Oi Pessoal!
Como anda esse começo de semana?!
Edu fez 1 mês de vida ontem, dia 28 de fevereiro e ele está cada dia mais fofo e saudável. Bom, hoje vou trazer pra vocês uma típica receita nodestina – o baião de dois. Comemos essa delícia lá na casa dos nossos queridos amigos Wadson e Alcinete, que além de amigos são nossos eternos vizinhos e companheiros. O Wadson aprendeu a receita com a Vó Cleonice, que avó da Alcinete. A Nete é de Teresina|PI é uma figuraça, além de uma amiga muito carinhosa e especial. Segundo o Wadson é preciso respeitar a tradição da receita e devemos ressaltar os principais ingredientes que são o arroz e o feijão. Vejam como é fácil de fazer:
Ingredientes para receita de baião de dois
- 4 xícaras de arroz
- 2 xícaras de feijão de corda ou feijão verde
- 150 gramas de queijo coalho cortado em cubos
- coentro ou salsinha
- pimenta de cheiro à gosto
- 1 cebola média
- 2 dentes de alho
- sal à gosto
- 2 colheres de óleo
Preparo
Frite o arroz no óleo com alho amassado, cebola picada e sal, acrescente diretamente o feijão de corda (ou feijão verde), a pimenta de cheiro e o coentro (ou salsinha) picados (reserve um pouco da pimenta e coentro para o final) e misture bem. Acrescente água para refogar, mantendo o fogo alto e assim que secar diminua o fogo e acrescente um pouquinho mais de água, apenas para finalizar o cozimento dos grãos. Acomode os cubos de queijo coalho sobre o arroz e tampe, para derreter um pouco e assim que você abrir a tampa, salpique a pimenta de cheiro e o coentro picados que você reservou.
Dica do Wadson: Você pode encontrar o feijão de corda em feiras livres ou no mercado municipal (aqui em Uberlândia|MG), agora já o feijão verde terá que ter alguém gente fina como a Vó Cleo, que mora no nordeste, para trazer para você… hahaha…
bom dia,
gostei muito do seu blog e pelo que li… e nada melhor que o vinho para acompanhar as refeições bem preparadas…
Peço-lhe um um favor, que coloque o link do nosso blog no seu site para que as pessoas também possam conhecer mais sobre vinho…
Forte abraço
http://vinho-umritmodevida.blogspot.com/
O que acho mais legal é que mesmo com o baby essa Cozinha está a todo vapor..rsss
Dê muitos apertos nele por mim!
Beijocas
Parabéns pelo bebê!
Baião de dois é uma daquelas receitas que sempre quis fazer, mas nunca corri atrás! Achei super fácil a sua receita e vou comprar o feijão pra fazer aqui em casa!!! Deu mta vontade!!! 😉
Adoro vir aqui e ver essas receitas deliciosas.
Parabéns!!
Esse seu baião me deu vontade de copiar. Faz tempo que eu não como!!!
Tava passeando pela internet e te encontrei… Quanta coisa boa. Vou te seguir, tá?
Aproveito para um convite: Você não quer participar da blogagem coletiva que estou divulgando no meu blog? Entra lá e vê se publica alguma coisa junto com a gente. Pode ser até mesmo essa aqui. É só acrescentar a menção da blogagem…
Me visita sempre, adoro!
Bjs
Deborah
http://www.delicias1001.com.br
Blogagem:
http://www.delicias1001.com.br/2011/02/blogagem-c…
Dani eu amo baião de dois! É realmente divino este prato nordestino, outro dia vi o Olivier preparando um com linguiças e manteiga de garrafa, morri de vontade!
Beijos,
Fabi
Essa pimenta?? Qual é? Arde muito??? Bjus no Edu!
Eu faço aquele feijão sete graos e tem feijão… fica uma delícia tbm…
Esse arroz aí da foto parece muito bom mesmo… e você ainda colocou umas biquinhos em cima e aí deu o toque né? hmmmmmmmm de água na boca!
Parabéns pro Edu!
Fiz o baião de dois! ficou mto bom!!! 😉
Essa receita é para servir quantas pessoas? Porque vou fazer para + ou – 35 pessoas.
Olá Lelio!
Dá para 6 a 8 pessoas.
Hummmm vai ser especial heim… boa sorte!
Beijos =)