Eu adoro isso aí. É a minha cara.
Pra quem não conhece o cuscuz é um prato árabe que consiste num preparado de sêmola de cereais, principalmente o trigo. Salgada e levemente umedecida, essa massa é marinada para incorporar o tempero, tendo a sua cocção pela infusão no vapor. Pode ser incrementada com diversos ingredientes.
Para esta receita em questão, é preciso do cuscuz específico – o marroquino, que você encontra facilmente em empórios gourmets ou na área de importados dos supermercados. Normalmente a caixinha vem com 500 gramas e rende bastante. É um ingrediente curinga para se ter em casa, pois é rápido e muito simples de se fazer. Eu optei por cogumelos paris frescos reduzidos no aceto balsâmico.
Ingredientes para receita de cuscuz marroquino com cogumelos reduzidos no balsâmico
- 1 xícara de chá de cuscuz marroquino (para 2 pessoas)
- 1 xícara de chá de água
- 1 pitada de sal
- 1 colher sopa de azeite
- 2 colheres de chá de manteiga sem sal
- 3 colheres de chá de aceto balsâmico
- 1 xícara de chá de cogumelos paris frescos fatiados (pode usar outro cogumelo)
- 4 colheres de sopa de queijo 1/2 cura ralado (se não tiver pode ser um parmesão)
- salsinha fresca
Preparo
Ferva a água com o sal. Desligue o fogo e acrescente o cuscuz com a colher de azeite, mexa, tampe e deixe descansar por 5 minutos. Enquanto isso coloque uma colher de manteiga numa frigideira e deixe aquecer, depois adicione os cogumelos fatiados. Mexa um pouco e acrescente o aceto balsâmico. Misture e deixe reduzir até ficar meio cremoso. deve levar menos de 5 minutos. Depois disso, volte para o cuscuz, destampe e misture com um garfo para desmanchar e acrescente a colher de manteiga. Misture até derreter a manteiga. Depois acrescente o queijo e misture. Adicione ao cuscuz os cogumelos reduzidos e misture bem. Provavelmente não vai precisar de sal. Finalize com folhas de salsinha fresca e se preferir, sirva com azeite.
Redes Sociais
Acompanhe o Cozinha Travessa nas redes sociais e fique por dentro das novidades:
Facebook
Twitter
Pinterest
Instragram
Leave a Comment