Bom Dia Pessoal!
Como anda essa meio de semana?! Por aqui tudo bem.
Final de semana resolvi fazer um risoto no almoço, mas como já temos receita de risoto de bacalhau aqui no blog, resolvi inventar uma combinação sutil e diferente. Olha o que saiu.
Ingredientes para a receita de risoto de bacalhau, uva-passa e salsa
- 2 xícaras de café (bem cheias) de arroz arbóreo (arroz para risoto)
- 1 cebola média cortada bem miudinha
- 2 colheres de sopa bem cheias de manteiga sem sal + 1 colher para finalizar
- 1 taça de vinho branco
- 1 1/2 litros de caldo de legumes ou de peixe
- queijo parmesão ralado na hora
- 2 colheres de sopa de salsinha picada
- 2 colheres de sopa de uva-passa branca
- 150 gramas de bacalhau desfiado
Preparo
Etapa 1
Em uma panela grande aqueça a manteiga e a cebola. Deixe fritar, aumente o fogo e adicione o arroz (sem lavar), mexa bem e deixe fritar. Mexa ele constantemente de forma a não queimá-lo, ele não deve ficar dourado, apenas incorporar na manteiga. Depois de 2 ou 3 minutos diminua o fogo para médio e adicione o vinho branco, você vai perceber que o risoto ficará vermelho. Continue mexendo. Nesta etapa todo o álcool da bebida vai evaporar.
Etapa 2
Assim que o álcool for absorvido pelo arroz e secar, comece a acrescentar as primeiras conchas do caldo quente. Acrescente sempre, duas conchas por vez. Você agora não deve parar de mexer, não se esqueça de esfregar o fundo da panela deixando o fundo bem limpo para que o arroz não grude. Vá acrescentando mais conchas de caldo, a medida que a água for secando.Vá experimentando o arroz e observando a textura e continue mexendo, acrescendo caldo e o bacalhau.
Etapa 3
Continue acrescentando caldo e mexendo. O ponto do arroz, deve ser al dente e a esta altura o arroz já triplicou de tamanho e rendeu, enchendo a sua panela. O risoto não pode secar, ele tem o aspecto babento mesmo, não é soltinho como o arroz comum, ele é papado mesmo, aliás, muito papado. Acrescente a salsinha e a uva-passa. Experimente para ver se haverá necessidade de colocar sal. Normalmente, eu não coloco sal nos meus risotos, ainda mais esse com bacalhau. Adicione a colher de manteiga, que deverá deve estar bem gelada, no centro da panela. Misture delicadamente, sem encostar a colher na manteiga, ou seja, misture na lateral da panela, de forma que manteiga fique no meio e vá se desfazendo aos pontos. Isso ajudará o seu risoto a ficar com este brilho e da o gostinho especial. Sirva imediantamente com o queijo ralado.
ADOREI esta receita de risoto de bacalhau. Aposto que deve resultar divinalmente a uva-passa
Hummm.. adoro risoto e esse tá muito bom!
Beijocas
Hummmmmmm água na boca…
Dani, estamos com agua na boca!!!! beijos Lu
Delícia de risotto Dani! Outro dia mesmo eu fiz um risotinho de bacalhau aqui em casa, mas com espinafre. Ficou boooom!
Beijos,
Fabi
Nossa mas que delícia de risotto, eu que aaamo bacalhau fico só imaginando o gostinho….Aliás chega de imaginar vou testar nesta quinta sua receita…
Muito bom…
bjim
Acabei de fazer esse risoto, estava procurando um risoto de bacalhau e encontrei esse que ficou divino………….muito bom, com certeza será um dos pratos favoritos aqui em casa.
Bjs.