Receita de risoto de limão com tiras de filé mignon suíno ao shoyu e alecrim

Publicado por Dani Oliveirasexta-feira, 08 abril 2016

Receita de risoto de limão com tiras de filé mignon suíno ao shoyu e alecrim

Risotos sempre me fascinam, eu adoro fazer (e comer). Final de semana passado tinha um filé mingon suíno congelado e o servi em tiras e como base, fiz um risoto de limão. O prato ficou tão saboroso que tirei foto pra postar aqui pra vocês. Eu acho o risoto um prato tão versátil, porque você pode fazer com o que tiver e se não tiver nada, um risoto clássico também tá de bom tamanho. Comeria tranquila o risoto só de limão, porque eu gosto muito, mas as tiras de filé deram um charme no prato, além de sabor e aroma por causa do alecrim fresco.

Rendimento

para 2 pessoas

Ingredientes para receita de risoto de limão com tiras de filé mignon suíno ao shoyu e alecrim

  • 3 xícaras de café cheias de arroz arbóreo
  • 1 cebola média
  • 1 taça de vinho branco seco
  • 1 colher bem cheia de manteiga sem sal + 1 para finalizar
  • 2 litros de caldo de carne
  • 50 gramas de queijo parmesão ralado
  • caldo de 3 limões (usei o limão galego)
  • sal e pimenta do reino moída à gosto
  • 6 postas de filé mignon suíno
  • shoyu
  • 1 ramo de alecrim fresco

Receita de risoto de cupim

Preparo

Etapa 1
O primeiro passo é ficar com o caldo pronto. Numa panela maior coloque a manteiga e a cebola picadinha e deixe cozinhar um pouquinho. Adicione agora o arroz arbóreo e misture bem. Adicione a taça de vinho e deixe o álcool evaporar. Assim que o álcool  for absorvido pelo arroz começar a secar, comece a acrescentar as primeiras conchas do caldo.

Etapa 2
Adicione aos poucos colheradas do caldo e vá mexendo. Adicione, mexa sem parar, deixe o caldo secar e adicione mais, este processo é constante até o grão do arroz começar a ficar cozido e ao dente. Você agora não deve parar de mexer, não se esqueça de esfregar o fundo da panela com a colher deixando o fundo bem limpo para que o arroz não grude. Adicione o caldo do limão coado e deixe o risoto secar um pouco mais e continue mexendo e experimentando, observando sempre a textura do arroz e continue acrescentando mais caldo.

Etapa 3
Depois de várias conchas de caldo, o arroz já deve estar quase no ponto, então prepare os filés. Tempere com sal e pimenta a gosto e grelhe numa frigideira com um fio de azeite até ficarem bem cozidos. Retire da frigideira e pique em fatias mas grossas. Volte para frigideira e adicione um gole de shoyu, para dar essa cor bonita na carne, mas cuidado para não ficar salgado. Adicione também alguns raminhos de alecrim e reserve. Agora finalize o risoto que deve estar quase pronto, acrescente o queijo ralado e acerte o sal se for necessário. Desligue o fogo e pronto coloque a última colher de manteiga, que deve estar gelada, no centro da panela e mexa pelas laterais até a manteiga derreter, isso servirá para dar brilho no seu risoto. Para servir, coloque as tiras de carne por cima e salpicando mais pimenta moída na hora se você gostar. Bom apetite!

Receita de risoto de filé mignon com arroz selvagem

Receita de risoto de limão com tiras de filé mignon suíno ao shoyu e alecrim
Receita de risoto de limão com tiras de filé mignon suíno ao shoyu e alecrim

Redes Sociais

Acompanhe o Cozinha Travessa nas redes sociais e fique por dentro das novidades:

Facebook
Twitter
Pinterest
Instragram
LinkedIn

 

Outros artigos e receitas como esta em:

Receitas e artigos relacionados:

E você, o que achou? Comente!

  • * Você pode inserir estas tags no comentário: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>