A 1ª papinha salgada

Publicado por Dani OliveiraSunday, 03 July 2011


Oi Pessoal!
Falando novamente sobre as primeiras experiências gastrônomicas do Edu, hoje vou mostrar como foi a 1ª papinha salgada dele. As primeiras colheradas ingeridas pelo bebê são um marco para você e para ele. É natural sentir ansiedade pela aproximação do desmame. Como o Edu não mamou no peito, a introdução dos sólidos começou quando ele completou 4 meses. A recomendação apropriada para o desmame, feita pela Organização Mundial da Saúde (OMS) é aos 6 meses, mas sabe-se que o sistema digestivo e imunológico do bebê se torna apto a tolerar alimentos, por volta da 17 semana de idade, mas o momento exato na verdade, depende de cada criança. Se o seu bebê parece ter fome com mais frequência, demosntra interesse por alimentos que você esteja comendo e faz movimentos de mascar, morder ou enfiar os dedos na boca, talvez ele esteja pronto, então fale com o seu pediatra.


Quando pensei na 1ª papinha salgada do Edu, eu conversei com o meu pediatra, pesquisei e segui alguns conselhos de mamães já experientes. Optei por uma combinação colorida e que fosse adocicada. Usei a abóbora cabotiá, a batata inglesa e o chuchu. Refoguei uma quantidade mínina de cebola e alho no azeite de oliva extra virgem e adicionei carne moída (patinho) para fritar. Depois joguei os legumes e cozinhei com água. Lembreçe de que o sal é um ingrediente perigoso, então siga a regra: sem sal pra você, está bom para o bebê. Quando os legumes estavam quase desmanchando coloquei um pouco de salsinha e cebolinha. Depois deixei esfriar e passei na peneira. Os tubérculos e raízes são uma boa opção para este início – batata, cenoura, batata-doce, mandioquinha e outros.

Mas Dani, azeite, cebola e alho???
O seu bebê já tem paladar, então porque ficar fazendo aquelas gororobas sem graças que nem você comeria?! Não é nada exagerado, apenas para dar sabor e aguçar o paladar da criança para este momento, que deve ser prazeroso tanto pra ela, quanto para você.

Vale lembrar que cada pediatra segue uma linha, então o melhor a se fazer é conversar muito sobre este assunto com o seu pediatra. Vale também se informar em livros interessantes, internet e é claro, coletar o máximo de informações possíveis com mães experientes. Não jogue estes conselhos, eles valem muito.

Ah, bater a papinha no liquidificador ou no mix não é aconselhável, pois este processo pode quebrar as fibras do alimento, o que não é interessante para o bebê.

O que eu acredito que fiz errado

  • Fiz muita papinha
  • Misturei coisa demais

O que eu corrigi e deu certo

  • Não tenho tempo de fazer todos os dias, optei por fazer apenas para 3 dias e armazenar no freezer em potinhos com tampa.
  • Diminui as combinações e a aceitação foi muito melhor

Normalmente, a quantidade que o bebê come nessa época são 2 colheres de sopa, mas em momento algum forçe o bebê a comer. Neste início, a quantidade que ele quiser comer, estará ótima.

Você sabia…

Quanto maior a quantidade de sabores e eum número maior de combinações de alimentos você oferecer ao bebê, mais propenso ele estará a apreciar alimentos diferentes? Comece oferecendo novos alimentos um a um e, quando estiverem bem aceitos, faça combinações deles. Para introduzir alimentos de sabor intenso, como espinafre e brócolis, o melhor é misturá-los a um tubérculo ou raiz, como batata-doce ou cenoura.

Já me estendi demais neste post, então vamos parar por aqui, porque ainda tem muita dica interessante e experiências para serem trocadas. Lembrando que nada que eu falei aqui é a verdade absoluta, estou apenas compartilhando com vocês essa minha nova vida de Mãe e que eu estou achando o máximo!

Fonte de consulta: O Livro Essencial da Alimentação Infantil – Annabel Karmel

Receitas e artigos relacionados:

17 pessoas comentaram

  1. Francine Monday 04 July 2011 às 08:00

    Que fofura da titia… Cumade, adorei as dicas de papinha..bjim

  2. Fabiana Pinfildi #1° Monday 04 July 2011 às 08:22

    Concordo com você Dani. Minha mãe sempre diz que quanto mais cedo começar a oferecer alimentos diferentes a um bebê melhor ele vai se adaptar com uma alimentação saudável. Eu pretendo fazer o meu futuro baby, quando for encomendá-lo, comer tudo o que nós comemos na rotina da nossa casa. Desta forma eu não vou precisar ter uma rotina paralela para ele e outra pra nós.

    A carinha do Edu comendo a papa está demais!

    Beijos :)

  3. Juliana Barros #2° Monday 04 July 2011 às 16:46

    Que post ótimo! estou amando e aprendendo muito! Qd meu bebê estiver comendo já saberei bastante! obrigada por compartilhar Dani! continue passando para nós suas experências! Tem me ajudado muito!!! bjs

  4. Pingback: Papinha salgada de batata doce, abobrinha e carne | Cozinha Travessa
  5. Stephanie #3° Saturday 09 July 2011 às 13:05

    Vale dizer que a recomendação da OMS é que se inicie os solidos mamando no peito ou outro leite. E que recomendação quanto a desmame é de no minimo dois anos.

    Voce quis dizer que a introduçao de solidos deve ser aos seis meses, nao é?

    Desmame antes dos dois anos de idde é considerado precoce.

    Gosto muito do seu blog, viu

    Beeijo

  6. Destemperadinhos #4° Tuesday 12 July 2011 às 13:05

    Adorei o post!! Saudades de um bebê comendo papinha!

    Beijos

    Alexandra

  7. glaucia #5° Monday 15 August 2011 às 13:04

    Oi preciao de ajuda, estou tentando dar papinhas e fiz ja algumas faz uma semana e nada de meu baby querer .Postalgumas receitas no meu blo mas acho q estou faxendo algo errado.SOCORRO. ME AJUDEM.

  8. Nany #6° Tuesday 19 June 2012 às 12:10

    Oiieee entrei na net para procurar receitas de suquinhos e papinhas para o meu bebê, e acabei achando este post.
    Eu ameiii…
    O meu bebê tem 4 meses se chama Davi..
    e confesso que tenho uma certa dificuldade com a alimentação dele, tenho medo de prender o intestino ou dar diarreia. :/
    qdo ele tinha dois meses, ele largou o peito,fiquei muito triste, depois testei um monte de leites, ate ouvir conselhos errados de outras mamães, tipo: da leite de vaca, não faz mau antigamente as crianças tomava mingau de fubá, e eu "burra" fiz o teste não deu outra, prendeu o intestino dele, eu quase morrir. ate encontrar o Aptamil 1 ,
    Hoje ele dar super bem com o Aptamil, comecei a dar frutinhas raspadinhas ela ama banana mas fico em dúvida em qual suco dar, se devo entrar com papinhas?!
    Me ajude por favor..

    Beijoss
    Nany

    • danitravessa #7° Wednesday 20 June 2012 às 14:30

      Oi Nany,
      Te respondi por e-mail, porque era muita coisa… kkkk…
      Beijos Querida =)

  9. Nany #8° Thursday 21 June 2012 às 19:39

    Oi Dani,
    Fiquei muito feliz em saber que vc me respondeu,
    mas logo depois, fiquei muito triste.
    Pois descobrir q não tinha nenhum recado seu,
    acho que passei o e-mail errado :/
    acho que esquecir do –
    nany-davi@hotmail.com
    me desculpe!
    se puder me mande outra vez, obrigada!
    Beijossss

    • danitravessa #9° Friday 22 June 2012 às 16:10

      Acabei de enviar o e-mail de novo Nany… olha lá!
      Beijos Querida =)

  10. Jarlene #10° Wednesday 01 August 2012 às 09:02

    Meu bb vai fazer 5 meses em 12/08. Ontem iniciei os sucos…dei laranja lima fiz 50ml e ele tomou 40 ml…acho que ele gostou! hehehe…agora tenho dúvidas qnt aos horarios…tipo intercalar leite do peito e sucos…será que já posso dar papinhas de frutas e salgadas??Volto ao trabalho dia 10 de setembro por isso estou preocupada com a adaptação dele…saio de casa as 08:00 hs e só retorno as 16:00hs

    • danitravessa #11° Thursday 02 August 2012 às 09:28

      Olá Jarlene!
      Bom, eu não sou a pessoa mais indicada para ter orientações assim, o mais adequado é você falar com o pediatra do seu filhote.
      Cada criança é de um jeito, aceita uma coisa e não aceita outra, gosta mais de um tipo de alimento e não de outro, se adapta fácil, enfim, o meu ritmo com o Edu foi diferente, porque ele não mamou em mim e quando iniciei a alimentação, ele não teve problema algum, de alergia, de nada.
      O mais indicado mesmo é começar com os suquinhos e a papinha doce, de fruta amassadinha, numa batida e coada e depois partir para a de sal.
      Mas volto a reforçar, fale com o seu pediatra.
      Beijos querida e boa sorte nessa fase tão gostosa =)

  11. Sandro #12° Wednesday 31 October 2012 às 21:43

  12. bruna vieira #13° Thursday 17 January 2013 às 20:54

    kkk

  13. edjane #14° Thursday 13 November 2014 às 15:05

    ESTOU MUITO ANSIOSA, MEU BEBE JA VAI FAZER 6 MESES AGORA NO DIA 07 DE DEZEMBRO, ELE SÓ MAMA NO PEITO E DAQUI A POUCOS DIAS DAREI A ELE SUA 1ª PAPINHA. ESSAS DICAS SÃO VALIOSAS PARA QUEM É MAMÃE DE 1ª VIAGEM COMO EU……AMEI!

    • danitravessa #15° Monday 15 December 2014 às 16:55

      Que bom que gostou Ed e parabéns pelo filhote querida =)

E você, o que achou? Comente!

  • * Você pode inserir estas tags no comentário: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>