Receita de Risoto de Amora, com Carrê de Cordeiro

Home / Receitas de Carnes e Aves / Receita de Risoto de Amora, com Carrê de Cordeiro


Oi Gente!
Olha aí o prato que eu estava querendo fazer há muito tempo e o Alceu estava no pé. Ficou uma belezura de delícia… rsrsrsrsrs… Sou muito fã de risotos, adoro fazer, mas carne de carneiro eu torço um pouco o nariz, acho forte demais sabe, mas as que já experimentei foram aquelas de churrasco que dormem no tempero e ficam fortíssimas, mas depois dessa aí, que foi preparada pelo Alceu… rsrsrsrs… e foi um carre, acho que mudei o meu conceito.
RISOTO DE AMORA
Ingredientes (receita para 6 pessoas)
– 1/2kg de arroz arbóreo (arroz para risoto)
– 1 cebola pequena corta bem miudinha
– 3 colheres de manteiga sem sal + 1 colher cheia para finalizar
– 1 taça de vinho branco seco de boa qualidade
– 2 litros de caldo de legumes
– 1 punhado generoso de amoras frescas
– 1 pacote de queijo parmesão de boa qualidade
– sal à gosto

Preparo
Etapa 1
Aqueça o caldo. Em uma outra panela “grande” aqueça as 2 colheres de manteiga. Adicione a cebola e refogue. A partir daí a receita pede a sua atenção total e você não deve se afastar da panela. Aumente o fogo e adicione o arroz e comece a fritá-lo. Mexa ele constantemente de forma a não queimá-lo, ele não deve ficar dourado. Depois de 2 ou 3 minutos diminua o fogo para médio e adicione o vinho branco sem parar de mexer. Ele vai chiar e você deve misturar todos os ingredientes da panela, nesta etapa todo o álcool da bebida vai evaporar.

Etapa 2
Assim que o vinho for absorvido pelo arroz, acrescente a primeira concha de caldo quente. Você agora não deve parar de mexer, não se esqueça de esfregar o fundo da panela deixando o fundo bem limpo para que o arroz não grude. Vá acrescentando mais caldo a medida que ele for evaporando, tome cuidado para que ele não fique com muito caldo e fique empapado demais. Essa etapa deve demorar uns 15 minutos. Vá experimentando o arroz e observando a textura. Reduza aos poucos a quantidade de líquido que vai acrescentando e continue mexendo.

Etapa 3
Adicione as amoras e mexa bem. Quando o arroz estiver no ponto, adiocione o queijo ralado e mexa, abaixe o fogo e experimente para ver se haverá necessidade de colocar sal. Se sim, adicione uma pitada e prove novamente. Adicione a última colher de manteiga, que deverá deve estar gelada, no centro da panela. Misture delicadamente, sem encostar a colher na manteiga, ou seja, misture na lateral da panela, de forma que manteiga fique no meio e vá se desfazendo aos pontos. Isso ajudará o seu risoto a ficar com este brilho.

CARRE DE CORDEIRO
Ingredientes
– carre de cordeiro
– sal grosso (usei o Aji Sal)
– vinho branco
– pimenta em pó (usei uma pimenta em pó chamada Cayenne)
– azeite de oliva extra virgem
– alecrim fresco

Preparo
Use a quantidade de carne de acordo com o número de pessoas. Unte uma forma de alumínio e coloque os carres. Salpique sal grosso (mas não muito). Depois regue com azeite, salpique a pimenta, regue com um pouquinho de vinho e coloque os ramos de alecrim para aromatizar. Tampe com um papel alumínio e leve ao forno quente por +ou- 1 hora. Fique de olho, pois o carre é uma carne bem sensível.

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.