Receita de caldo de mandioquinha com alho poró, creme azedo e azeite trufado

Publicado por Dani Oliveiradomingo, 01 junho 2014

Caldo de mandioquinha com alho poró, creme azedo e azeite trufado

Eu amo esse tempinho frio. De verdade. Parece que no frio a gente fica mais bonito… kkkkk… Sei que muita gente detesta o frio, mas eu adoro, então dá licença. Comeria um caldo ou uma sopa todos os dias, sem nenhum problema. Então para ajudar os adeptos a estes pratos e ajudar a esquentar a alma e o corpo nestes dias que o friozinho tá bom demais, aqui vai uma receita diferente – um caldo de mandioquinha com alho poró servido com creme azedo e azeite trufado.

O creme azedo, também conhecido pelo seu nome em inglês de sour cream é um creme rico em gordura, mas você encontra algumas receitas por aí feitas de creme de leite normal, desse de caixinha mesmo. É um creme que é deixado para azedar com suas próprias bactérias. Já vi algumas receitas com nata comprada pronta, mas sinceramente, nunca vi nata para comprar por aqui. O creme azedo é usado principalmente na Europa e na América do Norte como condimento, pode ser usado em diversos pratos e se adoçado pode ser usado em bolos, tortas e frutas. Depois de pronto você pode deixar na geladeira e usar em diversas receitas, como receitas mexicanas, em torradas e até mesmo com frutas misturado com açúcar.

Rendimento

Para 6 pessoas

Ingredientes para creme azedo

  • 2 xícaras de chá de creme de leite fresco
  • 1 colher de sopa de limão taiti espremido

Ingredientes para o caldo

  • 10 mandioquinhas tamanho médio
  • 1 alho poró
  • azeite de oliva virgem
  • alho e cebola picadinhos
  • sal a gosto
  • mix de pimentas moída na hora
  • azeite trufado e sálvia fresca para finalizar

Preparo do creme azedo

Bata o creme de leite fresco na batedeira ou com o fouet mesmo até que ele fique consistente, quase chegando ao pronto de chantilly, retire e misture o suco do limão até incorporar bem. Coloque num bowl e deixe descansar num lugar quente, você pode colocar no forno (desligado é claro). Depois de uns 30 minutos está pronto para usar.

Preparo do caldo

Cozinhe a mandioquinha e bata no liquidificador com um pouco da água quente do cozimento até formar um caldo grosso. Não descarte a água toda do cozimento, você vai precisar de mais um pouco depois. Numa panela, refogue o alho e a cebola picadinhos num fio de azeite. Adicione o alho poró picado em rodelinhas finas. Deixe refogar. Adicione o caldo grosso da mandioquinha. Provavelmente estará bem grosso, então adicione um pouco da água do cozimento que você guardou. Acerte o sal, adicione a pimenta moída na hora a gosto e deixe cozinhar por uns 5 minutos. Sirva com uma colherada de creme azedo, uma folhinha de sálvia e um fio de azeite de oliva trufado.

Caldo de mandioquinha com alho poró, creme azedo e azeite trufado

Redes Sociais

Acompanhe o Cozinha Travessa nas redes sociais e fique por dentro das novidades:

Facebook
Twitter
Pinterest
Instragram

Receitas e artigos relacionados:

4 pessoas comentaram

  1. Mariana domingo 01 junho 2014 às 22:43

    Oi Dani! Acompanho o blog há quase 1 ano e apesar de curtir muito o seu trabalho eu sou do tipo tímida que não comenta. Tenho meu blog, o Cravo e Panela, e achei que seria boa idea entrar em contato com as blogueiras que curto e socializar mais. Ano passado, meu domínio foi roubado por um hacker, e desde então deixei o blog meio abandonado, já que perdi quase todos meus leitores depois desse episódio. Decidi voltar a blogar de vez e estou super animada! Se você tiver interesse, visite o meu blog pra conhecê-lo, faço com muito amor. O endereço é www,cravoepanela.blogspot.com.br. Beijos e até mais!

  2. assumfran #1° segunda-feira 02 junho 2014 às 10:48

    Oi Dani, adorei sua receita!
    Somente a título de informação, tanto o Sour cream como a própria nata podem ser comprados no Pão de Açúcar são da marca Balkis…ou direto pelo site desta marca.

    Abç.
    Daniela

E você, o que achou? Comente!

  • * Você pode inserir estas tags no comentário: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>