Receita de Mousse de Chocolate

Home / Receitas de Doces e Sobremesas / Receita de Mousse de Chocolate


Eu jurava, de pé junto, que eu já tinha postado essa receita pra vocês. Fui fazer o mousse este final de semana e pedi pro Alceu acessar o meu blog (eu também consulto o meu blog… ora… rsrsrsrs). Quando me dei conta de que não tinha esta receita… fiquei chocada. Recorri ao meu “caderno de receita” todo surrado e sujinho. Tá bom né, fui fazendo o mousse e me sentindo a pior das blogueiras, com uma culpa tremenda. Como eu poderia esconder esta delícia de vocês?! Então, pra começar a semana me redimindo, aqui vai a minha receita espeical de mousse de chocolate, que o Alceu ama de paixão e volta e meia eu faço pra ele =)
Ingredientes
– 6 ovos*
– 6 colheres de açúcar orgânico
– 1 tablete de chocolate meio amargo ou com 60% de cacau
– 1 caixinha de creme de leite
– 1 colher de sopa de vinho do porto
* Não se assuste é ovo sim. A primeira vez que fiz esta receita quase cai pra trás quando li que tinha ovo. Mais vai com fé, porque o negócio fica bom demais.

Preparo
Primeiro, coloque o chocolate pra derreter em
banho-maria. Separe as gemas das claras, em duas tigelas diferentes. Na tigela das claras, bata com o açúcar até virar claras em neve e reserve. Depois, enxague os garfos da batedeira e bata as gemas que estão na outra tigela. Bata muito, muito mesmo, até ela ficar fofa e bem clarinha. Reparei uma coisa desta vez, quando o ovo não tá gelado, a gema batida fica mais fofinha… será que foi uma percepção equivocada?! Depois, junte o chocolate, já derretido, com a gema e bata até misturar tudo. Acrescente a clara em neve e bata mais. Desligue a batedeira e misture o creme de leite e o vinho do porto. Em velocidade baixíssima, dê uma última misturada.
Como não comemos muito doce aqui em casa, ao invés de colocar numa travessa grande, eu sempre coloco em potinhos individuais, assim não fica aquela coisa feia, não pega cheiro, dura mais na geladeira e não desperdiça. Um potinho é o tanto ideal para uma sobremesa. Eu sempre compro os potinhos com tampa. Custa baratinho, menos que R$5 e vem de 20 a 25 unidades. E pra ajudar o meio ambiente eu reutilizo umas 4 a 5 vezes, até eles ficarem feios e amassados.

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.