Receita de panquecas ao sugo com recheio de carne e ervilhas

Panqueca é um prato bem versátil e que agrada muita gente. Fazia tempo que não preparava panquecas salgadas para o almoço de final de semana. Mas eu sabia que aquelas panquecas enroladas, como nas últimas receitas que já fiz, não ficavam tão bonitas de se ver. O negócio aqui tem que ser gostoso, mas também tem que ser bonito… kkk. Então, resolvi enrolar as panquecas de um jeito diferente, toda fechadinha, tipo uma trouxinha. O resultado foi bem mais atraente do que só enrolar e o sabor, como sempre, delicioso. O recheio de carne moída é o preferido do marido, mas acrescentei ervilhas para ficar mais saboroso e levei ao forno para gratinar com molho ao sugo. Você pode variar no recheio e fazer do jeito que mais gostar.

Ingredientes para panquecas ao sugo com recheio de carne e ervilhas

Panquecas

  • 2 ovos
  • 3 colheres de sopa de farinha de trigo
  • 200 ml de leite integral
  • rendem de 4 a 6 panquecas dependendo do tamanho e espessura

Recheio
  • ervilhas frescas congeladas
  • carne moída
  • cebola e alho picadinhos
  • sal a gosto
  • mussarela picadinha
  • um pouquinho de molho vermelho

Preparo

Refogue a carne moída num fio de óleo, cebola e alho picadinhos. Deixe fritar bem e ficar bem sequinha. Misture a quantidade desejada de ervilhas frescas congeladas, mas antes ferva na água primeira e escorra. Misture um pouco de polpa de tomate pronta para deixar o recheio um pouco molhado, não muito. Reserve o recheio e vamos fazer as massas de panqueca. Bata todos os ingredientes no liquidificador. A massa vai ficar bem líquida e toda cheia de bolinhas de ar. Para fazermos a panqueca é muito simples, numa frigideira antiaderente (boa e sem ranhuras) coloque um fio de óleo, azeite ou pincele manteiga. Espalhe bem com a ajuda de um pincel. Despeje um pouquinho do líquido no meio da frigideira e mova a mesma em círculos, para que o líquido espalhe sobre toda a superfície, fazendo o formato da panqueca. O tamanho da sua frigideira, será o tamanho da sua panqueca. Como ia dobrá-las diferente, não fiz muito pequenas. A quantidade de massa vai influenciar para que sua panqueca fique mais fina ou mais grossa, aí depende do seu gosto. Não fique mexendo na massa, quando você notar que a beiradinha está ficando assada, passe uma espátula nas laterais para desgrudar e vire a panqueca delicadamente. Primeiro faça todas as panquecas e reserve. antes de montar misture no recheio tirinhas de queijo mussarela. Para montar coloque o recheio centralizado na massa, vire as duas laterais para dentro e depois enrole, formando uma espécie de trouxinha. Coloque um pouco de molho ao sugo numa travessa, feito com tomates pelados refogados no azeite, cebola e alho. Disponhas as suas panquecas lado a lado, regue com mais molho, salpique queijo parmesão ralado, coloque um ramo de alecrim para aromatizar e leve ao forno para gratinar por uns 15 minutos. Pode servir com um fio de azeite.

More Reading

Post navigation

8 Comments

  • Amoooo simplesmente panqueca de carne.
    Arrasou essa maneira de enrolar..nunca gostei daquele formato charuto tbm, mas sempre que queria inovar fazia a trouxinha amarrada em cima, sabe?..amei esse diferencial…
    receitinha maravilhosa para essa quarta de sessão pipoca em casa…
    Bjoka flor…

    • Sei como é sim Laura. Já fiz uma receita assim ficam lindas também.
      A enrolada era muito feia, agora só vou fazer assim.. kkkk…
      Beijos =)

  • Valeu Dani, espero finalmente fazer uma panqueca direito.
    Sou apenas uma curiosa que adora comer.
    Obrigada pelas receitas e por dedicar o seu tempo com coisas deliciosas.
    Um abraço!

    • Obrigada você Ivinilde por vir aqui deixar o seu comentário.
      Faça as panquecas, não são difíceis de fazer e você vai adorar!
      Beijos =)

  • Dani, descobri seu blog e já tentei duas receitas suas! O risotto de camarão, que ficou incrível e essa de panquecas. Eu sempre usei uma receita de panqueca que leva 1 ovo, 1 copo de farinha de trigo e 1 de leite, e sempre deu certo, mas queria variar. Temtei a sua e a massa não firmou por nada! Até tentei colocar mais quantidade na frigideira, mas despedaçou todas as vezes! Tive que jogar fora e fazer a minha receita. Você teria alguma ideia do porquê disso?

    Beijos, Gabriela.

    • Olá Gabi!
      Nossa, não sei o que pode ter sido, talvez a sua massa fique mais firme porque leva 1 copo de farinha, mas não sei.
      Sabe, eu já testei outras receitas e aconteceu a mesma coisa, a massa não firmou, então larguei de mão e uso só essa receita, que é uma receita da minha mãe. As vezes isso acontece na cozinha Querida, então sugiro você continuar usando a sua boa e velha receitinha… kkkkk…
      Beijos e um ótimo final de semana (que já tá chegando) =)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *