Eu amo esse tempinho frio. De verdade. Parece que no frio a gente fica mais bonito… kkkkk… Sei que muita gente detesta o frio, mas eu adoro, então dá licença. Comeria um caldo ou uma sopa todos os dias, sem nenhum problema. Então para ajudar os adeptos a estes pratos e ajudar a esquentar a alma e o corpo nestes dias que o friozinho tá bom demais, aqui vai uma receita diferente – um caldo de mandioquinha com alho poró servido com creme azedo e azeite trufado.
O creme azedo, também conhecido pelo seu nome em inglês de sour cream é um creme rico em gordura, mas você encontra algumas receitas por aí feitas de creme de leite normal, desse de caixinha mesmo. É um creme que é deixado para azedar com suas próprias bactérias. Já vi algumas receitas com nata comprada pronta, mas sinceramente, nunca vi nata para comprar por aqui. O creme azedo é usado principalmente na Europa e na América do Norte como condimento, pode ser usado em diversos pratos e se adoçado pode ser usado em bolos, tortas e frutas. Depois de pronto você pode deixar na geladeira e usar em diversas receitas, como receitas mexicanas, em torradas e até mesmo com frutas misturado com açúcar.
Rendimento
Para 6 pessoas
Ingredientes para creme azedo
- 2 xícaras de chá de creme de leite fresco
- 1 colher de sopa de limão taiti espremido
Ingredientes para o caldo
- 10 mandioquinhas tamanho médio
- 1 alho poró
- azeite de oliva virgem
- alho e cebola picadinhos
- sal a gosto
- mix de pimentas moída na hora
- azeite trufado e sálvia fresca para finalizar
Preparo do creme azedo
Bata o creme de leite fresco na batedeira ou com o fouet mesmo até que ele fique consistente, quase chegando ao pronto de chantilly, retire e misture o suco do limão até incorporar bem. Coloque num bowl e deixe descansar num lugar quente, você pode colocar no forno (desligado é claro). Depois de uns 30 minutos está pronto para usar.
Preparo do caldo
Cozinhe a mandioquinha e bata no liquidificador com um pouco da água quente do cozimento até formar um caldo grosso. Não descarte a água toda do cozimento, você vai precisar de mais um pouco depois. Numa panela, refogue o alho e a cebola picadinhos num fio de azeite. Adicione o alho poró picado em rodelinhas finas. Deixe refogar. Adicione o caldo grosso da mandioquinha. Provavelmente estará bem grosso, então adicione um pouco da água do cozimento que você guardou. Acerte o sal, adicione a pimenta moída na hora a gosto e deixe cozinhar por uns 5 minutos. Sirva com uma colherada de creme azedo, uma folhinha de sálvia e um fio de azeite de oliva trufado.
Redes Sociais
Acompanhe o Cozinha Travessa nas redes sociais e fique por dentro das novidades:
Oi Dani! Acompanho o blog há quase 1 ano e apesar de curtir muito o seu trabalho eu sou do tipo tímida que não comenta. Tenho meu blog, o Cravo e Panela, e achei que seria boa idea entrar em contato com as blogueiras que curto e socializar mais. Ano passado, meu domínio foi roubado por um hacker, e desde então deixei o blog meio abandonado, já que perdi quase todos meus leitores depois desse episódio. Decidi voltar a blogar de vez e estou super animada! Se você tiver interesse, visite o meu blog pra conhecê-lo, faço com muito amor. O endereço é www,cravoepanela.blogspot.com.br. Beijos e até mais!
Olá Mariana!
Obrigada Querida, que bom saber que gosta do blog. Fique tranquila, não é todo mundo que comenta mesmo, mas agradeço muito o seu carinho.
Que chato esse negócio do domínio heim… já passei por algumas invasões e é transtorno puro afffff, mas que bom que decidiu voltar. Vou lá no cantinho sim, pra dar uma olhada.
Te desejo muita sorte viu. Beijo Grande =)
Oi Dani, adorei sua receita!
Somente a título de informação, tanto o Sour cream como a própria nata podem ser comprados no Pão de Açúcar são da marca Balkis…ou direto pelo site desta marca.
Abç.
Daniela
Olá Dani!
Um caldinho assim é ótimo né.
Bom, por aqui eu nunca vi. Aqui não tem Pão de Açúcar, mas tem Walmart, mas mesmo assim nunca achei, só estava escondidinho kkkkk.
Vou procurar mais quando for por lá.
Beijos e obrigada pela dica =)