Ah, essa semana realizei um sonho – fiz esfirras #orgulho
Quando se fala em fermento eu já tremo nas bases. Morro de medo de fazer receitas que usam fermento, porque sempre acho que não vai dar certo. Sei lá, acho que não tenho a mão boa pra isso sabe, mas essa semana fiz uma receita de esfirra que me deixou bem feliz. Eu vi essa receita no blog Presunto Vegetariano e gostei, então fui pra cozinha me arriscar. A massa é muito simples de fazer, de verdade, ela fica fofinha e é muito tranquilo de manusear na hora de montar as esfirras. Fiz de carne, mas depois quero variar nos recheios.
Rendimentos
23 esfirras de tamanho médio
Ingredientes para receita de esfirra de carne
Massa
- 30 gramas de fermento biológico
- 1 colher de sopa rasa de açúcar (usei o demerara e deu certo)
- 300 ml de água filtrada morna
- 200 ml de óleo de canola (se quiser user metade óleo, metade azeite)
- 1 colher de sopa de sal
- +ou- 700 gramas de farinha de trigo
- 1 gema para pincelar
Recheio
- 400 gramas de carne moída
- cebola e alho picadinhos
- 1 xícara de azeitona verde picadinha
- 1 colher de chá rasa de pimenta síria
- 4 colheres de sopa de polpa de tomate
- 2 tomates picados sem semente
- sal a gosto
Preparo
Refogue a carne com os ingredientes do recheio e reserve. Dá próxima vez eu só vou dar uma selada na carne, deixar ela crua, para o recheio ficar mais molhadinho. Como foi a primeira vez que fiz esfirra, acho que fui um pouco mirim, mas ficou boa do mesmo jeito. Agora vamos a massa: num bowl grande dissolva o fermento com o açúcar, misturando com uma espátula até virar um líquido. Tenha fé porque vai virar sim. Adicione a água morna, o óleo, o sal e misture. Depois adicione pouco a pouco a farinha de trigo misturando com as mãos mesmo. Coloquei exatamente 700 gramas e a massa ficou muito boa. Vá acrescentando a farinha a massa e sovando, até que ela comece a desgrudar das mãos e acredite, vai desgrudar sim. Como a massa cresce rápido, assim que terminar de acrescentar a farinha, já transfira tudo para uma bancada limpa, polvilhando um pouco de farinha de trigo. Faça bolinhas com toda a massa do tamanho da esfirra que você desejar. Deixe as bolinhas lisas e uniformes. Unte uma assadeira com óleo e farinha e reserve. Abra uma bolinha, tomando cuidado para não ter áreas mais finas, para a massa não abrir na hora de fechar a esfirra. Coloque o recheio no centro, encoste dois lados da massa, em seguida junte a parte de baixo, formando assim um triângulo. Deixe bem fechada. Faça isso com todas as bolinhas e coloque na assadeira deixando um espaço entre elas. Pincele a gema de ovo batida com um pincel sobre cada esfirra. Leve ao forno preaquecido 180 graus entre 30 a 40 minutos. Coloque as duas assadeiras no forno, porque se uma ficar pra depois, as esfirras irão crescer e ficar feias. Depois de prontas, é só aproveitar com um molhinho de pimenta e um limão fatiado.
Redes Sociais
Acompanhe o Cozinha Travessa nas redes sociais e fique por dentro das novidades:
Facebook
Twitter
Pinterest
Instragram
E ficou com um aspecto maravilhoso. Parece que você tem a mão boa para isso sim!
Abraços, http://www.montealegrerefrigeracao.com/
Obrigada =)
Lendo esta postagem ( parece uma deliciosa espirra), eu lembrei dos meus sonhos em acertar receitas com doces. Receita dos sonhos com ingredientes que temos um certo receio em usá-los,são gratificantes. =) Ótimo blog!
Obrigada Sandra! Foi mesmo uma superação pra mim. Beijos =)