Receita de risoto de linguiça toscana

foto de risoto de linguiça toscana
Domingão à toa e você procurando uma receita pra fazer no almoço. Acertei?! Que tal um risoto bem fácil e diferente, risoto de linguiça toscana. Ficou muito suave o sabor. É só você deixar a linguiça ferver antes, mas tendo cuidado para não deixar ela estourar, senão fica sem graça. Olha aí os ingredientes.

Ingredientes para o risoto de linguiça toscana

  • 1 xícara de chá* bem cheia de arroz arbóreo (arroz para risoto)
  • 1/2 cebola corta bem miudinha
  • 2 colheres de sopa de manteiga sem sal + 1 colher para finalizar
  • 1/2 taça de vinho branco seco de boa qualidade
  • 1 1/2 litros de caldo de carne
  • linguiça toscana
  • 150 gramas de queijo parmesão ralado
  • * utilize 1/2 xícara de chá por pessoa

Preparo do risoto

Etapa 1
Numa panela com água, coloque a linguiça na água e deixe ferver, por uns 20 a 30 minutos, mas cuidado pra ela não estourar a pele. Fique de olho. Aqueça o caldo separadamente e em outra panela “grande” aqueça a manteiga. Adicione a cebola e refogue. A partir daí a receita pede a sua atenção total e você não deve se afastar da panela. Aumente o fogo e adicione o arroz, mexa bem e deixe fritar. Mexa ele constantemente de forma a não queimá-lo, ele não deve ficar dourado, apenas incorporar a manteiga. Depois de 2 ou 3 minutos diminua o fogo para médio e adicione o vinho branco e continue mexendo. Ele vai chiar e você deve misturar todos os ingredientes da panela, nesta etapa todo o álcool da bebida vai evaporar.

Etapa 2
Assim que o vinho for absorvido pelo arroz e secar, acrescente a primeira concha de caldo quente. Você agora não deve parar de mexer, não se esqueça de esfregar o fundo da panela deixando o fundo bem limpo para que o arroz não grude. Vá acrescentando mais conchas de caldo, a medida que a água for secando.Vá experimentando o arroz e observando a textura e continue mexendo. A esta altura a linguiça já estar boa. Escorra e pique em pedaços miúdos. Acescente ao risoto e continue mexendo.

Etapa 3
Continue acrescentando caldo e mexendo. O ponto do arroz, deve ser al dente. É quando você morde no grão e ele ainda está firme. Preste atenção também na quantidade de caldo, porque o risoto não é soltinho como o arroz, ele é papado mesmo, aliás, muito papado. Experimente para ver se haverá necessidade de colocar sal. Acrescente o queijo parmesão ralado, mexa e desligue o fogo e adicione a colher de manteiga, que deverá deve estar bem gelada, no centro da panela. Misture delicadamente, sem encostar a colher na manteiga, ou seja, misture na lateral da panela, de forma que manteiga fique no meio e vá se desfazendo aos pontos. Isso ajudará o seu risoto a ficar com este brilho e da o gostinho especial.

More Reading

Post navigation

3 Comments

  • Oie Dani hoje é o primeiro dia que navego no seu blog , e ja estou enlouquecida com tanta coisas boas !!!! Estou descobrindo o universo dos blogs e se vc puder visitar o meu o endereço é http://fogaoterapia.blogspot.com/ .
    Adorei a receita do risoto e quero ver se eu faço hoje mesmo !! é pratica e facil de fazer . Se vc puder me da umas ajudinhas depois eu agradeço !!! Muito obrigado

    Beijos

  • Meu primeiro risoto não deu certo…tentarei esse… hehehe
    Parece estar delicioso…nada como uma receita Sadia neh hehehehhehe
    bjsssss

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *