As 1ª papinhas do Edu

Olá Pessoal!
Essa semana vou inicial com um assunto muito esperado pelos leitores e leitoras do Cozinha Travessa – as 1ª papinhas do Edu. Quero deixar claro, que vou passar aqui as minhas experiências como mãe. O que eu vou fazer, não posso dizer que é a verdade absoluta, são apenas erros e acertos de uma mãe de primeira viagem tentando fazer o melhor pelo seu filho. Então, me desculpem se eu falar alguma coisa equivocada. Estou aberta para todas as sugestões possíveis.

Cada pediatra segue uma linha, então, não podemos discutir aqui, o que é certo ou errado. O que temos que fazer é pesquisar, escutar os mais experientes, usar o bom senso e o nosso estinto materno. A indicação do pediatra do Edu foi para iniciarmos com frutas, mas precisamente: banana, mamão, pêra e maça.

A primeira fruta que dei para o Edu foi uma banana maça e ele adorou. Ao contrário do que muitos dizem, o intestino dele não prendeu com a banana maça, mas atualmente estou dando a banana prata e de vez enquando, volto para a maça. Esta semana vou introduzir a banana da terra, que além de bem doçinha é uma excelente fonte de ferro. Uma coisa legal que já faço é colocá-lo no seu cadeirão, que fica na cozinha. Edu já é um bebê muito duro. Ele já está quase sentando sozinho, então faço isso, por este motivo. Bom que ele vai se costumar desde cedo a comer no cadeirão.

Tive muita dificuldade com a pêra e a maça, pois ao contrário da banana e do mamão, não dá pra amassar até virar uma papinha. Para solucionar o problema da pêra, começei a utilizar a pêra portuguesa, porque ela é bem mole e doce e dá pra amassar até virar papinha, mas a maça ainda não descobri uma variedade mais adequada. O que ando fazendo também, na mamadeira da noite é bater um pedaço da fruta no leite (fórmula). Já bati a própria maça, mamão e essa semana morango. Ele está adorando. Como diz a minha amiga Ismália: “Isso é coisa de mamãe de segundo filho.” A principal preocupação aqui é lavar as frutas com muito cuidado e observar as fezes do bebê, tanto quanto a cor, textura e odor, atentando-se para ver se o intestino vai soltar ou prender. E lembre-se: sempre consulte o pediatra do seu bebê.

Edu começou a comer exatamente no dia 31 de maio, a papinha doce e a reação foi a melhor possível. Aceitando conselhos de mães mais experientes, não demorei a dar a papinha salgada, que foi no dia 21 de junho, mas vou falar sobre este assunto, ainda essa semana.
Uma coisa que sempre fizemos com Edu, desde o início é colocá-lo na cozinha para ele sentir os aromas, barulhos das panelas e ver eu e o Alceu comendo. Sempre almoçamos com ele perto de nós e acredito que isto seja um ótimo estímulo para ele.

Então é isso Pessoal, agora que o Edu começou a comer, um mundo de possibilidades vai se abrir e eu quero dar o melhor exemplo pra ele. Vou aproveitar este canal, para compartilhar com vocês as experiências gastronômicas do Edu e também para dar dicas sobre diversos assuntos como receitas para crianças, alimentação infantil, educação, segurança e outras.

Espero que vocês gostem do que vou falar por aqui e conto com a ajuda das mamães mais experientes para poder enfrentar esta nova fase com muita tranquilidade e segurança!

More Reading

Post navigation

14 Comments

  • Dani, com a maça a minha mãe me dava raspadinha. Cortava ao meio, tirava a semente e ia raspando com a propria colher e me dando. Ela ficava com a coscistencia da papinha e era delicia.

    É uma das lembranças mais marcantes que eu tenho da minha infância

  • Engraçado né Dani…Ontem mesmo a gente tava aqui, desejando q o parto do Edu fosse muito feliz. Numa piscada de olhos o Edu ja ta ate comendo gente….Meu Deus do céu…tá voando, ele ta crescendo rapido demais…. Ele tá tão lindo Dani….Fico imaginando q daqui a pouco ele ja vai estar pela sua cozinha, te pedindo pra fazer o prato predileto dele..rs….. è, o tempo voa mesmo…bjo pra vcs

  • eu ia falar a mesma coisa que a Maria Clara do primeiro comentário. Frutas como maçã e pera basta vc cortá-las ao meio e com uma colherzinha vc vai raspando e "cavando" a polpa. Nem precisa sujar pratinho nem nada, já vai raspando e dando pro Edu. No final só vai sobrar a "carcaça" da fruta. O Edu está mto lindo… um fofo, parabéns! bjos e ótima semana pra vcs

  • Oi, parabens pelo Edu ele esta cada dia mais fofo =]

    Eu não sou mãe e como a Maria Clara Alcântara disse a minha mãe tambem dava a maça raspadinha para gente. (Cortava ao meio, tirava a semente e ia raspando com a propria colher) Ela fazia com a maçã vermelha e a verde tambem e todo mundo adorava. Aqui em casa todo mundo comia maçã assim ate o pediatra liberar para morder rs rs rs
    beijinhos
    Mary

  • Oi que graçinha, já vim muito aqui mas quase não comento, portanto gostaria de dar uma diquinha, sabe aquela maça mais fofinha? Então conte ela ao meio e raspe um uma colherzinha, é uma boa idéia para introduzi-la na alimentação do seu filho, nao sou mãe mas minha mãe me disse que fazia assim comigo e cá estou. hahahahahaha Boa sorte, AMO seu blog!!

  • Olá, eu trabalho com crianças já faz bem uns 5 anos, e no meu primeiro emprego cuidava de crianças da idade do seu filho ou pouca coisa mais, e eles sempre comiam papinha de frutas tambem! uma dica a respeito da maçã, é ralar ela no ralo fino ou raspar com a colher, da bem certinho, e eles adoram!
    Espero ajudar 😉

  • Bom dia Dani, tudo bem,? Antes de mais nada quero lhe agradecer pelos pratos que tem apresentado e me presenteado com os sabores e oportunidades de surpresas que já proporcionei com eles. Obrigado! Seu filho é lindo e foi mais que irreverente a conversa sobre as primeiras papas, pois em breve espero ser pai de primeira viagem também. Que Deus abençõe você e sua família!

  • ola dani. esta sendo muito gratificante acompanhar o lindo edu nas suas primeiras papinhas pois meu filhote acaba de completar 4 meses e o pediatra dele ja liberou as papinhas para ele. e estou muito feliz pois vou comecar seguindo suas experiencias obrigado bjs.

  • Dani, vou anotar todas as receitas. O João Pedro completou 4 meses sábado e amanhã temos consulta com o pediatra. Acho que ele vai liberar alguma frutinha. Quantos meses o Edu tinha qdo começou com a papinha?
    Bjossss

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *