A fase saudável anda mesmo reinando lá em casa e espero sinceramente que dure longos anos, até porque levar uma vida saudável com alimentação mais adequada e exercícios físicos não faz mal pra ninguém. Mas não fiquem tristes, vem receita de risoto, carne assada e nhoque por aí. Já estão na fila.
Outro dia, num delicioso jantar italiano na Cachaçaria do Dedé & Empório (aqui em Uberlândia), comi uma parmegiana de berinjela, que de longe me encantou de tão saborosa. Sabem aquelas comidas confortantes que a gente nunca mais esquece, pois é, era a tal da parmegiana de berinjela que comi neste dia. É claro que a receita foi feita pelo Chef André Parente, mas eu na minha humilde tentativa culinária, tentei reproduzir o prato em casa. E olha, ficou tão bom, mas tao bom, que teve repeteto no almoço do outro dia.
Quando a gente fala de parmegiana já associa a receita com farinha de trigo, empanar e depois fritar, mas para amenizar a coisa e diminuir as calorias, optei por passar a berinjela somente no ovo e depois grelhar. Quem vê até pensa que sou entendedora do assunto, aliás, de nutrição não entendo é nada, mas acredito que eliminando e/ou substituindo alguns ingredientes, a receita fique menos calórica, como por exemplo, substituir a muçarela por requeijão light.
Rendimento
4 porções
Ingredientes para receita de parmegiana de berinjela
- 1 berinjela de média para grande
- 2 ovos
- 1 fio de azeite
- molho de tomate (em torno de 360 gramas)
- 4 colheres de sopa de requeijão light
- 1 xícara de chá cheia de carne moída
- cebola e alho para refogar
- queijo parmesão ralado na hora (o quanto baste)
- sal a gosto
Preparo
Lave bem a berinjela e descarte a pota do talo. Pique em fatias bem finas com casca e tudo. Passe as fatias nos ovos ligeiramente batidos e grelhe uma a uma dos dois lados, usando uma frigideira quente com um fio de azeite. Reserve. Numa outra panela coloque a cebola e o alho picadinhos com mais um fio de azeite e deixe refogar. Coloque a carne e deixe cozinhar. Quando estiver cozida, despeje o seu molho de tomate, pode ser aqueles molhos prontos, misture bem, acerte o sal e deixe cozinhar por uns 3 minutos. Na hora da montagem, você pode optar por uma travessa única ou recipientes para servir individualmente, como estes da linha Chef Gourmet da Germer Porcelanas – mini forma redonda média. Coloque um colherada de molho para preencher o fundo, depois disponha fatias de berinjela em círculos, coloque mais uma camada de molho e a colherada de requeijão, depois monte mais uma camada de berinjela, cubra com o molho e salpique parmesão ralado por cima. Leve ao forno pré aquecido por uns 30 minutos e pronto. Se sobrar, fica ótima para comer no outro dia!
Redes Sociais
Acompanhe o Cozinha Travessa nas redes sociais e fique por dentro das novidades:
parmegiana de berinjela é muito gostosa. com esse queijinho por cima então, dá um sabor todo especial.
http://www.umdiasereichef.blogspot.com
Certeza que farei essa receita em breve de novo Ceci! É deliciosa!
Oi Dani! Estou mesmo amando a sua fase saudável, pois eu e meu esposo estamos um pouco acima do peso e precisamos de muitas receitinhas legais para incrementar nosso cardápio de maneira saudável e que nos ajude a perder umas gordurinhas sem perder no sabor e nem mesmo passar fome. Muito obrigada! Espero que sua fase saudável dure muito tempo para eu ficar te seguindo… Grande beijo!
Meu desejo é que dure pra sempre Lilian!
Pratica atividade física também. Vai ajudar bastante.
Beijos =)
Dani, também estou numa fase um pouco mais saudável. Não estou me privando de comer as coisas que gosto quando saio, mas em casa tenho preparado mais saladas e legumes. E também comecei essa semana na academia. Faço 30 anos em janeiro e não posso vacilar! rsrs… Estou amando essas suas receitinhas, são idéias supimpas pra essa minha fase. E além de tudo, parecem ser deliciosas. Dias atrás fiz a berinjela assim no forno, mas senti que faltava algo, era esse molhinho de carne moída que deve dá uma sustância maior. Essa vou querer testar já! Obrigada por sempre compartilhar deliciosas receitas! Beijão!
Com certeza o molho bolonhesa dá um toque a mais Paulinha.
O requeijão light no lugar da muçarela também é show.
Beijos pra você Querida, sempre por aqui deixando o seu carinho =)
Mesmo sem te conhecer, tenho um carinho muito grande por vc e por seu blog Dani! Sou um pouco assim mesmo, igual galinha e seus pintinhos, se gosto quero ter embaixo das asas! rsrsrs… Beijão!
kkkkk… adorei Paulinha =)
Obrigada pelo carinho imenso!
Nossa Dani, há qto tempo eu não como uma parmegiana!!! Não posso comer frituras, mas acho q esta assim grelhadinha deve ficar ótima! Vou fazer em casa com certeza! Bjim!
Fica bom demais Sandra e assim fugimos da fritura mesmo.
Beijos =)
Está com uma cara ótima!!
Vou experimentar!!!
Essa receita é TOP Claire, quero até fazer esta semana de novo =)
Nossa eu amei essa receita, mas fiz algumas variações, não coloquei carne moída no molho e acrescentei depois do requeijão, uma colher de pesto de tomate seco, deu um sabor especial e ficou maravilhoso!! Parabéns pela receita!
Nossa Ana, deve ter ficado maravilhoso heim.
Gostei! Beijos =)