Receita de risoto de açafrão com filé de frango ao molho brie com amêndoas

Home / Receitas de Carnes e Aves / Receita de risoto de açafrão com filé de frango ao molho brie com amêndoas


Esse negócio do meu amigo Fávio Zago morar em São Paulo não tá dando certo, porque toda vez que ele vem eu tenho que invertar um prato pra fazer pra ele e pra Lu… rsrsrsrsrs… brincadeirinha. Ter a casa sempre cheia de amigos especiais é muito bom, ainda bem que o Edu já tá se acostumando coma casa cheia. A propósito, quero mandar um beijo para o Pai da Lú, que descobriu o meu blog e a Lu disse que ele acessa todo dia e quando ele contou pra Lú ela disse que já tinha comido um monte de pratos que estavam no blog … rsrsrsrsrs…

Bom, esse prato aí eu inventei na última sexta-feira. Como não tenho saído muito de casa, não tenho ido ao supermercado. Eu tinha um açafrão que ganhei de presente do meu amigo Gera, marido da Ana Flávia (lembram, da minha professora de yoga que fez aquele jantar indiano) pois é, como eu nunca tinha usado tal iguaria e tão cara, resolvi fazer um risoto só com ele. Mas não se iludão em pensar que vai ficar com aquele gosto de açafrão que a sua mãe faz no frango de molho, na verdade, não achei muito gosto nele, mas a cor realmente ressaltou. Talvez não tinha uma quantidade suficiente, não sei, mas resolvi arriscar. Pra acompanhar, um filé de peito de frango que tinha congelado e que incrementei com um molho de queijo brie e amêndoas tostadas. Pergunta aí se não ficou bom?!

Ingredientes para a receita do risoto de açafrão

  • arroz arbóreo (arroz para risoto)
  • 1 cebola média cortada bem miudinha
  • 2 colheres de sopa bem cheias de manteiga sem sal + 1 colher para finalizar
  • 1 taça de cachaça
  • 1 1/2 litros de caldo de legumes
  • 1 colher de sopa de açafrão
  • * utilize 1 xícara de chá por pessoa de arroz arbóreo

Preparo

Etapa 1
Em uma panela grande aqueça a manteiga, adicionando a cebola e açafrão. Deixe fritar bem para o açafrão soltar a cor e o aroma. Aumente o fogo e adicione o arroz (sem lavar), mexa bem e deixe fritar. Mexa ele constantemente de forma a não queimá-lo, ele não deve ficar dourado, apenas incorporar na manteiga. Depois de 2 ou 3 minutos diminua o fogo para médio e adicione a cachaça, você vai perceber que o risoto ficará vermelho. Continue mexendo. Nesta etapa todo o álcool da bebida vai evaporar.
Etapa 2
Assim que o álcool  for absorvido pelo arroz e secar, comece a acrescentar as primeiras conchas do caldo quente. Acrescente sempre, duas conchas por vez. Você agora não deve parar de mexer, não se esqueça de esfregar o fundo da panela deixando o fundo bem limpo para que o arroz não grude. Vá acrescentando mais conchas de caldo, a medida que a água for secando.Vá experimentando o arroz e observando a textura e continue mexendo e acrescendo caldo.

Etapa 3
Continue acrescentando caldo e mexendo. O ponto do arroz, deve ser al dente e a esta altura o arroz já triplicou de tamanho e rendeu, enchendo a sua panela. O risoto não pode secar, ele tem o aspecto babento mesmo, não é soltinho como o arroz comum, ele é papado mesmo, aliás, muito papado. Experimente para ver se haverá necessidade de colocar sal. Adicione a colher de manteiga, que deverá deve estar bem gelada, no centro da panela. Misture delicadamente, sem encostar a colher na manteiga, ou seja, misture na lateral da panela, de forma que manteiga fique no meio e vá se desfazendo aos pontos. Isso ajudará o seu risoto a ficar com este brilho e da o gostinho especial. Sirva imediantamente.

Ingredientes para receita de filé de frango ao molho brie com amêndoas

  • filé de peito de frango
  • tempero pronto (mistura de alho, pimenta e sal)
  • azeite de oliva extra virgem
  • 1 queijo brie
  • 1/2 copo de leite
  • amêndoas em lascas

Preparo

Aqueça uma frigideira eregue o azeite. Tempere os filés grossos de peito de frango com o seu tempero pronto e coloque na frigideira bem quente. Tampe e deixe selar. Depois, sem ficar mexendo e virando, deixe a carne cozinhar e ficar bem douradinha. Numa outra panela, coloque o brie e acrescente o leite, deixando o queijo derreter. Numa assadeira, leve as amêndoas ao forno para tostar, vá mexendo e fique de olho para não queimar. Na hora de servir, jogue o molho de brie sobre o frango e espalhe amêndoas sobre o prato, juntamente com o risoto de açafrão.

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.