Outro dia na casa do meu amigo Marcel Gussoni, experimentei essa salada síria de pepino japonês que é o máximo. É uma salada totalmente refrescante e cai muito bem como entrada ou para acompanhar o churrasco, que foi o meu caso. Até liguei pra ele pra pegar o passo a passo da receita.
A culinária árabe é um termo que define as diversas culinárias regionais existentes por todo o mundo árabe, do Iraque ao Marrocos, passando pelo Egito entre outros. Muito influenciada também pelas suas vizinhas: Turquia, Pasquitão, Irã e Índia. A comida árabe originalmente é baseada numa dieta a base de tâmaras, trigos, cevada, arroz e carne, dando ênfase a produtos similares ao iogurte. Utilizam-se também diversos vegetais como o pepino, a berinjela, a abobrinha, o quiabo e a cebola, além das frutas cítricas. Estes vegetais costumam ser usados como temperos ou entradas, que é o caso desta salada. Outro curinga da culinária árabe é uma mistura de especiarias chamada zattar, que é utilizada constantemente nos pratos. E para esta receita de hoje, pra quem acha o pepino um vegetal um pouco indigesto, a dica é nunca descartar a casca.
Ingredientes para salada síria de pepino e iogurte
- 3 pepinos japoneses
- 1 colher de sobremesa rasa de sal
- 1 pote de iogurte natural
- zattar (o quanto baste)
- 1 limão taiti
- pão sírio (o quanto baste)
- azeite de oliva
Preparo
Lave bem os pepinos com bucha e sabão e fatie com tiras finas. Coloque num bowl e tempere com a colher de sal. Misture e leve para geladeira por 1 hora. Retire da geladeira e esprema com força com as mãos para tirar o excesso de água. Num outro bowl coloque o pepino espremido e tempero com o limão, o iogurte natural e o zattar, o quanto baste. Para servir doure o pão sírio no forno, pincelando uma mistura de azeite e zattar, mas não deixe muito tempo no forno, tipo uns 8 a 10 minutos. Eu acabei deixando um pouco mais e ficou parecendo uma torrada, mas ficou bom do mesmo jeito.
Redes Sociais
Acompanhe o Cozinha Travessa nas redes sociais e fique por dentro das novidades:
Facebook
Twitter
Pinterest
Instragram
Fonte: Wikipédia
Adorei a receita !!! Estou programando uma festa árabe de aniversário, mas o problema é o cardápio. Quero uma festa totalmente temática, mas as receitas…. até encontro varias, mas sei que muitas não agradaria o paladar brasileiro dos meus amigos. Você tem mais sugestões como essa ??? Receitas árabes, mas que já caíram no gosto dos brasileiros ??? Me dê uma ajudinha, por favor !!!!
Essa salada é deliciosa Débora e super fácil de fazer, acho que vai fazer sucesso na sua festa.
A dica que te dou é você encomendar em algum restaurante especializado charutos, kibes, esfirras e coalhada seca pra facilitar o seu trabalho, aí você serve de entrada.
Como prato principal, a sugestão que te dou é a trigada, você conhece?
Eu nunca fiz, mas ainda quero fazer. É deliciosa e tenho certeza de que é um prato mais tranquilo de agradar a todos.
Conheci a trigada com a mãe de um amigo meu – a Bere. Que saudade da trigada dela.
Dá uma olhada nessa receita da minha amiga Kris Nardini: http://www.cozinhandopararelaxar.com/2009/05/trig…
Boa sorte com a festa, parabéns antecipado e depois me conta como foi.
Beijos =)
Obrigada. Valeu as dicas.
Beijos