Receita de bolinho de fubá com coalhada e queijo

foto de bolinho de fubá com coalhada e queijo
Semana passada o Alceu teve que ir até São Paulo para uma reunião de negócios. Como já estou nos finalmente com a gestação e para não dormir sozinha em casa, fui lá pra casa da minha mãe. Já tinha alguns dias que eu havia me lembrado de um bolinho que ela fazia na nossa infância. Esse bolinho ela fazia de manhã, pra tomar com café. Aproveitando que eu estava lá, ela fez o tal bolinho pra comermos na quinta-feira pela manhã.

É frito… mas é bom demais Gente! Tem que comer quentinho e com café. O “cham” do bolinho é o azedinho da coalhada. Comi horrores, claro, não podia deixar passar batido… hehehehe… olha aí como é fácil de fazer. O duro que não tem quantidade certa, tem que fazer no olho mesmo.

Ingredientes para o bolinho de fubá com coalhada e queijo

  • fubá
  • 1 colher de sopa rasa de pó royal
  • ovos (até a massa ficar mole e pastosa)
  • queijo curado ralado grosso
  • coalhada (aquelas prontas que compramos no supermercado)
  • pitada de sal
  • óleo para fritar

Preparo

Misture o fubá, o pó royal e ovos, até a massa ficar mole e pastosa, depois acrescente o queijo ralado no lado do ralo mais grosso (aquelas lasquinhas sabe?!). Acrescente colheres de coalhada até a massa ficar consistente, de forma que você consiga pegar com a colher e colocar no óleo quente, sem que ela desmanche. Adicione uma pitada de sal se o queijo não estiver muito salgado. Frite e sirva na hora, quentinho e com café.

Dica: O bolinho suja o óleo rápido, então minha mãe sempre troca o óleo no meio do processo, assim todos os bolinhos ficam bem amarelinhos como os da foto.

More Reading

Post navigation

15 Comments

  • Dani minha amiga, estou torcendo muito por você nesses últimos dias de gestação. Vou fazer pensamento positivo no dia 28 todo pra que o Edu venha ao mundo num clima de mais completa felicidade. Avisa pra gente aqui ou pelo twitter quando ele nascer, vai….curta muuuito o seu baby! Só não se esqueça de nós aqui que amamos o Cozinha Travessa!!!
    Beijão e que Deus abençoe você e toda a sua família!
    Fabi

  • Dani, acompanho seu blog há algum tempo. Parabéns pelas receitas (esse bolinho deu água na boca), pelas fotos e pela disposição em fazer um blog tão bem feito. No mais, da admiração por pessoas como vc nasceu meu blog (Patê de Siriguela, ainda no começo!), então aproveito para agradecer. Boa sorte e que Deus te abençoe na chegada do Edu (que vai ser uma criança forte, pois vai comer muuuito bem!).
    Beijo grande.

  • Estava procurando a receita de purê dourado e o título do bolinho de fubá com coalhada me chamou a atenção. Lembrou a minha infância, quando minha mãe(falecida), na falta do que fazer para o lanche dos filhos, ou mesmo para oferecer a alguma visita, preparava, raptamente, deliciosos bolinhos de fubá, no seu humilde fogão a lenha(o único que ela dispunha para cozinhar), na pequena casa na zona rural. A diferença do bolinho de minha mãe, é que ela usava banha de porco para fritar, pois não dispunha de óleo vegetal. Apesar de hoje me dispor de pouco tempo para cozinhar, vou esperimentar a receita publicada. Minha mãe servia com chá de ervas que ela cultivava no quintal. Lembro-me que ela costumava colocar pequenos galhos de macelinha(bem pouco, pois em grande quantidade amarga), uma erva usada em chás para dores de barriga. Mas adoçado e com o bolinho de fubá, era uma delícia…

  • Oi Dani, adorei estes bolinhos, pena que a receita não tem a medida certa dos ingredientes… não animei de arriscar… bjs

    • Pois é Vivi, como é uma receita da minha, peguei com ela exatamente como ela faz.
      Mas dá pra arriscar sim, é super fácil, além de gostoso =)
      Beijos!

    • Olá Maria!
      Coloque a quantidade de fubá necessária para a massa ficar pastosa, mas um pouco mole.
      Não tem uma medida certa, entende.
      Beijos =)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *