Sábado, já tá virando rotina, a gente acorda, Alceu vai correr no condomínio e eu vou preparar o nosso café da manhã. Quer coisa melhor! Sábado passado, aproveitei pra fazer o bolo de fubá da minha amiga Lígia. Outro dia fomos lá na casa dela e tinha um bolinho desse. No começo, achei até que era mané pelado, porque tava molhadinho, não parecia de jeito nenhum bolo de fubá. Certeza que peguei a receita né!
Oh, mas tem que tomar muito cuidado pro bolo não “batumar“. A Lígia me disse que isso é uma questão de sorte mesmo, que quando a Clau (a ajudando dela) não tá com a mão boa, ela nem faz, porque vai batumar. Como eu fiz pra comer bem quentinho e logo depois que saiu do forno, foi ótimo, mas depois o meu “batumou”… foi péssimo isso… mas essa semana vou tentar de novo. O meu cresceu horrores, depois deu uma muchada e depois “batumou”. Será que se eu deixar esfriar dentro do forno é mais seguro??? Bom, mas vamos a receita, porque vale a pena!
Ingredientes para a receita de bolo de fubá
- 1 xícara de farinha de trigo
- 1 xícara de fubá
- 1 1/2 xícara de açúcar orgânico
- 1 xícara de queijo ralado (queijo curado, comprado no mercado)
- 1 xícara de leite integral
- 1 xícara de óleo de canola
- 3 ovos
- 1 pitada de sal
- 1 colher de pó royal
- 2 colheres de manteiga de leite
Preparo
Bata todos os ingredientes no liquifificador. Unte uma forma co m manteiga e farinha de trigo, depeje a massa e leve ao forno pré-aquecido. Deixe assar por volta de 40 minutos. Polvilhe canela e açúcar para servir.
Dani, que receita mais gostosa! Fubá com queijo curado nunca provei, mas se você diz que é bom eu acredito porque pela receita me parece mesmo incrível!
Ontem fiz uma receita sua em casa, no almoço. Todos amaram, vou postar esta semana no blog!
Beijinhos,
Fabi
que cara de cremoso meu deus! amo bolo de fubá! beijo!
Oi Dani, sabe que adoro passear no seu site. E esse bolo de fubá está com uma cara ótima. Vou fazê-lo logo.
Beijos e obrigada
Oi Dani…qdo vi seu bolo deu água na boca.
Corri pra fazer. Diminuí 2 dedos do oleo. O bolo cresceu, ficou lindo! E não batumou. Todos em casa adoraram. bjosss
É bem assim que eu gosto de bolo de fubá, molhadinho. Vocês mineiros são mestres… Beijos, Ju