Tomates recheados

Publicado por Dani Oliveiraquarta-feira, 20 agosto 2008

Sempre quis fazer tomates recheados, mas nunca houve tempo… rsrsrs… sempre aparecia uma outra receita. Como precisava fazer um tira-gosto diferente (meio que disfarçado de entrada) resolvi fazer os tomatinhos lindos e vermelhinhos. É um prato muito simples e cai muito bem se você quiser impressionar, afinal, a beleza sempre põe a mesa… é claro que o sabor e a qualidade também importam, mas pra quem cozinha, o grande prazer é ver os convidados comendo com os olhos primeiro e depois da primeira garfada o tão esperado… huuuuuummmmmm… isso deixa cheio de orgulho qualquer cozinheiro.

Ingredientes (este dia fiz para 10 pessoas)
– tomates italianos (conte 1 tomate para cada convidado)
– 250gramas de ricota (de acordo com a quantidade de pessoas)
– tomilho fresco
– lemon&pepper (este é um outro tempero que comprei no Mercado Municipal de São Paulo, ele contém: sal, curcuma, óleo de soja, salica, alho, aroma de limão, pimenta preta e cebola)
– azeite extra-virgem
– queijo parmesão ralado (se você gosta de ter sempre um saquinho de queijo ralado em casa, compre um queijo de boa qualidade. Eu sempre compro o Fita Azul – da Vigor)
– manjericão
– calabresa picadinha e pré fritada
Importante: compre sempre azeite extra-virgem de boa qualidade, será um diferencial para o seu prato e para a sua saúde.

Preparo
Numa vasilha espedasse a ricota e coloque as folhinhas de tomilho e o lemon pepper. Num processador (eu uso o mini-processador pra não fazer muita sujeira) coloque esta mistura, despeje a calabresa e regue com azeite. Processe tudo, volte para a vasilha, dê uma mexida e reserve. Lave bem os tomates corte a tampa e retire o recheio, deixando oco. Recheio os tomates com a ricota, coloque a tampa e prenda uma folhinha de manjericão com um palito de dente. Num refratário, forre com papel alumínio, disponha os tomates, regue com azeite e salpique queijo parmesão ralado. Leve ao forno por +ou- uns 20 minutos e sirva. Vai muito bem com uma carne.


Você pode fazer uma infinidade de recheios. Basta usar a criatividade!
Aqui vão algumas dicas pra te ajudar:
– ricota com peito de peru
– ricota com frango desfiado
– ricota com bacon
– ricota com atum
– ricota com ervas
– calabresa com mussarela ralada
– queijos diversos (tipo 4 queijos)
– legumes picadinhos
– patês diversos

Receitas e artigos relacionados:

5 pessoas comentaram

  1. Pingback: Hoje é domingo, pé de cachimbo | Bbel Blog
  2. Natalia quinta-feira 14 maio 2009 às 07:56

    Hummm me deu àgua na boca!

  3. janete #1° quinta-feira 12 agosto 2010 às 09:38

    obrigada pelas dicas! parece ser muito gostosos esses tomates, hummmmmmmmmmmmmmm! bem vou fazer, depois volto a comentar, tá! um abraco.

  4. Karina Chiquim #2° quarta-feira 02 fevereiro 2011 às 12:10

    Confesso que essa receita também saiu no susto. Tinha preparado o menu de penne ao molho de gorgonzola e ao começar a olhar os queijos na geladeira vi minha ricota e pensei…comeria essa belezinha hoje. E pensei o que será q eu invento pro marido e as visitas também se deliciarem do prato comigo. Peguei a ricota, temperei com um pouco de sal, salsinha, cebolinha e pimenta do reino. E lembrei dos tomates….preparei-os para receber o recheio, cobri eles de parmesão e formo….deixei bem mais de 20min o queijo ficou crocante delicioso e o pessoal adorou…Da proxima, vou usar o tempero sugerido Lemon & Pepper e regar com azeite a ricota pra ficar mollhadinha.!!! Obrigada pela receita e pelos toques.

  5. Cristiane martins #3° sábado 03 dezembro 2011 às 18:39

    nooooossa eu estava procurando uma receita para servi de entrada em um encontro só de amigas e vim parar aki com certesa elas vao esperimentar essa delicia adoro fazer coisas diferentes que primeiro encham os olhas pra depois a boca rsrsrsrs

E você, o que achou? Comente!

  • * Você pode inserir estas tags no comentário: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>