Há tempos alguns leitores pedem receitas do tipo, então hoje vou dar um presente para vocês: leitores saudáveis, naturebas ou até mesmo alérgicos a glúten e/ou lactose. Aqui vai uma receita curinga de um pão super fácil que aprendi com a minha linda amiga Fabi – do Figos & Funghis. É um pão sem glúten e sem lactose e pra melhorar ainda mais a situação – é feito no liquidificador. É muito, mas muito fácil de fazer. Eu não estou muito acostumada com farinha de arroz, que tem o sabor mais forte e também o cheiro, mas o pão ficou gostoso sim. E pra quem já é adepto aos produtos sem glúten, vai amar esse pão. Vejam como é simples de fazer. Ah, os ingredientes são encontrados facilmente em lojas de produtos naturais.
Ingredientes para receita de pão sem glúten e sem lactose
- 3 ovos (de preferência orgânicos)
- 3 colheres de sopa de azeite de oliva (ou óleo de girassol ou de canola)
- 1 caixinha de creme de leite de soja
- 1 colher de sopa de açúcar demerara
- 1 colher de chá de sal
- 1 xícara de chá de farinha de arroz
- 1/2 xícara de chá de trigo sarraceno
- 1/2 xícara de chá de farinha de mandioca
- 1 colher de sopa de fermento seco instantâneo (saquinho de 10 gramas)
- 1 colher de café de bicarbonato de sódio
- 1 xícara de chá de leite zero% lactose (ou leite de soja, de arroz, de amêndoas, de painço ou até mesmo água se não encontrar nenhum deles)
Preparo
No copo do liquidificador coloque os ovos, o azeite, o creme de leite, o açúcar e o sal e bata bem. Depois, com o liquidificador desligado, junte a farinha de arroz, o trigo sarraceno, a farinha de mandioca e vá adicionando aos poucos o leite, mexendo com a ajuda de uma colher se precisar. Volte a bater tudo novamente e por fim juntar o bicarbonato de sódio e o fermento e bata rapidamente, apenas para misturar aos últimos ingredientes. A massa fica bem líquida e lisa. Despeje a massa em uma forma de bolo inglês untada com azeite (ou óleo de girassol) e enfarinhada com trigo sarraceno ou com farinha de arroz. Deixe em um local fechado e morno (coloquei dentro do forno desligado com um pano de prato limpo por cima) por uns 20 minutos até a massa crescer. Depois de crescer, leve ao forno pré-aquecido 180 graus por 30 minutos ou até que esteja completamente assado. Faça o teste do palito para se certificar que o pão está assado por dentro. Tá pronto o seu pão super light.
Redes Sociais
Acompanhe o Cozinha Travessa nas redes sociais e fique por dentro das novidades:
Facebook
Twitter
Pinterest
Instragram
Que farinha de mandioca é essa? Conheço somente aquela amarelinha que é muito conhecida no norte do país e a gente come com a refeição junto com peixe ou carne ou no arroz com feijão.
É essa mesma Fernanda!
Olá.
Adorei seu blog,seria ideal para fazer parte do Portal Teia,se quiser participar é só nos fazer uma visitinha, vários grandes já estão lá.
Até mais
Dani, suas fotos ficaram lindas amiga! Este pão é mesmo uma solução muito saudável, principalmente para aqueles que tem intolerância a gluten e lactose.
Beijão!
Não é mesmo Amiga!
É um curingão na cozinha =)
Esse pão é uma delícia!
Fiz essa semana e ficou muito bom! 😉
Obrigada pela receita!
Que bom que você fez e veio aqui contar Fernanda.
Beijos e boa semana =)
Fiz na semana passada por indicação de uma amiga!
Ficou ótimo, dá pra acrescentar ainda linhaça, gergelim e chia que fica mais nutritivo e não perde nem no sabor, nem na textura!
Esse pão tem sido minha salvação pra restrição de gluten e lactose!
Obrigada!
Que bom que gostou Lorrane, fora que ele é super fácil né.
Ótima dica para acrescentar os grãos.
Beijos =)
ja comi esse pão muito gostoso . Amanhã vou fazer um com essa receita
Legal Adelia. Depois vem contar aqui. Beijos =)