Se tem um ingrediente que nunca falta lá em casa é azeite e azeite tem que ser bom. Grande parte dos pratos salgados que faço, uso azeite e não óleo. E olha que dá para usar azeite até em sobremesa. A Andorinha tem uma linha completa de azeites que vai harmonizar com cada tipo de prato que você preparar aí na sua cozinha. E oh, esse é legítimo viu, azeite extra virgem sim senhor.
Produzido em Portugal desde 1927, são mais de 80 anos de tradição e credibilidade. Sempre preocupada em manter a qualidade e o reconhecimento da marca Andorinha, desde a colheita das azeitonas, até a escolha das embalagens. E embalagem é um ponto interessante para azeites, influenciam bastante, sem falar no bico dosador, que ajuda a economizar.
Eu escolhi uma receita muito prática e saudável para testar dois dos azeites Andorinha: Arroz Negro Cremoso. Com sabor acastanhado, aroma diferenciado, sabor exótico e marcante, o arroz negro é um dos mais antigos tipos de arroz colorido que existe no mundo. De alto valor nutricional, é originário da Ásia e sua cor muda para um roxo escuro após o cozimento. Na China, onde começou a ser cultivado há mais de 4 mil anos, o arroz negro era exclusividade dos imperadores. A lenda diz que é afrodisíaco, o que garantiu a ele o nome de “arroz proibido”, mas foi a fama de nobreza e as demais características do arroz negro, que conquistaram os chefs de países da região mediterrânea. É rico em ferro, proteínas e ômega 3 e baixo teor de gordura, conta com substâncias antioxidantes e garante a variedade de vitaminas concentradas na película que envolve o grão. Ponto pras dietas e a boa alimentação.
Na receita em questão os azeites utilizados foram o Azeite de Oliva Andorinha para refogar e o Azeite Andorinha Seleção para finalizar, mas adorei o Azeite Andorinha Orgânico. Ponto também para o Andorinha Spray que é o máximo, bem legal para temperar a salada no prato, com opção de gotas, fio e spray. E sem falar no Azeite Andorinha Vintage, indicado para sobremesas. Então, vamos a receita.
Rendimento
Para 2 pessoas
Ingredientes para receita de arroz negro cremoso com azeite Andorinha
- 1/2 xícara de chá de arroz negro cru
- 1 colher de azeite de oliva tradicional
- 1/2 cebola picadinha
- 3 xícaras de água filtrada fervente
- 2 colheres de creme de ricota ou creme de queijo minas
- sal a gosto
- azeite de oliva extra virgem Seleção para finalizar
Preparo
Aqueça o azeite e adicione a cebola até murchar. Junte o arroz e deixe refogar demoradamente. Acrescente a água fervente, adicione uma picada de sal e mexa. Tampe e deixe cozinha em fogo baixo de 30 a 40 minutos. Quando a água secar, misture o creme de ricota e desligue o fogo. Sirva finalizando com o Azeite Seleção.
Dicas para substituir o creme de ricota e incrementar o seu arroz negro
- lascas de bacalhau e pimentão em tiras finalizados com Azeite Extra Virgem Orgânico Andorinha
- camarões refogados no alho com Azeite de Oliva Tradicional Andorinha
- refogado de linguiça toscana e cebola cozidos no vinho com Azeite de Oliva Andorinha Seleção
Leave a Comment