Se tinha uma receita que eu morria de vontade de fazer e ainda não tinha feito era a massa caseira. Juro pra vocês, nunca tinha feito em casa, mas depois desta tentativa, que foi um sucesso, eu me apaixonei. Que delícia gente. E pra quem diz que não dá pra fazer massa caseira sem cilindro, ilusão porque dá sim. Eu não tenho o utensílio, me arrisquei e foi um sucesso total!
É claro que optei por uma massa mais fácil, já que ia cortar na faca mesmo, então fiz um parpadelle, que é mais larga. Obviamente que para fazer um espaguete tem que usar o cilindro. Para esticar a massa eu fui de rolo de macarrão mesmo e foi super tranquilo. Fiquei muito surpresa, de verdade, porque estava com medo da receita ser um fiasco. Fiquei metida agora, tô querendo até fazer capeletti da próxima vez… kkkkk.
Ingredientes para receita de parpadelle caseiro
- para 2 pessoas
- 200 gamas de farinha de trigo
- 2 ovos
- 1 pitada de sal
- 1 fio de azeite de oliva extra virgem
Preparo
Coloque a farinha num bowl e no centro da farinha faça um buraquinho com os dedos e quebre os ovos. Coloque a pitada de sal e o fio de azeite. Mexa com um garfo começando pelos ovos e depois misturando a farinha. Quando não der mais para misturar com o garfo, transfira para uma bancada lisa, limpa e enfarinhada. Comece a misturar com as mãos delicadamente e deixe sempre mais farinha por perto, caso precise e se precisar, salpique um pouco mais. Vá amassando a massa até que ela comece a desgrudar da bancada e das suas mãos. Isso deve durar em torno de 15 minutos. Quando ela estiver lisa, homogênea e desgrudando de tudo, faça uma bola e coloque-a no bowl novamente, deixando descansar por certa de 20 minutos. Depois deste tempo divida a sua bola de massa em 4 a 5 partes. Se tiver cilindro é a hora de usá-lo, mas se não tiver faça como eu fiz: enfarinhe novamente a bancada e pegue um dos pedacinhos da massa, enfarinhe o rolo de macarrão também e comece a abrir a massa, o mais fino que você conseguir. Depois da massa aberta, corte tiras de 1 1/2 cm cada e coloque-as sobre um pano de prato limpo e seco. Faça isso com todos os pedacinhos da massa e depois cubra as tiras com outro pano limpo, deixando repousar por mais 20 minutos. Depois disto sua massa estará pronta para ser usada. Enrole algumas tiras de massa nos dedos formando ninhos. Se quiser fazer uma quantidade maior de massa, tudo bem, você pode guardá-las na geladeira por até 4 dias em saquinhos de alimentos vedados. Agora é só cozinhar a massa em água fervendo e abundante e um fio de azeite, mas atenção: a massa caseira não não pode cozinhar por muito tempo, no máximo 4 minutos. Use o molho que você preferir. Eu servi com molho vermelho basílico e parmesão ralado na hora. Ficou boooom!
Acessem o blog da Germer Porcelanas e as redes sociais e fiquem por dentro de várias novidades sobre gastronomia, turismo, casa e decoração e muitos outros assuntos:
Facebook da Germer
Pinterest da Germer
Twitter da Germer
Massa caseira é maravilhosa!!!
Faço essa mesma receita, mas sem o azeite.
Da próxima vez vou usar…
Olá Nadia!
O azeite dá um toque um toque especial na massa e de certa forma deixa ela mais saborosa.
Beijos =)
Dani, você também pode deixar a massa secar e depois congelar… fica uma delícia também!!
beijos
Pois é menina, já recebi essa dica.
Valeu =)
Oi Dani!
Meu esposo utilizou esta massa para fazer uma lasanha e ficou maravilhosa, ele só a deixou mais fininha… Ele adora o seu blog e eu também, você já faz parte do nosso dia a dia! Obrigada!
Que delícia ouvir isso Lilian! Obrigada, de verdade!
Huummm, ótima ideia, vou testar como lasanha também.
Beijos pra vocês dois =)
Será que dá pra fazer o capeletti com essa mesma massa?
Bjos!
Dá sim Paulinha. Da próxima vez vou fazer pra postar =)
Nossaaa… Adorei! FDS será feito CAPELETTI então! Ai que delícia! Achei muito simples… Espero que não me "embanane" toda! kkkkk… Nossa, o aspecto está divino! Obrigada por compartilhar Dani! Beijão!!! ♥
Olá Paulinha!
Você vai ver como a massa é deliciosa.
Depois conta como ficou.
Beijos =)
Daniiiiiiiiiiiiiiiiiii, conseguiiiiiiiiiiiiiiii!!!! Bem que vc disse que era fácil, estou passada!!!! Já tinha visto o Rodrigo Hilbert fazer e realmente parecia fácil. Como não tinha o rolo de macarrão, usei uma garrafa de vinho e funcionou do mesmo jeito! Claro que da próxima será com rolo de macarrão, vou tomar vergonha na cara e comprar um. Usei tomate pelado pro molho, temperei com manjericão <3 Beijos, Clara!!
Que Delíciiiiiiiiiiiiiiiiaaaaaaaaaaaaa Clara!
Legal demais você ter feito. Perfeito usar a garrafa como rolo de macarrão.
Tomate pelado é tudo de bom meninas, tem estoque em casa… kkkkk…
Beijos Querida =)