Panqueca ou massa frita?

Publicado por Dani Oliveiraquinta-feira, 23 outubro 2008


A panqueca é um tipo de massa frita, feita basicamente com ovos, farinha e leite. Existem muitas variações regionais de panquecas, algumas contendo fermento em pó ou outros ingredientes. Muitas amigas me pedem a minha receita de panqueca, então atendendo aos pedidos, fotografei a panqueca que fiz neste último final de semana. Ficou deliciosa… a Nívea e o Luíz que o digam!!! 

Ingredientes (a receita dá uma média de 6 a 7 panquecas)
– 2 ovos
– 3 colheres cheias de farinha de trigo
– 1 copo de leite (200ml)

Preparo
Bata todos os ingredientes no liquidificador. A massa vai ficar bem líquida e toda cheia de bolinhas de ar. Não é necessário colocar sal, pois se for preparar um recheio salgado, corremos o risco de ficar exegarado. Para fazermos a panqueca é muito simples e sem pânico… rsrsrsrs… Numa frigideira antiaderente, coloque um fio de óleo ou azeite e espalhe. Despeje um pouquinho do líquido no meio da frigideira e mova a mesma, para que o líquido espalhe sobre toda a superfície, fazendo o formato da panqueca.


No começo, a massa vai ficar grudada, mas após alguns segundos ela começará a desgrudar. Com a ajuda de uma espátula, vá soltando as bordas e olhe, se estiver no ponto, vire a panqueca com cuidado para que ela asse do outro lado.


Disponha as massas num prato grande. Primeiro, faça todas as massas, só depois começe a recheá-las. Quando estiver fazendo as panquecas, não descuide, pois é muito rápido e elas podem queimar.

O recheio, como sempre é uma festa e você precisa usar a sua criatividade. Normalmente eu faço com frango desfiado, milho, palmito, mas esta aí eu fiz de carne moída, ervilha, palmito, azeitona verde e molho de tomate. Refogue a carne moída com oléo, cebola e alho. Deixe refogar bem. Depois acrescente os outros ingredientes, acerte o sal e tampe, deixando por mais uns cinco minutos no fogo.

Agora é hora de rechear. Disponha o recheio na panqueca conforme a foto abaixo (coloque mais para a beirada do que para o meio). Salpique queijo ralado. Pode ser o parmesão ou outro queijo que você tiver. Se preferir a mussarela fatiada, pique-a antes para facilitar a montagem. Depois é só enrolar e colocá-las num refratário, pois precisamos levá-las ao fogo para gratinar. Colocadas todas as panquecas no refratário, espalhe um molho de sua preferência, pode ser molho branco ou vermelho. Eu usei o branco. Rale mais queijo por cima, salpique salsinha desidratada ou orégano e leve ao forno por uns 20 minutos para gratinar.


Pronto, agora é só servir e se deliciar.
Em breve colocarei a minha receita de American Pancakes para o café-da-manhã. A receita é a mesma, só muda a montagem e o recheio.

Outros artigos e receitas como esta em:

Receitas e artigos relacionados:

15 pessoas comentaram

  1. Xandin sexta-feira 12 dezembro 2008 às 05:43

    Dani

    A Bela esta querendo saber a receita daquele recheio….que estava divino….

    Bjos

    Xandin

  2. Mônica Mussap #1° sábado 18 julho 2009 às 18:40

    Gostaria de receita de panqueca massa arábe.Eu tinha uma visinha que vendia panqueca era uma delícia a massa era diferente ela dizia que a receita era arábe ,mas não podia dar.Grata.

  3. lyne #2° sexta-feira 07 agosto 2009 às 12:45

    Eu fiz a panqueca e foi super dificil, vi dificildade por ter que usar oleo constantemente,consigui acerta-la já quando estava na 3° panqueca..mais a massa é bem gostosa.

  4. Pingback: Panquecas para o café-da-manhã | Cozinha Travessa
  5. andreza #3° sábado 26 junho 2010 às 16:41

    estou muito interesapo em saber panquecar feita ???????????

  6. andreaNome (obrigat& #4° domingo 27 junho 2010 às 11:31

    adori a receita pois e muito simples!!!!!!!!

    mim deu agua na boca!!!!

  7. Luciara #5° segunda-feira 20 setembro 2010 às 05:41

    Que fotos lindas!! Dá água na boca….Parabens…seu blog é ótimo e inspirador. Também gosto de cozinhar e admiro muito seus pratos. Enfim….achei minha receita de panqueca. Bjs.

  8. Pingback: Receita de panqueca de carne moída, palmito e azeitona preta | Cozinha Travessa
  9. mari #6° domingo 15 maio 2011 às 07:03

    nao deu certo, perdi a massa toda tentando fazer uma por uma…

  10. cristiane #7° segunda-feira 04 julho 2011 às 14:45

    receitas muito gostoooooosas….

  11. cristiane #8° segunda-feira 04 julho 2011 às 14:46

    gostei muito das receitas….

  12. Fabrícia Zuqu #9° quarta-feira 21 setembro 2011 às 07:26

    Parabéns pelo blog, Dani!

    Vou contar que sou fanática por massas. Pensou uma panqueca de palmito, ervilha, milho e mussarela não qro nem imaginar nessa hora (10:25) to morrendo de fome e as fotos são de arrasar qlq estômago faminto.

    Beijão e ótima semana!!!

  13. silvana #10° terça-feira 13 março 2012 às 18:56

    Bom axei bem interessante a receita, aprendi fazer pankekas que é tão simples e facil…brigadooooo, bjos.

E você, o que achou? Comente!

  • * Você pode inserir estas tags no comentário: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>