Receita de risoto de palmito

Home / Receitas de Risotos / Receita de risoto de palmito


Olá Pessoas!!!
Hoje, mais uma receitinha de risoto, que ficou muito especial. Eu não me canso de fazer risotos gente e também de colocar a receita inteirinha pra vocês, todas as vezes que faço um. O prato é mesmo uma delícia e hoje em dia, anda sendo um dos meus favoritos. Mas não me venha com arroz normal heim… risoto mesmo é com arroz para risoto. Quando comecei a cozinhar, eu fazia arroz normal e colocava requeijão ou leite pra ficar molhadinho, mas foi um período rápido (graças à Deus) até eu conhecer o arroz arbóreo e me arriscar de vez. O próximo já está na lista. Risoto com vinho tinto e sei lá o que… rsrsrsrs… ainda vou dar uma pesquisada, mas não tenho dúvidas de que ficará bom.

Ingredientes para receita de risoto de palmito

  • receita para 6 pessoas
  • 1/2kg de arroz arbóreo (arroz para risoto)
  • 1 cebola pequena corta bem miudinha
  • 3 colheres de manteiga sem sal + 1 colher cheia para finalizar
  • 1 taça de vinho branco seco de boa qualidade
  • 2 litros de caldo (coloquei 2 sachês de legumes e 2 de carne por sugestão do meu amigo Rodrigo Junquieira)
  • 1 vidro de palmito
  • 1 pacote de queijo parmesão de boa qualidade
  • sal a gosto (dessa vez não coloquei sal, por conta da quantidade de caldo)

Preparo

Etapa 1
Aqueça o caldo. Em uma outra panela “grande” aqueça as 2 colheres de manteiga. Adicione a cebola e refogue. A partir daí a receita pede a sua atenção total e você não deve se afastar da panela. Aumente o fogo e adicione o arroz e comece a fritá-lo. Mexa ele constantemente de forma a não queimá-lo, ele não deve ficar dourado. Depois de 2 ou 3 minutos diminua o fogo para médio e adicione o vinho branco sem parar de mexer. Ele vai chiar e você deve misturar todos os ingredientes da panela, nesta etapa todo o álcool da bebida vai evaporar.
Etapa 2
Assim que o vinho for absorvido pelo arroz, acrescente a primeira concha de caldo quente. Você agora não deve parar de mexer, não se esqueça de esfregar o fundo da panela deixando o fundo bem limpo para que o arroz não grude. Vá acrescentando mais caldo a medida que ele for evaporando, tome cuidado para que ele não fique com muito caldo e fique empapado demais. Essa etapa deve demorar uns 15 minutos. Vá experimentando o arroz e observando a textura. Reduza aos poucos a quantidade de líquido que vai acrescentando e continue mexendo.

Etapa 3
Adicione o palmito picadinho e mexa bem. Quando o arroz estiver no ponto, adiocione o queijo ralado e mexa, abaixe o fogo e experimente para ver se haverá necessidade de colocar sal. Se sim, adicione uma pitada e prove novamente. Adicione a última colher de manteiga, que deverá deve estar gelada, no centro da panela. Misture delicadamente, sem encostar a colher na manteiga, ou seja, misture na lateral da panela, de forma que manteiga fique no meio e vá se desfazendo aos pontos. Isso ajudará o seu risoto a ficar com este brilho. Esse aí pede uma carninha para acompanhar, mas pode ficar à sua escolha. No dia fiz um peixe, que devo postar aqui no blog ainda esta semana.

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.