Receita de Risoto de Atum e Alho em Lascas

Home / Receitas de Peixes e Frutos do Mar / Receita de Risoto de Atum e Alho em Lascas


Bom Dia Gente!
Quaresma acabando, Sexta-feira Santa já tá aí, todo mundo louco pra poder comer o ovo de páscoa no domingo e muita gente ainda no ritual de não comer carne vermelha. Então, respeitando as tradições, aí vai mais uma receitinha com peixe pra vocês. A bola da vez foi o atum em conserva. Eu tinha uma latinha lá em casa e tava a fim de um risotinho domingo passado, só pra mim e o alceu mesmo. O duro foi acertar a medida, mas me dei bem. Na hora, fiquei com medo do atum. Eu pensei: “Hum, esse negócio vai ficar sem graaaaaça…” mas depois de pronto, eu me surprendi.
Ingredientes (receita para 2 pessoas)
– 1 xícara de chá* bem cheia de arroz arbóreo (arroz para risoto)
– 1/2 cebola corta bem miudinha
– 2 colheres de manteiga sem sal + 1 colher cheia para finalizar
– 1/2 taça de vinho branco seco de boa qualidade
– 1 1/2 litros de caldo de legumes ou caldo de peixe
– 1 latinha de atum em conserva
– 1/2 pacote de queijo parmesão ralado
– 2 colheres de sopa de alho em lasca
* a quantidade do arroz parece pouco, mas foi ideal, até mesmo porque, eu e o Alceu não temos costume de repetir, mas se você ficar com medo, coloque mais 1/2 xícara.

Preparo
Etapa 1
Aqueça o caldo. Em uma outra panela “grande” aqueça a manteiga. Adicione a cebola e refogue. A partir daí a receita pede a sua atenção total e você não deve se afastar da panela. Aumente o fogo e adicione o arroz, mexa bem e deixe fritar. Mexa ele constantemente de forma a não queimá-lo, ele não deve ficar dourado, apenas incorporar a manteiga. Depois de 2 ou 3 minutos diminua o fogo para médio e adicione o vinho branco e continue mexendo. Ele vai chiar e você deve misturar todos os ingredientes da panela, nesta etapa todo o álcool da bebida vai evaporar.

Etapa 2
Assim que o vinho for absorvido pelo arroz e secar, acrescente a primeira concha de caldo quente. Você agora não deve parar de mexer, não se esqueça de esfregar o fundo da panela deixando o fundo bem limpo para que o arroz não grude. Vá acrescentando mais conchas de caldo, a medida que a água for secando.Vá experimentando o arroz e observando a textura e continue mexendo.

Etapa 3
Quando você perceber que o arroz tá começando a ficar menos duro, acrescente o atum e as lascas de alho e continue acrescentando caldo e mexendo. O ponto do arro, deve ser al dente. É quando você morde no grão e ele ainda está firme. Preste atenção também na quantidade de caldo, porque o risoto não é soltinho como o arroz, ele é papado mesmo, aliás, muito papado. Quando já estiver pronto, acrescente o queijo ralado rapidamente, mexa e experimente para ver se haverá necessidade de colocar sal. NEste caso, eu não coloquei, porque já tinha sal no queijo e no caldo. Desligue o fogo e adicione a última colher de manteiga, que deverá deve estar bem gelada, no centro da panela. Misture delicadamente, sem encostar a colher na manteiga, ou seja, misture na lateral da panela, de forma que manteiga fique no meio e vá se desfazendo aos pontos. Isso ajudará o seu risoto a ficar com este brilho.

Montagem
Coloque um pouco de risoto de risoto no prato e salpique cebolinha para finalizar.
Regar com um bom azeite de oliva também vai bem, na hora de comer.

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.