Seguindo a temporada de caldos e afins, para aproveitar o friozinho que tá fazendo, hoje vou mostrar uma receitinha da minha mãe. Vocês já ouviram falar de quibebe??? Eu pesquisei na internet e a maioria das receitas que achei foram de abóbora, mas achei algumas indicações falando que o quibebe de mandioca é o mais tradicional. O quibebe é tipo um pirão, mas com pedaços bem cozidos, quase desmanchando. Anota aí a receitinha da minha mãe e aproveita pra esquentar um pouco as suas noites. A ideia do bacon por cima foi do meu pai!
Receita de quibebe de mandioca
- mandioca picada miúda e sem a raiz (aquele fiozinho do meio)
- açafrão
- 1 caldo de galinha
- alho picado
- bacon
- pimenta de cheiro
Preparo
Numa panela refogue o alho com óleo e coloque o açafrão. Coloque a mandioca picada e lavada. Deixe o açafrão incorporar e acrescente água para cozinhar a mandioca e deixar o caldo engrossar. Acerte o sal, tampe e deixe cozinhar até a mandioca ficar bem molinha e o caldo ficar bem grosso. Se precisar, coloque mais água. Pra servir, um punhado de bacon bem fritinho e sequinho. Se quiser pode jogar um queijo ralado também.
Delícia de receita, Dani, vou fazer qualquer dia desses, aqui no Sul tá super frio!
Bjs
Dani…
Amo quibebe, minha mãe também faz um delicioso… do mesmo jeito da sua receita, com uma pimentinha…
Bjs
Lívia
Dani,
confesso que eu ainda não conhecia o seu blog – achei lindo!! Estou atualizando meus feeds esses dias e o seu vai direto para lá. Volto mais vezes, com certeza (pena que no Google Reader, todos os blogs ficam com a mesma cara…).
Um abraço!
Carol Jardim
—
http://www.raizdegengibre.com
adorei a receita ! Tente tambem fazer de abobora com gengibre, fica simplesmente divino !! =)
amei essa receita!! super barata ,facil e parece ser deliciosa!!
AAAAAAAAAAhhhhhh o bacon!!!!hahaha
Dani, uma hora ele iria aparecer, né?
bjos
OLHA EU AHEI QUE ERA O UNICO A DEFENDER MINHA QUERIDA MÃEZINHA, MAS ESSA REALMENTE É A RECITA QUE APREDI COMO QUIBEBEBE DE MANDIOCA, AS OUTRAS SÃO VACA ATOLADA MESMO…
Adoro quibebe Marcelo e um caldinho de vaca atolada então… huuuummm…