Acreditem se quiser: “EU NUNCA TINHA FEITO STROGONOFF”.
É uma realidade dura, mas é verdade… rsrsrsrsrsrs… bom, mas sábado passado, chuvoso e preguiçoso, perdi o medo (ou sei lá o que era) e fiz. Não segui nenhuma receita, apenas lembrei de como minha mãe fazia.
Ingredientes (para 2 pessoas)
– 300 a 400 gramas de alcátara ou filé picados para strogonoff
– 1 creme de leite de caixinha
– 1 colher de sopa ketchup
– 1 colher de café de mostarda
– 1/2 polpa pequena de tomate
– cebola
– alho
– óleo de canola
– palmito ou champignon
Preparo
Tempere a carne à gosto, com sal marinho algum outro temperinho que você goste. Numa frigideira fundae grande, coloque óleo, a cebola e oalho picadinhos. Deixe refogar e coloque a carne. Quando a carne estiver bm fritinha, acrescente a polpa, o creme de leite, o ketchup e a mostarde. Mexa bem, acerte o sal, acrescete o palmito em rodeas e deixe cozinhar mais um pouco. Se você não tiver batata palha, para acompanhar, cozinhe umas batatas (mas não deixe ficar mole demais), pique em rodelas grossas e refogue na manteiga com orégano. Tempere cm um pouqinho de sal e pronto.
Olha Dani, por ser primeiro tu ganha nota 10 pela foto viu, nem parece q nunca fez, a aparência tá ótima e aposto que o gosto tb.
Vc ainda foi bem contida fazendo a batata light, eu não aguento e me mato na fritura para acompanhar…rs
Bjs
HUM!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!Adoro….., so que no lugar do palmito uso sempre cogmelos…rsrsrs…nem sei escrever "Champingnhon?!!!!!
Dani, na minha casa sempre tem strogonoff, seja de carne, frango e camarão! Experimente da próxima vez: flambar a carne com conhaque, e substituir a polpa de tomate por tomates bem maduros. Fica uma delícia! beijos
Dani, como é engraçado …às vezes a gente se dá conta de que receitinhas tão basiquinhas a gente nunca fez né!??!O seu ficou lindão! eu amo strogonof!
Bjos
Dani, acho que strogonoff é um dos pratos que eu mais faço, principalmente porque sou vegetariana e o strogonoff de soja agrada mesmo aos carnívoros. 😉
palmito só se realmente não tiver champignon… pra mim é champignon é soberano. agora…. batata cozida combina também?
Gente, obrigada pelos elogios e pelas dicas.
Vou confesar, não gosto de champignon, acreditam, mas neste dia, não coloquei porque "realmente" não tinha, aí tinha um palmitinho e acabei fazendo a substituição.
Mattoso,
Aprendi a fazer com batatas cozinha, na manteiga e no orégano, com a minha mãe. Fica bom sim, experimenta um dia pra você ver!
Ô Dany, uma imagem vale mais que 1000 palavras(fotoshop não vale…) o seu prato ficou 1000 e se você não for casada já pode casar(brincadeirinha) ou se você quiser o Zé vai aí experimentar e levar o vinho(tinto?) para dois ou três pessoas…né?.
Um abração e um beijo babão de fome.