Receita de camarão alho e óleo com gengibre e saquê e o Mercado do Ver-o-peso lá em Belém|PA

Ficar quase uma semana fora é loucura, mas valeu a pena.
Semana passada fui convidada para visitar a fábrica e a fazenda da Sococo, lá em Belém|PA. Foi uma viagem linda e um mergulho na gastronomia paraense. Um tanto quanto diferente da nossa, mas cheia de curiosidades. Muita gente já ouviu falar do tal do Mercado do Ver-o-Peso, que fica localizado na cidade velha, às margens da Baía do Guajará. É a maior feira livre da América Latina. Inaugurado em 1625, era entreposto fiscal, onde se media o peso exato das mercadorias para se cobrar os impostos para a coroa portuguesa.

É um passeio divertido, cheio de cores, aromas, pessoas engraçadas, espalhadas por tudo quanto é canto, comendo muito peixe frito com açaí. Mas o açaí que eles comem por lá é bem diferente do que comemos por aqui, como suco energético. Ele é bem grosso e puro, parece uma massa corrida com gosto de terra… kkkk… e eles misturam açúcar, farinha de mandioca ou farinha de tapioca. Lá se come açaí com peixe frito no café, no almoço, no jantar e no lanchinho da tarde. Mas peculiaridades gastronômicas a parte, pra quem gosta de cozinhar, o Mercado do Ver-o-peso é uma atração. Com suas milhares de castanhas, carnes secas, farinhas, o famoso tucupi e muita banca de camarão seco. Eles desidratam o camarão ferventando em água com sal e os bichinhos ficam lá coloridos e dentro de cestos lindos. As frutas diferentes também se destacam na feria e o carinho dos vendedores com os turistas, me chamou bastante a atenção. Tem até pato vivo para você comprar e ir pra casa o pato no tucupi.

E quem não gosta de uma ajudinha para os problemas da vida?! Lá no Ver-o-peso você encontra as mais diversas ervas para chás, pomadas, banhos de descarrego e tudo mais que você imaginar. Fora os óleos, perfumes e loções que dão aquela ajudinha básica, como o atrativo do amor, óleo da bota, atrativo para os negócios, perfume do cala boca, tira olho grande  e até o cheiro do Pará, pra você levar para a casa.

O Alceu pra variar não resistiu e comprou 1kg de camarão seco. O resultado foi a foto lá de cima, um delicioso camarão alho e óleo com gengibre e saquê, numa plena segunda-feira com semana de feriado.

Ingredientes para receita de camarão alho e óleo com gengibre e saquê

  • camarões secos dessalgados com casca e rabo
  • gengibre (o quanto baste)
  • 1 dose de saquê
  • sal e pimenta a gosto
  • cebolinha fresca
  • 1 limão grande
  • alho picadinho
  • azeite de oliva extra virgem

Preparo

Como compramos o camarão seco e salgado tivemos que dessalgar antes, igual bacalhau, deixando na água filtrada de um dia para o outro e trocando a água umas duas vezes. Depois só tiramos a cabeça. Numa vasilha esprema um limão grande no camarão. Eu fiz umas 2 mãozadas de camarão. Tempere com um pouco de sal, pimenta do reino moída na hora e gengibre em pó, usei 1 colher de café de gengibre.  Numa frigideira coloque azeite no fundo e uma colher de sopa de alho picadinho. Deixe esquentar e coloque o camarão. Espere uns 2 minutos e coloque 1/2 dose de saquê. Espere o saquê evaporar, sacudindo a frigideira e salpique a cebolinha picada. Pronto, pode servir com um vinho branco bem gelado.

More Reading

Post navigation

8 Comments

  • Dani, misturar açai (bem grosso e com gosto de terra) com farinha de mandioca ou farinha de tapioca, ficar uma semana fora de casa…"nuossasinhora" já posso imaginar o resultado kkkkkk . Brincadeiras a parte, adorei as fotos e as informações compartilhadas. bjo e bom feriado.

  • Podia ter avisado que estava pras bandas de cá.. Sou de Uberlândia mas moro aqui em Belém a 7 anos.. E só uma correçãozinha, é Baía do Guajará.. Beijos Dani

    • Oi Andressa!
      Nossa que bacana, é uma cidade muito envolvente né?!
      Vou corrigir lá no post o nome da baía.
      Grande beijo querida =)

  • Oi Dani, tenho devido algumas visitas, mas ando um pouco sem tempo.Quando visito aproveito para ver todas as receitas que perdi.Devo lhe dizer que tem passado muitas delicias por aqui hein.Cada uma melhor que a outra.Esses camarões arrasaram.Beijos querida, tenha uma linda semana.

    • Olá Léia!
      Eu sei que as vezes, na correria do dia a dia não dá pra gente visitar os blogs o quanto gostaríamos, mas fico feliz por demais em saber que quando dá, você vem por aqui.
      Obrigada pelo carinho e bom saber que anda gostando das receitinhas e dicas.
      Grande beijo e uma excelente semana para todos nós =)

  • Boa tarde Dani!!!
    Você deveria fazer isso sempre. Me senti dentro do Estado do Pára, sabia?. Tem talento pra escritora de roteiros de viagens hein?! rsrsrs
    Sou apaixonada por camarão…amei a receita. O saquê deu toque maravilhoso com o gengibre….Aiii que bom que você já voltou e, melhor cheia de novidades deliciosas…
    Beijos, flor.

    • hehehe… viajar é bom demais né Laura!
      Se pudesse vivia viajando. Adoro!
      Eu tento escrever pra vocês dá forma mais simples possível, como se eu estivesse conversando com cada um.
      Ainda vou fazer o post contando sobre a visita na fábrica e na fazenda da Sococo. Aguarde!
      Obrigada pelo carinho viu?!
      Beijo Grande =)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *