Receita de risoto de shitake fresco e tiras de carne

Publicado por Dani Oliveiraquinta-feira, 09 fevereiro 2017

Receita de risoto de shitake fresco e tiras de carne

Nem vou falar porque vocês já sabem (amo risoto) e amo mais ainda cogumelos, ainda mais se forem frescos e vocês sabiam que dá pra comprar o cogumelo fresco e congelar? Isso mesmo, essa bandejinha que eu tinha, estava congelada. É só tirar alguns minutos antes do congelador e pronto, eles ficam assim, como na foto abaixo. Final de semana passado rolou mais um risoto por aqui, com shitake fresco e tiras de carnes. Bem bom ficou, usei meus caldos de carne caseiros, que sempre tenho cubos congelados pra facilitar a vida e evitar o industrializado. Confesso que uso sim (os industrializados) mas já tem bastante tempo que não. A dica é aproveitar os restos do churrasco com osso e colocar pra ferver. O de legumes você sabe, bem mais fácil e tem receita aqui.

Receita de risoto de shitake fresco e tiras de carne

Rendimento

para 2 pessoas

Ingredientes para receita de risoto de shitake fresco com tiras de carne

  • 2 1/2 xícaras de café de arroz arbóreo
  • 2 colheres de manteiga + 1 para finalizar
  • 1 cebola pequena
  • 1 bandejinha de shitake fresco
  • 3 bifes de alcatra em tiras
  • 1 taça de vinho branco seco
  • 2 litros de caldo de carne
  • sal e pimenta a gosto
  • queijo parmesão ralado para finalizar

Receita de risoto de limão com couve e alho frito

Preparo

Etapa 1
O primeiro passo é ficar com o caldo pronto. Numa panela maior coloque a manteiga e a cebola picadinha e deixe cozinhar um pouquinho. Acrescente a carne em tiras e deixe refogar bem, depois o adicione o shitake fresco cortado em lâminas. Depois de tudo refogado, junte o arroz arbóreo e misture bem. Adicione a taça de vinho e deixe o álcool evaporar. Assim que o álcool  for absorvido pelo arroz começar a secar, comece a acrescentar as primeiras conchas do caldo.

Etapa 2
Adicione aos poucos colheradas do caldo e vá mexendo. Deixe o caldo secar e adicione mais, este processo é constante até o grão do arroz começar a ficar cozido e ao dente. Você agora não deve parar de mexer, não se esqueça de esfregar o fundo da panela com a colher deixando o fundo bem limpo para que o arroz não grude. Deixe o risoto secar um pouco mais e continue mexendo e experimentando, observando sempre a textura do arroz e continue acrescentando mais caldo.

Etapa 3
Depois de várias conchas de caldo, o arroz já deve estar quase no ponto. Acerte o sal, coloque uma pimenta moída na hora se gostar. Junte o parmesão ralado e misture. Desligue o fogo e pronto coloque a última colher de manteiga, que deve estar gelada, no centro da panela e mexa pelas laterais até a manteiga derreter, isso servirá para dar brilho no seu risoto. Está pronto, sirva sem demora para o risoto não secar e bom apetite! Ah, acrescente mais queijo ralado para servir.

Receita de risoto de pera com pistache

Receita de risoto de shitake fresco e tiras de carne Receita de risoto de shitake fresco e tiras de carne Receita de risoto de shitake fresco e tiras de carne

Redes Sociais

Acompanhe o Cozinha Travessa nas redes sociais e fique por dentro das novidades:
Facebook
Twitter
Pinterest
Instragram

Receitas e artigos relacionados:

Apenas um comentário

  1. elisa quarta-feira 15 fevereiro 2017 às 17:25

    adorei o blog

E você, o que achou? Comente!

  • * Você pode inserir estas tags no comentário: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>