 5 fatias de pão de forma integral
  • manteiga para pincelar
  • orégano desidratado

Preparo da sopa

Numa assadeira coloque os tomates e cebola picados em quatro partes. Junte também os dentes de alho descascados e tempere com uma pitada de sal a gosto, um fio de azeite e jogue a pimenta dedo de moça fresca picada e sem sementes. Leve para assar em forno alto por aproximadamente 30 a 40 minutos ou até as pontinhas da cebola e tomate ficarem levemente tostadas. Numa panela coloque esta mistura de legumes e temperos assados e acrescente o caldo de legumes. Misture e deixe cozinhar por uns 5 minutos. Experimente e veja se há necessidade de colocar sal. Agora, bata tudo no liquidificador e já pode servir com as torradas. Se preferir, misture um pouco de creme de leite ou iogurte natural e sirva quente.

Preparo das torradas

Pique as fatias de pão de forma em 3 partes finas, descarte as laterais do pão de forma para ficar mais bonito ou compre aquele pão de forma para torta salgada, pois ele já vez sem as beiradas. Pincele manteiga derretida sobre as tiras de pães e salpique orégano a gosto. Asse até ficarem levemente torradas e sirva com a sua sopa.

Dica: Se você gostar da casca do tomate, pode tirar. Eu não me importo, fiz com o tomate inteiro e ficou maravilhoso.

Sopa de tomates assados

Sopa de tomates assados

Sopa de tomates assados

Redes Sociais

Acompanhe o Cozinha Travessa nas redes sociais e fique por dentro das novidades:

Facebook
Twitter
Pinterest
Instragram

Receitas e artigos relacionados:

4 pessoas comentaram

  1. Alexandre quinta-feira 07 agosto 2014 às 17:16

    Maravilhoso!!! Com certeza vai ser sucesso quando fizer, fiquei imaginando que deve ficar muito bom também como entrada num dia bem quente servindo gelada com iogurte natural e bastante pimenta, espera esquentar pra ver só se não vou testar!!!
    Parabéns de novo pelas fotos, sempre valorizando a receita!!!

  2. Bruna #1° sexta-feira 08 agosto 2014 às 15:12

    Essa receita é muuuuito boa! Faço sempre :)

E você, o que achou? Comente!

  • * Você pode inserir estas tags no comentário: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>