Oi Pessoal!
Esses dias chuvosos e com o tempo louco aqui em Uberlândia|MG rendeu um belo de um resfriado no Edu, o que anda deixando-o enjoadinho e a gente morre de pena, mas logo vai passar. Hoje, sabadão e com a ajuda do Alceu pra olhar o Edu, fui pra cozinha e rendeu um belo de um risoto e uma sobremesa que mostrarei logo mais. Então, para os adeptos e aproveitando o período de Quaresma, aqui vai uma sugestão deliciosa pro almoço de amanhã.
Ingredientes para a receita do risoto de salmão defumado com gengibre e alcaparras
- 2 xícaras de café (bem cheias) de arroz arbóreo (arroz para risoto)
- 1 cebola média cortada bem miudinha
- 2 colheres de sopa bem cheias de manteiga sem sal + 1 colher para finalizar
- 1 dose de cachaça
- 1 1/2 litros de caldo de legumes ou de peixe
- 2 colheres de sopa de alcaparras
- 2 colheres de sopa de gengibre em conserva ou gengibre fresco
- 100 gramas de salmão defumado
- OBS: se quiser usar o gengibre em pó, utilize apenas 1 colher
Preparo
Etapa 1
Em uma panela grande aqueça a manteiga e a cebola. Deixe fritar, aumente o fogo e adicione o arroz (sem lavar), mexa bem e deixe fritar. Mexa ele constantemente de forma a não queimá-lo, ele não deve ficar dourado, apenas incorporar na manteiga. Depois de 2 ou 3 minutos diminua o fogo para médio e adicione a cachaça, você vai perceber que o risoto ficará vermelho. Continue mexendo. Nesta etapa todo o álcool da bebida vai evaporar.
Etapa 2
Assim que o álcool for absorvido pelo arroz e secar, comece a acrescentar as primeiras conchas do caldo quente. Acrescente sempre, duas conchas por vez. Você agora não deve parar de mexer, não se esqueça de esfregar o fundo da panela deixando o fundo bem limpo para que o arroz não grude. Vá acrescentando mais conchas de caldo, a medida que a água for secando.Vá experimentando o arroz e observando a textura e continue mexendo, acrescendo caldo e acrescente o gengibre.
Continue acrescentando caldo e mexendo. O ponto do arroz, deve ser al dente e a esta altura o arroz já triplicou de tamanho e rendeu, enchendo a sua panela. O risoto não pode secar, ele tem o aspecto babento mesmo, não é soltinho como o arroz comum, ele é papado mesmo, aliás, muito papado. Acrescente o salmão e as alcaparras. Experimente para ver se haverá necessidade de colocar sal. Normalmente, eu não coloco sal nos meus risotos, só em último caso. Adicione a colher de manteiga, que deverá deve estar bem gelada, no centro da panela. Misture delicadamente, sem encostar a colher na manteiga, ou seja, misture na lateral da panela, de forma que manteiga fique no meio e vá se desfazendo aos pontos. Isso ajudará o seu risoto a ficar com este brilho e da o gostinho especial. Sirva imediantamente.
Dani, me descupe, mas como médica gostaria de te informar, que "mucosa nasal" é simplesmente o nome da membrana interna que recobre o nariz…e todos nos temos. Vc não quiz dizer que seu filho está com secreção nasal? Ou congestão nasal????
Dani, eu amo salmão defumado! Já fiz muita coisa com ele, mas nunca risoto. Deve ter ficado MARA!
Tadinho do Edu, então está dodoizinho, mas vai melhorar logo, com uma mãe tão dedicada cuidando…
Beijos,
Fabi
Hum… fiquei com vontade!
Hummm.. adoro risoto.. já fiz 2 vezes em casa, mas o meu fica empapado demais… o seu fica mais soltinho.. devo estar errando em alguma coisa!
Beijocas para baby
Conheci seu blog através de uma reportagem do ClicRBS e gostei muito… já adicionei aos meus preferidos e passei para os meus amigos também. Parabéns.