A 1ª papinha salgada

Publicado por Dani Oliveiradomingo, 03 julho 2011


Oi Pessoal!
Falando novamente sobre as primeiras experiências gastrônomicas do Edu, hoje vou mostrar como foi a 1ª papinha salgada dele. As primeiras colheradas ingeridas pelo bebê são um marco para você e para ele. É natural sentir ansiedade pela aproximação do desmame. Como o Edu não mamou no peito, a introdução dos sólidos começou quando ele completou 4 meses. A recomendação apropriada para o desmame, feita pela Organização Mundial da Saúde (OMS) é aos 6 meses, mas sabe-se que o sistema digestivo e imunológico do bebê se torna apto a tolerar alimentos, por volta da 17 semana de idade, mas o momento exato na verdade, depende de cada criança. Se o seu bebê parece ter fome com mais frequência, demosntra interesse por alimentos que você esteja comendo e faz movimentos de mascar, morder ou enfiar os dedos na boca, talvez ele esteja pronto, então fale com o seu pediatra.


Quando pensei na 1ª papinha salgada do Edu, eu conversei com o meu pediatra, pesquisei e segui alguns conselhos de mamães já experientes. Optei por uma combinação colorida e que fosse adocicada. Usei a abóbora cabotiá, a batata inglesa e o chuchu. Refoguei uma quantidade mínina de cebola e alho no azeite de oliva extra virgem e adicionei carne moída (patinho) para fritar. Depois joguei os legumes e cozinhei com água. Lembreçe de que o sal é um ingrediente perigoso, então siga a regra: sem sal pra você, está bom para o bebê. Quando os legumes estavam quase desmanchando coloquei um pouco de salsinha e cebolinha. Depois deixei esfriar e passei na peneira. Os tubérculos e raízes são uma boa opção para este início – batata, cenoura, batata-doce, mandioquinha e outros.

Mas Dani, azeite, cebola e alho???
O seu bebê já tem paladar, então porque ficar fazendo aquelas gororobas sem graças que nem você comeria?! Não é nada exagerado, apenas para dar sabor e aguçar o paladar da criança para este momento, que deve ser prazeroso tanto pra ela, quanto para você.

Vale lembrar que cada pediatra segue uma linha, então o melhor a se fazer é conversar muito sobre este assunto com o seu pediatra. Vale também se informar em livros interessantes, internet e é claro, coletar o máximo de informações possíveis com mães experientes. Não jogue estes conselhos, eles valem muito.

Ah, bater a papinha no liquidificador ou no mix não é aconselhável, pois este processo pode quebrar as fibras do alimento, o que não é interessante para o bebê.

O que eu acredito que fiz errado

  • Fiz muita papinha
  • Misturei coisa demais

O que eu corrigi e deu certo

  • Não tenho tempo de fazer todos os dias, optei por fazer apenas para 3 dias e armazenar no freezer em potinhos com tampa.
  • Diminui as combinações e a aceitação foi muito melhor

Normalmente, a quantidade que o bebê come nessa época são 2 colheres de sopa, mas em momento algum forçe o bebê a comer. Neste início, a quantidade que ele quiser comer, estará ótima.

Você sabia…

Quanto maior a quantidade de sabores e eum número maior de combinações de alimentos você oferecer ao bebê, mais propenso ele estará a apreciar alimentos diferentes? Comece oferecendo novos alimentos um a um e, quando estiverem bem aceitos, faça combinações deles. Para introduzir alimentos de sabor intenso, como espinafre e brócolis, o melhor é misturá-los a um tubérculo ou raiz, como batata-doce ou cenoura.

Já me estendi demais neste post, então vamos parar por aqui, porque ainda tem muita dica interessante e experiências para serem trocadas. Lembrando que nada que eu falei aqui é a verdade absoluta, estou apenas compartilhando com vocês essa minha nova vida de Mãe e que eu estou achando o máximo!

Fonte de consulta: O Livro Essencial da Alimentação Infantil – Annabel Karmel

Receitas e artigos relacionados:

19 pessoas comentaram

  1. Francine segunda-feira 04 julho 2011 às 08:00

    Que fofura da titia… Cumade, adorei as dicas de papinha..bjim

  2. Fabiana Pinfildi #1° segunda-feira 04 julho 2011 às 08:22

    Concordo com você Dani. Minha mãe sempre diz que quanto mais cedo começar a oferecer alimentos diferentes a um bebê melhor ele vai se adaptar com uma alimentação saudável. Eu pretendo fazer o meu futuro baby, quando for encomendá-lo, comer tudo o que nós comemos na rotina da nossa casa. Desta forma eu não vou precisar ter uma rotina paralela para ele e outra pra nós.

    A carinha do Edu comendo a papa está demais!

    Beijos :)

  3. Juliana Barros #2° segunda-feira 04 julho 2011 às 16:46

    Que post ótimo! estou amando e aprendendo muito! Qd meu bebê estiver comendo já saberei bastante! obrigada por compartilhar Dani! continue passando para nós suas experências! Tem me ajudado muito!!! bjs

  4. Pingback: Papinha salgada de batata doce, abobrinha e carne | Cozinha Travessa
  5. Stephanie #3° sábado 09 julho 2011 às 13:05

    Vale dizer que a recomendação da OMS é que se inicie os solidos mamando no peito ou outro leite. E que recomendação quanto a desmame é de no minimo dois anos.

    Voce quis dizer que a introduçao de solidos deve ser aos seis meses, nao é?

    Desmame antes dos dois anos de idde é considerado precoce.

    Gosto muito do seu blog, viu

    Beeijo

  6. Destemperadinhos #4° terça-feira 12 julho 2011 às 13:05

    Adorei o post!! Saudades de um bebê comendo papinha!

    Beijos

    Alexandra

  7. glaucia #5° segunda-feira 15 agosto 2011 às 13:04

    Oi preciao de ajuda, estou tentando dar papinhas e fiz ja algumas faz uma semana e nada de meu baby querer .Postalgumas receitas no meu blo mas acho q estou faxendo algo errado.SOCORRO. ME AJUDEM.

  8. Nany #6° terça-feira 19 junho 2012 às 12:10

    Oiieee entrei na net para procurar receitas de suquinhos e papinhas para o meu bebê, e acabei achando este post.
    Eu ameiii…
    O meu bebê tem 4 meses se chama Davi..
    e confesso que tenho uma certa dificuldade com a alimentação dele, tenho medo de prender o intestino ou dar diarreia. :/
    qdo ele tinha dois meses, ele largou o peito,fiquei muito triste, depois testei um monte de leites, ate ouvir conselhos errados de outras mamães, tipo: da leite de vaca, não faz mau antigamente as crianças tomava mingau de fubá, e eu "burra" fiz o teste não deu outra, prendeu o intestino dele, eu quase morrir. ate encontrar o Aptamil 1 ,
    Hoje ele dar super bem com o Aptamil, comecei a dar frutinhas raspadinhas ela ama banana mas fico em dúvida em qual suco dar, se devo entrar com papinhas?!
    Me ajude por favor..

    Beijoss
    Nany

    • danitravessa #7° quarta-feira 20 junho 2012 às 14:30

      Oi Nany,
      Te respondi por e-mail, porque era muita coisa… kkkk…
      Beijos Querida =)

  9. Nany #8° quinta-feira 21 junho 2012 às 19:39

    Oi Dani,
    Fiquei muito feliz em saber que vc me respondeu,
    mas logo depois, fiquei muito triste.
    Pois descobrir q não tinha nenhum recado seu,
    acho que passei o e-mail errado :/
    acho que esquecir do –
    nany-davi@hotmail.com
    me desculpe!
    se puder me mande outra vez, obrigada!
    Beijossss

    • danitravessa #9° sexta-feira 22 junho 2012 às 16:10

      Acabei de enviar o e-mail de novo Nany… olha lá!
      Beijos Querida =)

  10. Jarlene #10° quarta-feira 01 agosto 2012 às 09:02

    Meu bb vai fazer 5 meses em 12/08. Ontem iniciei os sucos…dei laranja lima fiz 50ml e ele tomou 40 ml…acho que ele gostou! hehehe…agora tenho dúvidas qnt aos horarios…tipo intercalar leite do peito e sucos…será que já posso dar papinhas de frutas e salgadas??Volto ao trabalho dia 10 de setembro por isso estou preocupada com a adaptação dele…saio de casa as 08:00 hs e só retorno as 16:00hs

    • danitravessa #11° quinta-feira 02 agosto 2012 às 09:28

      Olá Jarlene!
      Bom, eu não sou a pessoa mais indicada para ter orientações assim, o mais adequado é você falar com o pediatra do seu filhote.
      Cada criança é de um jeito, aceita uma coisa e não aceita outra, gosta mais de um tipo de alimento e não de outro, se adapta fácil, enfim, o meu ritmo com o Edu foi diferente, porque ele não mamou em mim e quando iniciei a alimentação, ele não teve problema algum, de alergia, de nada.
      O mais indicado mesmo é começar com os suquinhos e a papinha doce, de fruta amassadinha, numa batida e coada e depois partir para a de sal.
      Mas volto a reforçar, fale com o seu pediatra.
      Beijos querida e boa sorte nessa fase tão gostosa =)

  11. Sandro #12° quarta-feira 31 outubro 2012 às 21:43

  12. bruna vieira #13° quinta-feira 17 janeiro 2013 às 20:54

    kkk

  13. edjane #14° quinta-feira 13 novembro 2014 às 15:05

    ESTOU MUITO ANSIOSA, MEU BEBE JA VAI FAZER 6 MESES AGORA NO DIA 07 DE DEZEMBRO, ELE SÓ MAMA NO PEITO E DAQUI A POUCOS DIAS DAREI A ELE SUA 1ª PAPINHA. ESSAS DICAS SÃO VALIOSAS PARA QUEM É MAMÃE DE 1ª VIAGEM COMO EU……AMEI!

    • danitravessa #15° segunda-feira 15 dezembro 2014 às 16:55

      Que bom que gostou Ed e parabéns pelo filhote querida =)

  14. Jessica #16° segunda-feira 21 março 2016 às 14:55

    Oi nani boa tarde me dar umas dicas de receitas para bebê de quatro meses.sao tantas opnioes que fico na duvida …tipi ele mama super bem ,mas queria muito começar dar algym tipo de alimento pra meu baby.abraços.

    • danitravessa #17° terça-feira 22 março 2016 às 10:49

      Você pode apenas cozinhar uma batata-doce, por exemplo e fazer amassadinha Jessica, passando pela peneira, nada de bater no liquidificador. Abóbora cambotiá e mandioquinha também agradam o paladar, porque são mais adocicadas. Não sou expert no assunto, o ideal é você falar com o pediatra mesmo, mas se ele mama super bem, não se precipite, tenha paciência. Um grande beijo =)

E você, o que achou? Comente!

  • * Você pode inserir estas tags no comentário: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>