Bom Dia Pessoal!
Pra começar a semana bem, olha que coisa mais fofinha esse pepino agridoce.
Eu peguei a receita no livro Nigella Express. A receita original pedia endro, mas eu não tinha. Aí salpiquei um gergelim preto, presente da minha amiga Alcinete. Olha como é fácil:
Ingredientes
– 2 pepinos japoneses (aquele compridão que a gente pode comer a casca)
– vinagre (usei o vinagre de maça)
– sal
– açúcar
– gergelim preto
– shoyo
Preparo
Lave bem os pepinos com bucha e sabão. Pique em rodelinhas bem finas. O mais fino que você conseguir. Coloque numa bacia pequena e tempere à gosto, usando o vinagre, o sal e açúcar. Não tem medida certa. Vá colocando e experimentando. Coloque num recipiente bem bonito, salpique gergelim e sirva com o hashi, molhando no shoyo. O joguinho japonês foi presente dos amigos queridíssimos Rogerinho e Michele, da Nonsense Filmes.
Posso dar uma dica? Antes de acrescentar os outros ingredientes tempere as rodelas de pepino somente com o sal e as mantenha sob pressão com um peso por uma hora. Despreze a água que se juntará. Esta desidratação as torna ainda mais crocantes.
Parabéns pelo blog!!!
Hummm, me deu água na boca!!!!!!
Adorei a dica!!!
beijinhos
Oi, Dani. Eu fervo o vinagre de maçã com um pouco de água, o sal, o açúcar e uma pitadinha de pimenta do reino. Desligo o fogo, acrescento o shoyu, coloco as fatias de pepino cortadas muito finas no processador e abafo. Ao final do processo as fatias estarão transparentes. Tiro o excesso de líquido, transfiro para uma vasilha e acrescento o gergelim preto. Fica muito bom! Abraços.
Gente, vou seguir as dicas de vocês.
Podem ter certeza.
Obrigada =)
Acho que 'receita' que não tem medida certa, não pode ser chamada de receita, concorda? Ou você transcreve uma receita, ou já avisa de cara que só você sabe fazer porque tem 'instinto'.