Receita de Dourado no Forno

Home / Receitas de Peixes e Frutos do Mar / Receita de Dourado no Forno


Olá para vocês! Espero que todos tenham uma semana maravilhosa pela frente! Hoje vou postar um peixe que foi feito na casa de um casal muito especial – Lígia e Edelweiss, pais da Lígia Inês, nossa vizinha e amiga. Eh casal bacana viu. Eles são o máximo!!! Em recente pescaria do Edelweiss, ele me ofereceu um dourado enorme pra poder fazer e propus fazemos na casa deles. Claro, que precisei da ajuda do Rodrigo, marido da Lígia Inês. Foi uma noite muito divertida, regada ao show de 50 anos do Rei Roberto Carlos, muita chuva que caia aqui em Uberlândia/MG, histórias de pescaria e muito papo bom… e com disse o Edelweiss, eu usei os meus pós de pirlimpimpim… hehehehehehe… mas com a harmonia da noite, não tinha como o peixe ficar ruim.
Ingredientes
– 1 dourado grande (não me pergunta o peso que eu não sei)
– 6 tomates maduros
– 2 cebolas grandes em rodelas grossas
– 6 limões
– 1 limão siciliano
– talo de salsão
– sal (usei o meu sal do pacífico)
– 6 batatas grandes com casca em rodelas grossas
– papel alumínio

Preparo
Limpe bem o peixe (coisa que eu não sei fazer), já cheguei o bicho tava limpo… hehe… exprema 2 limões no peixe inteiro, salpique um pouco de sal e reserve. Enquanto isto faça o vinagrete. Pique os tomates em cubos, o talo do salsão em rodelas finas e temperei com sal, limão e
Tuscan Sunset, da marca Penzeys Spices. Depois, foi só encher a barriguinha do peixe com o vinagrete. Num tabuleiro bem grande, forrei com o papel alumínio e coloquei as batatas e a cebola em rodelas. Coloquei o peixe em cima, salpiquei mais sal (dos dois lados) e o Rodrigo salpicou em cima um outro tempero, Adobo Seasoning. Depois, fatiei o limão siciliano em rodelas finas e coloquei por cima do peixe. Cobri com papel alumínio e deixamos marinar por uns 50 minutos.


O Edelweiss disse que tinha que mostra o rabo do peixe, senão vocês não acreditariam que era um dourado. Então, tá aqui a foto do rabo… hehehe…

Passados os 50 minutos, leve ao forno pré-aquecido. Deixe +ou- uns 40 minutos e descubra o peixe (papel alumínio), deixe mais uns 20 minutos. Olhe novamente e retire as rodelas de limão siciliano para dar a última corada. Retire do forno e sirva. Neste dia fiz o risoto de palmito para acompanhar.

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.