Receita de rocambole de doce de leite

O Dia das Mães está chegando!
Dia de deixar a casa cheia, de comprar flores para enfeitar a mesa, de usar os pratos novos, de colocar mimos no banheiro para os convidados. Dia de abraçar bem forte a sua mãe e dizer que a ama de verdade, dia de lembrar de histórias de quando você era pequeno. Pra quem vai ter um dia especial assim em casa, nada mais justo do que você cozinhar pra sua mãe, não é verdade?

Então minha dica pra vocês é uma sobremesa pra se comer ajoelhado. Duvido que alguém não vai gostar desse rocambole de doce de leite. Além de lindo é delicioso. Vai fechar com chave de ouro um almoço muito especial de domingo.

Ingredientes para receita rocambole de doce de leite

  • 5 ovos
  • 5 colheres de sopa de açúcar cristal
  • 5 colheres de sopa de farinha de trigo
  • 1 lata de doce de leite ou um saquinho de +ou- 400 gramas
  • ¼ de xícara de chá de leite integral morno
  • manteiga e farinha de trigo para untar
  • açúcar de confeiteiro para polvilhar

Preparo

Preaqueça o forno a 180 graus. Unte uma assadeira retangular rasa de cerca de 30 cm x 40 cm com manteiga e polvilhe farinha de trigo. Peneire separadamente o açúcar num bowl e a farinha de trigo em outro. Separe as gemas das claras e reserve. Na batedeira, bata as claras em neve em velocidade baixa e quando começar a espumar, aumente a velocidade. Assim que elas triplicarem de volume e começarem a formar picos, adicione o açúcar de colher em colher, sem parar de bater. Em seguida, junte as gemas, uma a uma também, batendo bem após cada adição. Por último, reduza a velocidade e junte a farinha aos poucos, batendo apenas o suficiente para a massa ficar homogênea. Transfira a massa para a assadeira untada e leve ao forno para assar por cerca de 15 minutos ou até que a massa comece a dourar. Umedeça um pano de prato limpo, estique sobre uma superfície também limpa, polvilhe açúcar sobre o pano de prato. Retire o bolo do forno e vire sobre o pano com cuidado. Regue o bolo ainda quente com o leite morno. Espalhe o doce de leite todo em uma camada uniforme e com delicadeza. Agora é hora de enrolar. Erga o pano em uma das extremidades maiores e vá enrolando o bolo com cuidado, retirando o pano na medida que for enrolando. Tudo com cuidado para despedaçar o seu rocambole. Transfira para um prato comprido ou de rocambole, polvilhe o açúcar de confeiteiro. Eu usei papel manteiga cortadinho para fazer o detalhe de listras, mas se você tiver formas, pode fazer flores, coração ou inventar outro desenho. Sirva em seguida ou se preferir, leve a geladeira, porque geladinho ele fica muuuuuito melhor.

Redes Sociais

Acompanhe o Cozinha Travessa nas redes sociais e fique por dentro das novidades:
Facebook
Twitter
Pinterest
Instragram

More Reading

Post navigation

8 Comments

  • Na minha terra (recife) esse bolo é chamado de bolo de rolo, só que a massa fica bem fininha e parece ter muito mais voltas de recheio, vc sabe como faz pra ficar dessa forma??

    • O bolo de rolo e o rocambole não são a mesma coisa. O bolo de rolo é recheado de goiabada, a massa é completamente diferente e o processo para fazer é bem diferente. Existem receitas na internet!

    • Camila, o bolo de rolo é diferente do rocambole, pois a massa é totalmente diferente, é mais seca. O rocambole tem a massa similar à de um bolo.
      E sinceramente, o rocambole é bem mais gostos! 😀

  • Nossa, eu lendo a receita, vendo as fotos e começou a dar água na boca. Nunca fiz rocambole na vida, mas esse eu vou ter que tentar! Só espero não quebrar a massa inteira, pois sou uma negação nesse processo de "desenformar" bolos.

    • Olá Deise!
      A dica é umedecer um pano de prato limpo, antes de virar a massa em cima e também colocar o leite morno na massa para ficar mais macio, assim fica mais fácil de enrolar.
      Confesso pra vocês que nunca tinha feito também e fiquei muito surpresa com o resultado.
      Comer ele geladinho, depois do dia que foi feito é uma delícia!
      Beijos =)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *