Que isso Daniele, que nome comprido pra receita é esse e outra, farelo de gorgonzola, ahhh, tá bom é só gorgonzola mesmo… kkkkk… A abóbora japonesa é aquela verde escuro por fora e alaranjada por dentro, mas se você não encontrar, pode fazer com a outra, que é alaranjada por fora, vai ficar bom do mesmo jeito. Eu não quis misturar no começo do cozimento, porque não queria o meu risoto alaranjado, por isso optei pelos cubos pré-cozidos e mais firmes. Eu nunca tinha comprado aquela carne seca que vem numa caixinha, sabem qual? Ela não é refrigerada, é só abrir a caixa e usar. Gostei, porque poupa o trabalho de cozinhar, dessalgar e desfiar, ela já é pronta para o consumo. Gostei demais, vale experimentar.
Ingredientes para receita de risoto de carne seca, com cubos de abóbora japonesa e farelo de gorgonzola
- 6 xícaras de café de arroz arbóreo (receita para 6 pessoas)
- 1 caixinha de carne seca desfiada pronta para o consumo
- 1/3 de abóbora japonesa em cubos sem casca e pré-cozidos
- 2 colheres de sopa bem cheias de manteiga sem sal + 1 colher para finalizar
- 2 litros de caldo de carne (2 litros de água quente + 2 tabletes ou sachês de caldo de carne)
- 1 cebola média picadinha
- 150 ml de cachaça
- gorgonzola (o quanto baste)
- sal e pimenta do reino a gosto
Preparo
Etapa 1
Descasque a abóbora e pique em cubos. Coloque na água e leve ao fogo apenas para amaciá-la, não é para cozinhar e deixar desmanchar. Escorra a água e reserve. Em uma panela grande aqueça a manteiga e a cebola picadinha. Deixe refogar. Acrescente a carne seca e deixe fritar bem. Acrescente o arroz arbóreo (sem lavar), mexa bem e deixe refogar mais um pouco. Mexa constantemente de forma a não queimar o arroz, que não deve ficar dourado, apenas incorporar os ingredientes. Depois de 1 minuto diminua o fogo para médio e adicione a cachaça. Continue mexendo. Nesta etapa todo o álcool da bebida vai evaporar.
Etapa 2
Assim que o álcool for absorvido pelo arroz começar a secar, comece a acrescentar as primeiras conchas do caldo de carne quente, que deve ficar pronto antes de você começar o risoto. Acrescente sempre, duas conchas por vez. Você agora não deve parar de mexer, não se esqueça de esfregar o fundo da panela com a colher deixando o fundo bem limpo para que o arroz não grude. Vá acrescentando mais conchas de caldo, a medida que a água for secando. Deixe o risoto secar um pouco mais e continue mexendo e experimentando, observando sempre a textura do arroz e continue acrescentando mais caldo.
Etapa 3
O ponto do arroz deve ser al dente e a esta altura o arroz já triplicou de tamanho e rendeu, enchendo a sua panela, então se você ficou com o olho gordo e colocou mais arroz do que eu falei, pode ter certeza, a essa altura você deve estar falando (porque eu não segui a medida da Dani… kkkk). Acrescente agora os cubos de abóbora e misture bem. O risoto não pode secar, ele tem o aspecto babento mesmo, não é soltinho como o arroz comum, ele é papado, aliás, muito papado. Tem gente que gosta dele igual uma sopa e na verdade esse é o jeito correto, mas tem gente que gosta com um pouco menos de caldo, como eu. Experimente para ver se haverá necessidade de colocar sal, se houver coloque um pouco, mas lembre-se que você vai colocar um pouco de gorgonzola por cima. Desligue o fogo e adicione a colher de manteiga, que deverá deve estar bem gelada, no centro da panela. Misture delicadamente, sem encostar a colher na manteiga, ou seja, misture pelas bordas da panela, de forma que manteiga fique no meio e vá se desfazendo aos poucos. Isso ajudará o seu risoto a ficar com brilho e dar um gostinho especial. Sirva imediatamente com gorgonzola esfarelada por cima e pimenta do reino moída na hora. E risoto é assim, acabou de fazer tem que comer. Bom apetite!
Dio mio, esse eu vou fazer…só vou esperar minhas amigas que virão no carnaval!!!!
Ahhh aprendi fazer risotos com você!! E num parei mais!!!
essa combinação deve ser o cão de bão!!! bjs
Que delícia saber disto Val! Fico feliz demais!
Eu adoro risoto menina, é um dos meus pratos favoritos.
Beijos pra você Querida =)
Dani,
Já disse em outro comentário que fiz aqui em seu Blog.
Amo suas receitas. Posso te dar uma sugestão?
Que tal acrescentar receitas de sanduíches aqui?
Suce$$o!
Eusa
Olá Eusa!
Que bom gosta de verdade das receitas.
Adoro sanduíche, mas não faço muito em casa. Vou ver se acho algumas receitas diferentes para colocar.
Beijos =)