Receita de Risoto de Abacaxi e Lombo Temperado

Home / Receitas de Carnes e Aves / Receita de Risoto de Abacaxi e Lombo Temperado


Eu estava com vontade de fazer um risoto diferente e pensei num abacaxi com pêra. Mas não podia fazer só o risoto, tinha que ter uma carne pra acompanhar. Por sugestão do meu amigo e vizinho Rodrigo, o lombo seria uma ótima pedida, já que tinha abacaxi no risoto. Depois, fui trocar uma idéia com o meu amigo Marcel Gussoni e ele me disse pra não misturar a pêra no risoto, porque o sabor dela iria sumir. Ele me aconselhou usá-la na decoração. Palpites dados e consultas realizadas, aí está o risoto de abacaxi que ficou simplesmente M A R A V I L H O S O e o lombo temperado que usamos alguns temperos importados que ganhei de presente do Alceu… ah, aliás aqui está a foto de três, mas este final de semana, vou tirar a foto de todos pra mostrar pra vocês. Tô muito metida com estes temperos gente… rsrsrsrsrsrsrs… como disse o Alceu, o nome do post deveria ser: Abacaxi do Monte Alegre e Sal do Pacífico… rsrsrsrsrsrs…

RISOTO DE ABACAXI
Ingredientes (receita para 6 pessoas)
– 1/2kg de arroz arbóreo (arroz para risoto)
– 1 cebola pequena corta bem miudinha
– 3 colheres de manteiga sem sal + 1 colher cheia para finalizar
– 1 taça de vinho branco seco de boa qualidade
– 2 litros de caldo de legumes (eu utilizo o sachê de caldo de legumes porque fazer o caldo dá muito trabalho, mas quem quiser se arriscar e tiver tempo, fique à vontade)
– 1/2 abacaxi contado em pequenos pedaços
– 1/2 pacotinho de queijo parmesão de boa qualidade
– sal à gosto

Preparo
Etapa 1
Aqueça o caldo. Em uma outra panela “grande” aqueça as 2 colheres de manteiga. Adicione a cebola e refogue. A partir daí a receita pede a sua atenção total e você não deve se afastar da panela. Aumente o fogo e adicione o arroz e comece a fritá-lo. Mexa ele constantemente de forma a não queimá-lo, ele não deve ficar dourado. Depois de 2 ou 3 minutos diminua o fogo para médio e adicione o vinho branco sem parar de mexer. Ele vai chiar e você deve misturar todos os ingredientes da panela, nesta etapa todo o álcool da bebida vai evaporar.

Etapa 2
Assim que o vinho for absorvido pelo arroz, acrescente a primeira concha de caldo quente. Você agora não deve parar de mexer, não se esqueça de esfregar o fundo da panela deixando o fundo bem limpo para que o arroz não grude. Vá acrescentando mais caldo a medida que ele for evaporando, tome cuidado para que ele não fique com muito caldo e fique empapado demais. Essa etapa deve demorar uns 15 minutos. Vá experimentando o arroz e observando a textura. Reduza aos poucos a quantidade de líquido que vai acrescentando e continue mexendo.

Etapa 3
Adicione o abacaxi e mexa bem. Quando o arroz estiver no ponto, adiocione o queijo e mexa, abaixe o fogo e experimente para ver se haverá necessidade de colocar sal. Se sim, adicione uma pitada e prove novamente. Adicione a última colher de manteiga, que deverá deve estar gelada, no centro da panela. Misture delicadamente, sem encostar a colher na manteiga, ou seja, misture na lateral da panela, de forma que manteiga fique no meio e vá se desfazendo aos pontos. Isso ajudará o seu risoto a ficar com este brilho.

LOMBO TEMPERADO
Ingredientes
– 1 peça de lombo defumado temperado
– vinho branco para regar
– temperos importados

Preparo
Retire o lombo da embalagem e coloque num refratário grande. Adicione os temperos à gosto e regue com um pouco de vinho branco. Leve ao forno. A medida que for assando, vá adicionando mais um pouco de vinho branco, pois o lombo fica muito seco. Depois, nas próximas olhadas, dê umas pinceladas por cima da carne, com o caldo que formar. Não esqueça de virar o lombo também. Passados quase 50 minutos, experimente um pedaçinho da carne pra ver se está bom. Se estiver, pode fatiar para montar os pratos.

Para a montagem, o Marcel tinha me dito pra fazer uma calda pra colocar em cima da pêra… ahaha… mas quem disse que eu, a Lígia e Alcinete conseguimos fazer… depois me manda a receita disso Marcel, porque pra doces eu sou uma negação. Mas enfim, usei as pêras cortadas em leque na montagem do prato, coloquei um pedaço de lombo fatiado e uma porção do risoto. Quem comeu pode dar o veredito final pra vocês!

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.