Receita de camarão alho e óleo com gengibre e saquê e o Mercado do Ver-o-peso lá em Belém|PA

Home / Receitas de Aperitivos e Entradas / Receita de camarão alho e óleo com gengibre e saquê e o Mercado do Ver-o-peso lá em Belém|PA


Ficar quase uma semana fora é loucura, mas valeu a pena.
Semana passada fui convidada para visitar a fábrica e a fazenda da Sococo, lá em Belém|PA. Foi uma viagem linda e um mergulho na gastronomia paraense. Um tanto quanto diferente da nossa, mas cheia de curiosidades. Muita gente já ouviu falar do tal do Mercado do Ver-o-Peso, que fica localizado na cidade velha, às margens da Baía do Guajará. É a maior feira livre da América Latina. Inaugurado em 1625, era entreposto fiscal, onde se media o peso exato das mercadorias para se cobrar os impostos para a coroa portuguesa.


É um passeio divertido, cheio de cores, aromas, pessoas engraçadas, espalhadas por tudo quanto é canto, comendo muito peixe frito com açaí. Mas o açaí que eles comem por lá é bem diferente do que comemos por aqui, como suco energético. Ele é bem grosso e puro, parece uma massa corrida com gosto de terra… kkkk… e eles misturam açúcar, farinha de mandioca ou farinha de tapioca. Lá se come açaí com peixe frito no café, no almoço, no jantar e no lanchinho da tarde. Mas peculiaridades gastronômicas a parte, pra quem gosta de cozinhar, o Mercado do Ver-o-peso é uma atração. Com suas milhares de castanhas, carnes secas, farinhas, o famoso tucupi e muita banca de camarão seco. Eles desidratam o camarão ferventando em água com sal e os bichinhos ficam lá coloridos e dentro de cestos lindos. As frutas diferentes também se destacam na feria e o carinho dos vendedores com os turistas, me chamou bastante a atenção. Tem até pato vivo para você comprar e ir pra casa o pato no tucupi.

E quem não gosta de uma ajudinha para os problemas da vida?! Lá no Ver-o-peso você encontra as mais diversas ervas para chás, pomadas, banhos de descarrego e tudo mais que você imaginar. Fora os óleos, perfumes e loções que dão aquela ajudinha básica, como o atrativo do amor, óleo da bota, atrativo para os negócios, perfume do cala boca, tira olho grande  e até o cheiro do Pará, pra você levar para a casa.

O Alceu pra variar não resistiu e comprou 1kg de camarão seco. O resultado foi a foto lá de cima, um delicioso camarão alho e óleo com gengibre e saquê, numa plena segunda-feira com semana de feriado.

Ingredientes para receita de camarão alho e óleo com gengibre e saquê

  • camarões secos dessalgados com casca e rabo
  • gengibre (o quanto baste)
  • 1 dose de saquê
  • sal e pimenta a gosto
  • cebolinha fresca
  • 1 limão grande
  • alho picadinho
  • azeite de oliva extra virgem

Preparo

Como compramos o camarão seco e salgado tivemos que dessalgar antes, igual bacalhau, deixando na água filtrada de um dia para o outro e trocando a água umas duas vezes. Depois só tiramos a cabeça. Numa vasilha esprema um limão grande no camarão. Eu fiz umas 2 mãozadas de camarão. Tempere com um pouco de sal, pimenta do reino moída na hora e gengibre em pó, usei 1 colher de café de gengibre.  Numa frigideira coloque azeite no fundo e uma colher de sopa de alho picadinho. Deixe esquentar e coloque o camarão. Espere uns 2 minutos e coloque 1/2 dose de saquê. Espere o saquê evaporar, sacudindo a frigideira e salpique a cebolinha picada. Pronto, pode servir com um vinho branco bem gelado.

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.