Essa receita me encheu os olhos quando a vi pela primeira vez. Apesar do visual, confesso que fiquei meio que sismada, achando que tudo iria ficar doce demais – estamos falando de batata doce né gente. Mas qual foi a minha surpresa quando dei a primeira garfada nessa tortinha linda e fofa. Ficou bem bom e se eu fosse você experimentava também. Então tá aí gente, uma receita bem simples de fazer, com o preparo muito rápido e o melhor, saudável e cheia de sabor.
Navegando pelo eFácil, achei esse forninho aqui lindão e queria compartilhar com vocês. Ele é todo em aço escovado com detalhes em preto, com 46 litros, o tamanho é excelente e tá com o preço ótimo, olha aí pra você ver.
Ingredientes para receita de torta salgada de batata doce e tomatinhos
- 4 batatas doce tamanho médio descascadas e cortadas em cubos
- 1 xícara de chá bem cheia de queijo ralado (pode ser parmesão, queijo curado, queijo coalho)
- 1/2 xícara de chá de creme de leite
- 1 ovo
- 1 cebola média
- 6 fatias de muçarela
- tomatinhos italianos ou cereja para colocar por cima
- pimenta-do-reino
- folhas de manjericão fresco
- sal a gosto
Porções
6 panelinhas desta da foto
Preparo
Cozinhe os cubos de batata doce até ficarem bem macios. Escorra e deixe esfriar um pouco. Pré-aqueça o forno a 200 graus. Num liquidificador ou mix bata tudo: batata doce, ovo, creme de leite, queijo ralado (mas deixe um pouquinho para jogar por cima depois), cebola, sal e pimenta a gosto. A massa vai ficar grossa mesmo. Unte uma assadeira ou panelinhas deste tipo com manteiga, coloque um pouco da massa, coloque muçarela e depois o restante da massa. Salpique o restante do queijo por cima e coloque os tomatinhos picados de comprido e as folhas de manjericão. Um fiozinho de azeite de oliva pra arrematar. Pronto, agora é só levar para o forno por +ou- 40 minutos ou até o centro da torta ficar firme e a sua superfície douradinha. Se precisar e você tiver a função grill no seu forno, coloque uns 3 minutinhos para finalizar. Tá pronto para você se deliciar.
Redes Sociais
Acompanhe o Cozinha Travessa nas redes sociais e fique por dentro das novidades:
Facebook
Twitter
Pinterest
Instragram
Youtube
Mais um pra série "vou ter que fazer hoje"!
Você vai amar Cris.
Eu pirei, de verdade. É muito saborosa =)
Daniiiiii… fiz no mesmo dia e de fato ficou bem saboroso! Só que, como não tenho as panelinhas, fiz em um refratário maior. Sóoooooo que ficou com consistência de purê, e não de torta. É assim mesmo?
PS: a cebola dá mesmo um toque especial. O tomatinho assado com o manjericão regado no azeite, meu Deus! Fiquei até imaginando fazer um assado só com esses ingredientes, acho q fica mega bom, né?
É isso mesmo Cris, fica com uma consistência de purê.
Eu amei essa torta, achei saborosa demais.
Beijos e obrigada por vir aqui contar a sua experiência =)
Amei ver a receita nessas suas lindas panelinhas, Dani. E pode deixar que já anotei a dica da muçarela! 😉
Legal Maria! Que bom que você aprovou!!!
Oi, meu marido não goste de coisa salgada misturada com coisa doce, tô tentando mostrar para ele q algumas misturas ficam legais mais normalmente ele torce o nariz! Outro problema é q ele não gosta de queijo, muçarela se estiver derretida ele ainda come sem reclamar muito mas outros tipos ele reclama, será q posso diminuir o queijo parmesão? E o manjericão fresco não encontro com facilidade, pensei em colocar um orégano no lugar, será q fica bom? E por fim, essa torta pode ser servida com um arroz e Saladinha? Muito obrigada pelas receitas maravilhosas!
Olá Marcela!
Pode diminuir sim. Na verdade o queijo ajuda a compor o sabor, já que a batata é bem doce e pode colocar o orégano sim, vai ficar bom.
Servi-la como um acompanhamento fica bacana também, eu servi junto com polenta e costelinha de porto =)
Beijos e obrigada por visitar o blog. Que bom que gosta das receitas!
me parece deliciosaaaaaaaaaaaa vou testar !! bjus
É sim Jussara, vale a pena fazer 🙂
Amo de paixão batata doce! Com certeza vai pro meu livro de receitas e quero prepará-la logo! Huuummm, água na boca já!
A torta é super fácil Paulinha, faz e me conta depois =)
Delícia! Tive o privilégio de participar desse almoço e só posso dizer que fui muito feliz com essa torta! Obrigada Dani! 🙂
Foi tudo de bom heim Tati =)
Será que dá para congelar?
Fiquei na dúvida agora Virgínia, tenho medo de ficar um pouco aguada e sem sabor, mas você pode testar.
Amei a foto Dani!! bjs
Valeu Andrea!
Beijos =)
Geeeente, essa torta fica maraaa!!!! Fez muito sucesso aqui em casa e é super prática!
É boa mesmo Daciane =)