Oi Gente! E esse friozinho bom que anda fazendo…
Eu adoro frio, mas desde o dia que virei mamãe, eu pude perceber o poder que o tempo exerce nas nossas crianças. Então, não posso dar bobeira com o meu Edu. Ontem, chegamos em casa e o Alceu sugeriu que eu fizesse um caldo. Não tinha muita coisa em casa, aliás, quero me preparar para fazer muitos caldos, cremes e sopas neste inverno. Pois bem, eu tinha um punhado de mandioca congelada, que sobrou do último churrasco e carne moída. O caldo é simples, mas inovei na hora de servir.

Ingredientes para receita de caldo de mandioca

  • mandioca cozida* (uns 5 pedaços grandes)
  • 250 gramas de carne moída
  • 1 pimenta de cheiro
  • cebola e alho
  • cebolinha
  • 2 colheres de sopa cheias de caldo de carne líquido da Maggi

* a gente sempre tem um saquinho de mandioca no congelador, seja ela sobra de churrasco ou aquela mandioquinha que você ganhou da vizinha, da tia que tem chácara e etc… rsrsrsrs…

Preparo

Numa frigideira grande coloque 1 fio de óleo, a cebola e o alho picadinho e adicione a carne moída. Quando eu faço carne moída, já faço 1 kg de uma vez, aí eu congelo pra usar em outra receita. Deixe a carne refogar, soltar a água e começar a dar aquela fritadinha. Adicione a pimenta de cheiro picadinha e deixe a carne começar a dar uma tostada. A carne fica muito saborosa e você nem precisa colocar sal. Enquanto isso, numa panela coloque 1 litro de água e a mandioca (já cozida e congelada). Deixe ferver e adicione o caldo. Depois bata essa água marrom com os pedaços de mandioca no liquidificador ou use o mixer (se você tiver). Acerte o sal do caldo e pronto. Pra servir, coloquei numa xícara de chá, salpiquei carne moída e cebolinha por cima. Coloquei na mesa um potinho com mais carne moída, pra gente ir colocando mais sobre o caldo e o crocantíssimo da Pulmann. Ficou fofo e delicioso!

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.