Receita de mousse de gorgonzola

Publicado por Dani OliveiraThursday, 30 October 2008


Navegando pelas minhas cozinhas favoritas, achei uma receita no Blog SABORES DA LICA que me chamou a atenção. Uma mousse de Gorgonzola. A Lica é uma goiana que mora em terras paulistas e o blog dela tem receitas bem interessantes. Vale a pena conferir. E não posso deixar de citar a minha chara e amiga cozinheira Dani do CASA DE FARINHA, que foi de onde a Lica pegou a receita. Blog que também adoro. A receita original pedia 300 gramas de gorgonzola, mas eu só tinha um pedaçinho de 140 gramas e foi esse tanto mesmo que usei… rsrsrsrsrs… o resultado foi ótimo. Ele é super simples de fazer e vai dar um ar requintado nos seus petiscos no próximo jantar que você fizer. É uma boa pedida para um churrasco também.

Ingredientes

  • 1 xícara de chá de água
  • 1/2 cubo de caldo de galinha (mais eu usei o cubo inteiro)
  • 1 pacote de gelatina sem sabor
  • 300 gramas de queijo gorgonzola (eu usei um pedaço de 140 gramas)
  • 1 caixinha de creme de leite
  • 1/4 de uma cebola grande
  • Salsa e cebolinha

Preparo

Dissolva a gelatina em meia xícara de água fervente, dê uma hidratar primeiro na água fria e depois leve ao microondas. O restante da água é para dissolver o caldo de galinha. Depois bata no liquidificador o queijo, a gelatina (já dissolvida), o caldo de galinha (também já dissolvido), a cebola, o creme de leite e a salsa e cebolinha picadinhos, até que fique tudo bem misturado. Coloque numa taça ou em tigelinhas pequenas. Unte levemente antes com azeite e leve para gelar. Desenforme antes de servir. Para que o meu mousse desenformasse perfeitamente, como ficou na foto, eu esquentei uma água, coloquei numa bacia pequena e deixei a tigela com o mousse por alguns segundos, depois foi só colocar num prato bonito, virar e limpar com o guardanapo o que havia escorrido. Decorei com salsinha e um ramo de alecrim e servi com torradas. Você pode servir também com bolachas levemente salgadas.

Receitas e artigos relacionados:

6 pessoas comentaram

  1. Natalia Monday 11 May 2009 às 10:53

    LINDO!

  2. Tatiana #1° Friday 31 July 2009 às 19:27

    Oi Dani, estava procurando receita de risoto de funghi e cheguei no seu blog!!

    Adorei, meus parabéns!!

    Sobre o mousse de gorgonzola eu já fiz e realmente fica uma delícia.Todos pedem a receita, mas a minha não vai cebola e bem salsa e cebolinha, é igual a sua porém sem esses dois ingredientes.

    Vou fazer a receita do risoto, depois conto o resultado.

    Beijos

    Tati

  3. Taiana Sarmento #2° Tuesday 15 December 2009 às 20:45

    Irei fazer o mousse de gorgonzola. Ggostaria de umas sugestões de acompanhamento para servir o mousse, e tb sugestão de decoração da bandeija para desenformar ele.

  4. carola duarte #3° Friday 07 May 2010 às 09:20

    Cozinha travessa no meu blog…

    Confere la dani

    Beijo

  5. Neli #4° Tuesday 29 March 2011 às 08:28

    Oi Dani.

    Procurando receita de mousse de maracujá encontrei seu bolg. Adorei. Parabéns! Serei visitante assídua. Luz e Paz para você. Bjo.

  6. Rosângela #5° Friday 04 November 2011 às 19:58

    Minha querida, boa noite ….

    Mais uma receita que eu pego emprestada e que, tenho certeza, irá fazer o maior sucesso aqui em casa !! Muito obrigada e um final de semana muito feliz !

    Bjs

E você, o que achou? Comente!

  • * Você pode inserir estas tags no comentário: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>