Já que esta semana estou na nostalgia total com o final de semana passado no Resort Costão do Santinho em Florianópolis|SC, bateu uma outra saudade também, de uma pessoa simplesmente maravilhosa que conheci em Tiradentes|MG, quando fui visitar a fábrica da Burza lembram – é a Dona Zhayra. Oh pessoa sangue bom viu! Quando você conhece uma pessoa assim, ela realmente fica marcada no seu coração e tive a impressão que já conhecia ela há anos. Sabe aquela coisa de química, pois é, de tão especial que ela é, a visita foi inesquecível e ainda trocamos e-mails, aliás ela me enviou um e-mail esta semana que ainda preciso respondê-la.
E nesta visita inesquecível tive a honra de poder degustar este nhoque maravilhoso que é uma receita dela. Preparado especial por ela pra mim e para o marido, nos sentimos em casa com aquela família linda. Foi o melhor nhoque que já comi na minha vida. Comeria de novo e de novo e de novo. Gentilmente a Dona Zhayra me cedeu a receita e aproveito para mostrar pra vocês hoje em primeira mão. Espero que gostem, pois foi muito especial pra mim.
Rendimento
Para 6 pessoas
Ingredientes para a massa do nhoque da Dona Zhayra
- 8 a 10 batatas inglesas grandes (aquela da casca rosada)
- farinha de trigo (o quanto baste)
- 2 ovos (1 ovo para menos pessoas, 2 ovos para mais pessoas)
Ingredientes para o molho de frango
- 4 peitos de frango
- 1 cebola grande
- 4 dentes de alho
- óleo vegetal (sempre uso de canola)
- 1 colher de sopa cheia de extrato de tomate
- 6 tomates maduros em pedaços
- salsinha e cebolinha frescas
Preparo do molho de frango
Refogue o peito de frango em pedaços grandes na cebola e alho picadinho com um pouco de óleo e deixe fritar até pegar cor, ficando bem dourado. Depois acrescente os tomate, o extrato e deixe apurar por mais tempo, até o frango começar a desmanchar. Acrescente também a salsinha e cebolinha picadinhas. Se secar demais, acrescente um pouco de água.
Preparo da massa de nhoque
Descasque as batatas em cubos e cozinhe em água com uma pitada de sal. Escorre a água do cozimento das batatas e reserve para cozinhar o nhoque depois. Espreme as batatas com o espremedor e reserve. Para fazer a massa adicione 2 ovos as batatas e vá acrescentando a farinha de trigo aos poucos. Não tem uma medida certa, vá acrescentando e sentindo a massa. Misture com as mãos mesmo, deixando a massa um pouco mole e grudenta. Depois, faça rolos dá espessura de um dedo grosso e corte o nhoque +ou- 2 cm cada pedacinho. Ferva novamente a água do cozimento das batatas e coloque delicadamente um punhado de massa, quando a massa subir, retire com a ajuda de uma espumadeira. Faça isso com toda a massa e sirva com o seu molho de frango.
Redes Sociais
Acompanhe o Cozinha Travessa nas redes sociais e fique por dentro das novidades:
Facebook
Twitter
Pinterest
Instragram
Leave a Comment