Eu estava com vontade de fazer um risoto diferente e pensei num abacaxi com pêra. Mas não podia fazer só o risoto, tinha que ter uma carne pra acompanhar. Por sugestão do meu amigo e vizinho Rodrigo, o lombo seria uma ótima pedida, já que tinha abacaxi no risoto. Depois, fui trocar uma idéia com o meu amigo Marcel Gussoni e ele me disse pra não misturar a pêra no risoto, porque o sabor dela iria sumir. Ele me aconselhou usá-la na decoração. Palpites dados e consultas realizadas, aí está o risoto de abacaxi que ficou simplesmente M A R A V I L H O S O e o lombo temperado que usamos alguns temperos importados que ganhei de presente do Alceu… ah, aliás aqui está a foto de três, mas este final de semana, vou tirar a foto de todos pra mostrar pra vocês. Tô muito metida com estes temperos gente… rsrsrsrsrsrsrs… como disse o Alceu, o nome do post deveria ser: Abacaxi do Monte Alegre e Sal do Pacífico… rsrsrsrsrsrs…
RISOTO DE ABACAXI
Ingredientes (receita para 6 pessoas)
– 1/2kg de arroz arbóreo (arroz para risoto)
– 1 cebola pequena corta bem miudinha
– 3 colheres de manteiga sem sal + 1 colher cheia para finalizar
– 1 taça de vinho branco seco de boa qualidade
– 2 litros de caldo de legumes (eu utilizo o sachê de caldo de legumes porque fazer o caldo dá muito trabalho, mas quem quiser se arriscar e tiver tempo, fique à vontade)
– 1/2 abacaxi contado em pequenos pedaços
– 1/2 pacotinho de queijo parmesão de boa qualidade
– sal à gosto
Preparo
Etapa 1
Aqueça o caldo. Em uma outra panela “grande” aqueça as 2 colheres de manteiga. Adicione a cebola e refogue. A partir daí a receita pede a sua atenção total e você não deve se afastar da panela. Aumente o fogo e adicione o arroz e comece a fritá-lo. Mexa ele constantemente de forma a não queimá-lo, ele não deve ficar dourado. Depois de 2 ou 3 minutos diminua o fogo para médio e adicione o vinho branco sem parar de mexer. Ele vai chiar e você deve misturar todos os ingredientes da panela, nesta etapa todo o álcool da bebida vai evaporar.
Etapa 2
Assim que o vinho for absorvido pelo arroz, acrescente a primeira concha de caldo quente. Você agora não deve parar de mexer, não se esqueça de esfregar o fundo da panela deixando o fundo bem limpo para que o arroz não grude. Vá acrescentando mais caldo a medida que ele for evaporando, tome cuidado para que ele não fique com muito caldo e fique empapado demais. Essa etapa deve demorar uns 15 minutos. Vá experimentando o arroz e observando a textura. Reduza aos poucos a quantidade de líquido que vai acrescentando e continue mexendo.
Adicione o abacaxi e mexa bem. Quando o arroz estiver no ponto, adiocione o queijo e mexa, abaixe o fogo e experimente para ver se haverá necessidade de colocar sal. Se sim, adicione uma pitada e prove novamente. Adicione a última colher de manteiga, que deverá deve estar gelada, no centro da panela. Misture delicadamente, sem encostar a colher na manteiga, ou seja, misture na lateral da panela, de forma que manteiga fique no meio e vá se desfazendo aos pontos. Isso ajudará o seu risoto a ficar com este brilho.
LOMBO TEMPERADO
Ingredientes
– 1 peça de lombo defumado temperado
– vinho branco para regar
– temperos importados
Preparo
Retire o lombo da embalagem e coloque num refratário grande. Adicione os temperos à gosto e regue com um pouco de vinho branco. Leve ao forno. A medida que for assando, vá adicionando mais um pouco de vinho branco, pois o lombo fica muito seco. Depois, nas próximas olhadas, dê umas pinceladas por cima da carne, com o caldo que formar. Não esqueça de virar o lombo também. Passados quase 50 minutos, experimente um pedaçinho da carne pra ver se está bom. Se estiver, pode fatiar para montar os pratos.
Para a montagem, o Marcel tinha me dito pra fazer uma calda pra colocar em cima da pêra… ahaha… mas quem disse que eu, a Lígia e Alcinete conseguimos fazer… depois me manda a receita disso Marcel, porque pra doces eu sou uma negação. Mas enfim, usei as pêras cortadas em leque na montagem do prato, coloquei um pedaço de lombo fatiado e uma porção do risoto. Quem comeu pode dar o veredito final pra vocês!
Ficou delicioso! Esse risoto deve ficar tudo de bom, bem especial!
Beijinho*
Adorava ter coragem para fazer risoto!o seu tá nota 10!
Oi!!!com certeza esse risoto deve ter ficado divino…..claro que vou fazer.
Adoro abacaxi em pratos salgados…..
valeu mesmo essa receitinha Dani…..
bjus!!!!
Também, com "sal do pacifico coado por virgens havaianas" e outros codimentos não tinha como dar errado… Rsrs
lindo prato, parabéns!
rissoto é tudo de bom mesmo..o seu ficou lindo..os sabores são incriveis..adoro abacaxi em rissto..bjus
Oi Dani, olha eu aqui de novo… como sempre venho ao seu blog, e ja fiz algumas receitas resolvi te contar sempre que fizer…
Antes de contar o que fiz, gostaria de agradecer ao carinho e cuidado em responder aos comentários… muito bonitinho!!
Há, e esse domingo fiz esse prato.. infelizmente nao tinha arroz arbório em casa, entao mandei um agulhinha mesmo… lógico que não ficou AQUELE risoto… mas eu pro gasto… no quesito sabor ficou ótimo… além disso, fiz um lombo que tinha em casa, porque também nao tinha lombo defumado.. temperei ele com vinho, sal , cebola e alecrim e levei direto ao forno…. hum ficou uma delícia…
agora acho que o meu "risoto" ficou um pouco sem sal… tava bom, mas depois que coloquei o abacaxi ele ficou doce, entao acho que vale ressaltar numa próxima, que quando for colocar algo muito doce como abacaxi, pode deixar levemente salgado, que depois o sal "acerta" hahaha
bjus
Muito Obrigada