Sexta-feira passada foi dia de amigos em casa e muitas crianças para brincarem com o Edu. E nada como um risoto pra esquentar a minha cozinha. Aliás, esquentou de fato, porque começaram as chuvas e logo vieram as aleluias, aqueles bichinhos que perdem as asinhas, sabem?! As janelas e portas precisam ficar fechadas, porque elas ficam enlouquecidas com as lâmpadas e assim corremos o risco de comer um risoto de aleluias. Já falei desse bichinho aqui no blog, até porque aleluias sempre me lembram que o Natal está chegando e eu bem que gosto desta data. Já estou programando montar a decoração de Natal lá em casa, para o final de outubro. Não quero nem saber se tem data certa pra montar árvore. Como fiz o Alceu, se deixasse eu já montava em Julho… rsrsrsrsrs…
Ingredientes para receita de risoto de carne seca defumada, com banana frita e couve
- 6 xícaras de café bem cheias de arroz arbóreo (receita para 6 pessoas)
- 4 folhas de couve picadas bem fininhas
- 500 gramas de carne seca defumada cozida e desfiada
- 3 bananas da terra picadas em cubinhos e fritas
- 2 colheres de manteiga sem sal + 1 colher para finalizar
- 2 1/2 de caldo de carne (2 1/2 de água + 3 tabletes ou 3 sachês de caldo de carne)
- 1 cebola média picadinha
- 1 taça de cachaça
- 150 gramas de queijo parmesão ralado
- sal à gosto
Preparo
Etapa 1
Antes de tudo cozinhe a carne seca na pressão, por uns 30 a 40 minutos. Se necessário, troque a água e volte para pressão por mais alguns minutos. Escorra a carne, desfie muito bem, tirando a gordura e reserve. Pique as bananas em cubinhos, frite e reserve. Pique também a couve, o mais fino que você conseguir e reserve. Ah e prepare o caldo de carne também. Em uma panela grande aqueça a manteiga e a cebola picadinha. Deixe fritar, aumente o fogo e acrescente a carne desfiada. Mexe e refogue por alguns minutos. Adicione o arroz (sem lavar), mexa bem e deixe fritar. Mexa ele constantemente de forma a não queimá-lo, ele não deve ficar dourado, apenas incorporar na manteiga. Depois de 2 ou 3 minutos diminua o fogo para médio e adicione a cachaça. Continue mexendo. Nesta etapa todo o álcool da bebida vai evaporar.
Etapa 2
Assim que o álcool for absorvido pelo arroz e secar, comece a acrescentar as primeiras conchas do caldo quente, que deve ficar pronto antes de você começar o risoto. Acrescente sempre, duas conchas por vez. Você agora não deve parar de mexer, não se esqueça de esfregar o fundo da panela deixando o fundo bem limpo para que o arroz não grude. Vá acrescentando mais conchas de caldo, a medida que a água for secando.Vá experimentando o arroz e observando a textura e continue mexendo.
Etapa 3
Junte a banana frita e continue acrescentando caldo e mexendo. O ponto do arroz, deve ser al dente e a esta altura o arroz já triplicou de tamanho e rendeu, enchendo a sua panela. O risoto não pode secar, ele tem o aspecto babento mesmo, não é soltinho como o arroz comum, ele é papado mesmo, aliás, muito papado. Adicone o queijo ralado e provavelmente o ponto do arroz já estará muito bom. Experimente para ver se haverá necessidade de colocar sal. Acrescente a couve picadinha e mexa mais um pouco. Desligue o fogo e adicione a colher de manteiga, que deverá deve estar bem gelada, no centro da panela. Misture delicadamente, sem encostar a colher na manteiga, ou seja, misture na lateral da panela, de forma que manteiga fique no meio e vá se desfazendo aos pontos. Isso ajudará o seu risoto a ficar com este brilho e da o gostinho especial. Sirva imediantamente acompanhando mais queijo ralado e uma pimentinha a parte.
Hummmm a banana da um toque maravilhoso!!! boa receita
Receita deliciosa! Deixou a nossa equipe babando por aqui…
Aliás, parabéns pelo blog!
Um forte abraço.
RS….Achei a maior graça neste post. Aqui a gente conhece esses bichinhos pelo nome de Siririca. è um inferno, cai asa de siririca na casa inteira e se a gente num ficar esperta, dentro das panelas.kkkkk.
Tb adoro enfeitar a casa pro Natal e num to nem ai se tem dia certo. Aliás, que dia é dia certo?????rs
Adorei a receita do risoto, vou fazer no final de semana.
Bjo pra todos vcs ai.
Dani,
Adorei a idéia de receita! Acho que já vou testar nesse fds!! Vc acha que fica legal substituir o queijo parmesão pelo queijo coalho? Combina com carne seca né? De repente dar uma fritadinha nele, cortado em cubinhos, como fez com a banana… Outra coisa, vc esqueceu de especificar a qtdade do caldo de carne. 3 tabletes em quanto de água fervente?? Muito obrigada! Beijos!
Amo de paixão risotos e essa combinação carne seca com banana frita deve ter ficado deliciosa! O seu ficou lindo! Já fiz risoto de carne seca e virou um dos meus preferidos, irei testar com banana frita e couve 😉 Beijos! Tereza
Achei muito legal a receita e irei estar ela
uma pitada de pimenta do reino acho que seria mais um toque interessante, excitante..
Dani, testei o risoto, com algumas adaptações! Passa lá no meu blog pra ver! Mencionei vc! Beijão!
Esse risoto fez o maior sucesso. Meus filhos adoraram e um amigo que almoçou comigo repetiu umas cinco vezes.
Estou fazendo a maior propaganda.
Também sou de Uberlândia mas, moro em Cuiabá-MT.
Um abraço