Receita de Filé ao Molho Madeira

Engraçado como tem dias que a gente tá com boca pra comer alguma coisa específica. Outro dia destes o Alceu me pediu filet ao molho madeira. Então tá né… rsrsrsrs… O filet é uma carne que eu ando gostando de comer. É uma das poucas carnes vermelhas que sito vontade de comer de vez enquando. Não que eu seja vegetariana, não, mas de uns 8 anos pra cá, meu organismo vem rejeitando um pouco a carne vermelha. Mas vamos lá né, um bom filet, macio e suculento, não faz mal a ninguém. Quando eu compro a peça de filet mignon, eu peço pra cortar em postas, aí chego em casa, divido em saquinhos e congelo. Coloco uns 5 pedaços em cada saquinho e uma peça de filet dá pra fazer de 3 a 4 saquinhos, assim fico com um estoque garantido.

O preparo é muito simples, você tempera com sal ou com algum tempero pronto que você goste. Não precisa temperar com antecedência, tempera na hora que for faz mesmo. Esquente uma frigideira com um pouco de azeite de oliva e disponha os filets lado a lado. Não precisa tampar, ficar mexendo, nem virando, porque você vai virar uma única vez, senão o filet fica duro. É só deixar no ponto que você gosta e depois acrescentar o molho madeira. Eu não fiz o molho, usei um pronto e o último que usei foi o da Master&Food. Ele é uma delícia, não tem aquele gosto forte de vinagre. Aí é só despejar o molho na frigideira, acrescentar champignon, tampar e deixar refogar um pouco. Eu coloquei o champingon inteiro, pra ficar mais bonito. Lembre-se de não fique mexendo demais, pra não endurecer a carne. Eu acrescentei palmito também.

Depois de pronto é só servir com um arroz branquinho e batata palha. Precisa de mais alguma coisa?!

Aproveitando o post, quero mandar um super beijo pra todos que passam por aqui “quase todos os dias”, em especial para a minha amiga Nívea, que me disse no sábado passado, que a rotina dela quando liga o computador pela manhã é olhar os e-mails e depois passar no Cozinha Travessa pra dar uma espiada nas novidades… rsrsrsrs… valeu Nivinha =)

O COZINHA TRAVESSA é feito com muito carinho, pra vocês.

Ah, outra novidade, hoje começo um curso de culinária de 3 dias, com um chef brasileiro, mas italiano de coração – Júlio Cordeiro. Depois conto mais detalhes pra vocês.

Beijos e uma boa semana!

More Reading

Post navigation

14 Comments

  • Dani, eu amo filet! Um molhinho pronto de boa qualidade faz a diferença pela praticidade né!?!? Já que acho meio trabalhoso fazê-lo passo a passo!
    Bom curso! Aproveite bastante e trasmita aqui o que aprendeu! Bjos

  • Dani, a gente não se conhece, mas eu tb acesso o seu site praticamente todos os dias, eu adoro passar por aqui. Sou como a Nívea, adoro ver as novidades do site. Um bjo pra vc. (Eu conheço a Nívea, rsrs, através da minha amiga Lara Stoque). Bjão.

  • Ah, esqueci de te falar, eu mesmo faço o molho madeira, é super fáci, depois posso te ensinar tbem. Bjim pra vc e pro Netinho. Saudades

  • Oi Dani!!! Acabei de ver a receita do seu filé ao molho madeira, também faço muito lá em casa pois o Ricardo adora. Mas além da batata palha e do arroz faço legumes na manteiga também. Fica muito bom!!! Já que vc está apreciando o filé depois vou te passar uma receita de filé com molho de gorgonzola, fica uma delicia e pode acompanhar ou com torradas, ou pão ou macarrão tipo penne. Mas o especialista mesmo nessa receita é o Ricardo. Você vai adorar!!! Bjim

  • Oi Dani, adorei a foto, dá uma mega vontade d comer!!!
    Eu queria muito ter feito esse curso, mas só soube dele no dia do início, aí fiquei c medo d nao ter vaga mais… Depois vc passa p gente as dicas q aprendeu ta! adoro comida italiana! please!
    Ah, e tb sou como a Nívea viu, a 2ª pagina q abro todos os dias é a sua! adoroooo!!!
    bjin e bom trabalho!

  • Queridas da minha vida!
    Fico muito feliz em saber que todas vocês gostam do blog, entram e voltam.
    Podem ficar tranquilas que este final de semana, vou testar algumas receitas que aprendi no curso e vou contar tudo aqui… claro!
    Beijos 1000 =)

  • Nossa Dani, que delícia!!! Eu também não curto carne, mas um filezinho ao molho madeira de vez em quando….é tudo de bom!!! Bjs, adorei!!

  • Ola Dani,
    aqui acolá assumo a direção da cozinha, e agora estou testando as receitas de Bife ao Molho madeira, o primeiro teste saiu meio azedo,pois fiz com o molho inglês… voce pode me passar como fazer um molho em casa mesmo? na sua receita você comprou pronto, só que moro no interior e tem que preparar mesmo… ví alguns molhos com o vinho madeira… você sabe preparar algum com molho Ingles?
    DEUS TE ABENCOE!!! tua familia..
    Pastor Adenelson Botelho – Canaã dos Carajás – Pará

  • Me desculpe, mas cozinheiro que se preze tem que saber cozinhar e não apenas usar molho pronto pra esquentar. Não gostei. Isso, pra mim, não é cozinheiro e nem receita.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *