O meu último domingo foi só de descanso. Curtindo a família e a minha casa.
Eu e Alceu tivemos muita sorte com o Edu, porque ele entrou no nosso rítmo de vida de uma forma tão simples, que até parece que a vida sem ele não existia. Acordamos os 3 por volta das 9h e eu não fico naquela paranóia de ter que dar banho correndo. Edu demora a mamar quando acorda, ele não mama logo que desperta. Tem dias que ele vai mamar lá pelas 9h30|10h. Eu sempre conversando com ele na cama e as vezes brincando no tapetinho de borracha, fazendo aquela “soca” entende… rsrsrsrs… final de semana então, a gente aproveita. E nisso, eu resolvi fazer um almoço bem gostoso, enquanto o Alceu tirava o atraso no sono, porque a gripe veio brava aqui em casa.
Ingredientes para a receita de risoto de champignon
- arroz arbóreo (2 xícaras de café p/ 2 pessoas)
- champignon (o quanto baste)
- 1 colher de sopa de manteiga + 1 para finalizar
- 1/2 cebola pequena
- 1/2 taça de vinho branco ou cachaça
- sal à gosto
- caldo de legumes (1 litro de água + sachê de caldo de legumes)
Preparo
Etapa 1
Em uma panela grande aqueça a manteiga e a cebola. Deixe fritar, aumente o fogo e adicione o arroz (sem lavar), mexa bem e deixe fritar. Mexa ele constantemente de forma a não queimá-lo, ele não deve ficar dourado, apenas incorporar na manteiga. Depois de 2 ou 3 minutos diminua o fogo para médio e adicione o vinho branco. Nesta etapa todo o álcool da bebida vai evaporar.
Etapa 2
Assim que o álcool for absorvido pelo arroz e secar, comece a acrescentar as primeiras conchas do caldo pronto e quente. Acrescente sempre, duas conchas por vez. Você agora não deve parar de mexer, não se esqueça de esfregar o fundo da panela deixando o fundo bem limpo para que o arroz não grude. Vá acrescentando mais conchas de caldo, a medida que a água for secando.Vá experimentando o arroz e observando a textura e continue mexendo, acrescendo caldo e o champignon picado.
Etapa 3
Continue acrescentando caldo e mexendo. O ponto do arroz, deve ser al dente e a esta altura o arroz já triplicou de tamanho e rendeu. O risoto não pode secar, ele tem o aspecto babento mesmo, não é soltinho como o arroz comum, ele é papado mesmo, aliás, muito papado. Experimente para ver se haverá necessidade de colocar sal. Adicione a colher de manteiga, que deverá deve estar bem gelada, no centro da panela. Misture delicadamente, sem encostar a colher na manteiga, ou seja, misture na lateral da panela, de forma que manteiga fique no meio e vá se desfazendo aos poucos. Isso ajudará o seu risoto a ficar com este brilho. Sirva imediantamente.
Ingredientes para a receita de posta de bacalhau grelhado
- postas de bacalhau dessalgado
- azeite de oliva extra virgem
- alho
- salsinha
Preparo
Numa frigideira, regue o fundo com baste azeite e coloque o alho picadinho, espalhado por toda superfície. Adicione as postas de bacalhau e tampe. Depois de um tempo, vire delicadamente e salpique salsinha picadinha. Se sentir necessidade, regue com mais azeite e tampe novamente, vá acompanhando o cozimento. Quando estiver pronto, sirva com o risoto.
Hummm, que delícia de prato hein amiga! Adorei!
Dani, resolvi acatar seu conselho e migrei o blog para o wordpress. Não aguentava mais as falhas do blogger. A partir de amanhã o blog já estará funcionando normalmente no mesmo domínio mas em outra plataforma. Se puder atualizar no seu link eu agradeço porque o atual direciona para o antigo blogspot.com
Beijos e obrigada 🙂
Eu adoro risotto e com bacalhau então ficou melhor ainda! E esse pequeno tá cada dia mais lindo e grandão!
Beijos
Nossa esse risoto deve ser maravilhoso, vou tentar fazer aqui em casa qualquer dia desses. Adorei!
Dani, fiquei super feliz por ter vencido o medo de fazer risoto, fiz neste domingo e ficou maravilhoso !!!
já cozinho a muito tempo, só em casa é claro…rsrsr, mas tinha um medão de fazer o famoso risoto,
e graças a confiança que tenho nas suas receitas e dicas, eu fiz e farei vários outros, obrigada !!!!
Olá Silvia!
Que notícia boa menina.
Fico feliz demais quando vocês fazem as receitas e tudo corre bem.
Bom demais o risoto ter dado certo. Aproveita agora e testa outras receitas.
Eu amo fazer risoto, é um dos meus pratos preferidos.
Beijos Querida e obrigada por vir aqui me contar =)