Já que dei várias receitas de sobremesa para o Dia das Mães lá no meu Instagram Cozinha Travessa, hoje vou postar uma receita muito fácil que foi a minha mãe quem me mostrou. É um pudim de leite que não vai ao forno, isso mesmo, muito fácil de fazer. Eu fiz nas mini forminhas, pra ficar fofo e não é que ficou mesmo. Acho que esse é o famoso pudim de maria mole, alguém aí sabe me confirmar isso? Mas enfim, vale a pena, porque é fácil e o sabor fica igualzinho ao do pudim tradicional.
Rendimento
6 mini pudins
Ingredientes par receita de pudim de leite sem ir ao forno
Para o pudim
- 2 latas de leite condensado
- 2 caixinhas de creme de leite
- 1 xícara de chá de leite
- 1 envelope de gelatina sem sabor (diluída conforme a embalagem)
- 2 colheres de sopa de açúcar para caramelar as formas
Para a calda
- 2 xícaras de açúcar cristal
- 1/2 xícara de água quente
Preparo da calda
Numa panela coloque o açúcar e mexa em fogo médio até começar a derreter e a mudar de cor. Coloque a água aos pouquinhos e mexa até dissolver todo o açúcar, mas cuidado porque nessa hora espira muito. Não se desespere se o açúcar encher de pedrinhas, comigo aconteceu isso, mas é só deixar no fogo (sem mexer mesmo) que o açúcar vai desmanchando aos poucos e vai virando aquela calda bonita. Quando estiver no ponto de calda, nem muito líquida, nem muito grossa e também com aquela cor caramelo escuro, desligue o fogo e deixe descansar por 10 minutos.
Preparo do pudim
Hidrate a gelatina conforme a embalagem e dissolva no leite. Num liquidificador coloque o leite condensado, o creme de leite e leite com a gelatina e dissolva até formar uma mistura homogênea. Transfira para a forma de pudim caramelada ou para mini formas como eu fiz e leve a geladeira por no mínimo 3 horas ou de um dia para o outro. Desenforme e sirva.
Redes Sociais
Acompanhe o Cozinha Travessa nas redes sociais e fique por dentro das novidades:
Facebook
Twitter
Pinterest
Instragram
Leave a Comment